Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

RAFAELCAROAL

04/12/2007
12h33
Estados Unidos querem construir usina solar espacial
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

A idéia não é exatamente recente e possui inúmeras variações. Agora, porém, o setor de segurança dos Estados Unidos parece estar definitivamente engajado no desenvolvimento da tecnologia necessária para coletar energia solar no espaço e enviá-la para a Terra. O primeiro passo deverá ser a construção de dois satélites de demonstração, que possam testar e avaliar o funcionamento do conceito como um todo. O projeto consiste no lançamento de painéis solares gigantescos, com vários quilômetros de diâmetro. Uma vez em órbita, esses painéis captarão a energia solar e a enviarão para a superfície por meio de um feixe de microondas ou laser. No solo, o feixe de energia vindo do espaço será coletado por antenas especiais e então convertido em energia elétrica.Ao contrário dos painéis solares utilizados hoje, aqui na Terra, os painéis solares espaciais ficariam o tempo todo recebendo a luz do Sol, não interrompendo a captação de energia durante a noite. Eles deverão ficar em uma órbita geoestacionária, sobre um ponto fixo da Terra, o que é essencial também para que o foco de energia seja transmitido para o solo.

O feixe de energia que chega ao solo também é enorme, exigindo a construção de uma estação de captação de cerca de um quilômetro de diâmetro. Segundo os especialistas, considerando um feixe de microondas para que a energia chegue à Terra, não haverá nenhum risco para aviação e nem mesmo para os pássaros. Segundo eles, as antenas de coleta poderão ser transparentes e até poderão ser feitas plantações por debaixo delas.


cosmonauta

04/12/2007
13h11
Olá Rafael Caroal.

Não sei de onde você tirou isso, gostaria que citasse a fonte.

Não é totalmente impossível, mas completanmente anti econômico tal projeto. Painéis com vários km de tamanho podem coletar muita energia, mas o problema está na transmissão pois em forma de radiação em microondas ou laser, pouca coisa seria possível, para aproveitmento.

Uma área de um km quadrado com painéis solares aqui na Terra, geraria muitos milhares de energia a mais, mesmo captando apenas durante o dia, do que o sistema proposto.

A não ser que seja para uso específico, em lugares especiais, com fins não declarados.

Aguardo maiores explicações, para quem for expert no assunto.

Um abraço, amigo.


RAFAELCAROAL

04/12/2007
14h40
Boa tarde caro Cosmonauta, como vai?

Esse texto eu li numa reportagem em www.inovacaotecnologica.com.br na seção "Espaço" e achei interessante colocar aqui no Forum da A11 para comentários do pessoal que entende do assunto. A minha dúvida principal é quanto à transmissão dessa energia via espaço. Eu gostaria que as pessoas mais esclarecidas pudessem nos mostrar como isto possivelmente funcionaria.

Um grande abraço e até mais!!


Tot

04/12/2007
16h19
Caro Rafael,

Bela matéria, li no site apresentado.

Apesar de ser da area elétrica, também vou ficar aguardando os comentários.

Abraço,

Tot

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se tivéssemos de aturar dos outros tanto quanto nos permitimos a nós mesmos, a vida seria insuportável" - Georges Couteline