Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Victor Hugo

13/12/2007
22h15
Marte já foi capaz de formar compostos orgânicos, revela estudo!
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Meteorito vindo do planeta vermelho tem traços de matéria orgânica. Cientistas acreditam que ela foi formada a partir de reações químicas na rocha.

Marte pode ter sido capaz de formar os mesmos compostos orgânicos de carbono e hidrogênio que são as bases da vida na Terra, de acordo com uma análise do material encontrado no meteorito marciano Alan Hills 84001. É a primeira vez que se indica que Marte pode ter sido capaz de formar compostos orgânicos.

Anteriormente, os pesquisadores acreditavam que a matéria orgânica encontrada no ALH 84001 ou tinha sido levada a Marte pelo impacto de outros meteoritos ou então tinha sido formada a partir de micróbios marcianos.

Liderados por Andrew Steele, os pesquisadores do laboratório de geofísica do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, fizeram um estudo detalhado do meteorito e compararam os resultados com os obtidos a partir de rochas encontradas na região de Svalbard, na Noruega. Essas amostras foram retiradas de vulcões que entraram em erupção no Ártico há cerca de um milhão de anos, condições possivelmente semelhantes às de Marte em seus primeiros momentos.

Segundo a explicação de Steele, os compostos orgânicos ocorrem dentro de pequenas esferas de material carbonato, tanto nas rochas marcianas quando nas da Terra.

Quando as rochas de feitas a partir de material vulcânico de Svalbard esfriaram, o mineral magnetita agiu como catalisador dos compostos orgânicos a partir de fluidos ricos em dióxido de carbono e de água. Tudo isso aconteceu em condições onde a vida seria improvável.

As amostras do meteorito marciano são ligadas à magnetita, o que indica que esse material orgânico não teria surgido a partir de formas de vida, mas diretamente de reações químicas dentro da rocha.


F.L.A.F.

14/12/2007
02h23
Oi pessoal, como vão indo ?

Interessante, como disse em outro tópico seu, vou limitar-me a cometar seu tópico, se não falarei a mesma coisa xD.

Só tenho uma pergunta, de onde você encontrou esta matéria?

Abração,

FLAF


Victor Hugo

14/12/2007
18h33
Olá,

Desculpa não postar a fonte, mais ai vai:

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL213523-5603,00-MARTE+JA+FOI+CAPAZ+DE+FORMAR+COMPOSTOS+ORGANICOS+REVELA+ESTUDO.html

Até mais, abração!


Moderador

14/12/2007
20h57

Caros amigos,

É sempre importante lembrar que matérias que são publicadas na Internet têm direitos autorais e só podem ser publicadas sob autorização da fonte.

Dessa forma, evitem "colar e copiar" matérias de outros sites ou agências de notícias.

Caso queiram publicar qualquer matéria encontrada em outros site é necessário que a mesma seja re-escrita pelo internauta e enviada através da seção "Redator Apolo11".

Por ouitro lado, parágrafos inteiros podem ser citados dentro do texto, desde que citada a fonte e quando se fizer necessário para a compreensão do Post.

Obrigado,

Moderador


Victor Hugo

14/12/2007
21h02
Essa minha materia está autorizada pelo escritor, de ser postada em qualquer lugar para noticia de interesse!

E aqui a pagina "Redator A11" não funciona, acho que ´por causa de ums erros que meu computador tem, em ler paginas em PHP e não HTM ou HTML.

Até mais!


Moderador

15/12/2007
06h39
Caro Victor Hugo, como vai?

Compreendo que seu desejo é partilhar com outros usuários essa interessante matéria, no entanto, ao contrário do que você disse, a matéria foi publicada no G1, da Globo.com e não tem autorização expressa para ser publicada em nenhum outro site da internet.

As leis do direito autoral são bem claras quanto a isso.

Como disse, basta ler a nota, re-escrevê-la de forma diferente, acrescentando e checando os dados e em seguida publicá-la. Dá trabalho, eu sei, mas é assim que se faz!

Um abraço,

Moderador


Victor Hugo

16/12/2007
18h21
Olá, vou bem!

Desculpa por tudo! :-(

Até mais!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles