Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Victor Hugo

31/07/2008
21h24
Sonda confirma existência de água em Marte!
Categoria: Astronomia e Astrofísica

A sonda Phoenix, que explora o solo de Marte desde maio, confirmou nesta quinta-feira (31) a existência de água no planeta. A descoberta ocorreu depois que a Phoenix colocou amostras do solo em um instrumento que identifica os gases produzidos por substâncias. Para os técnicos, é a primeira vez que a existência de água é provada quimicamente.

"Nós temos água", afirma William Boynton, da Universidade do Arizona, cientista responsável pelo instrumento chamado Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido).

"Nós tínhamos evidências de gelo antes, em observações da sonda Mars Odyssey e por pedaços que desapareceram [do solo de Marte] no mês passado, mas essa é a primeira vez que a água em Marte é tocada e provada".

A função do Tega é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição.

Nos últimos dias, os técnicos da missão vinham encontrando problemas para colocar as amostras de gelo no Tega --ao ser raspado do solo, o material ficava "grudado" à pá do braço robótico. Por isso, a equipe decidiu coletar amostras da superfície de Marte, que continham um pouco de gelo, para fazer as amostras.

Quando o material foi colocado no Tega e aquecido a uma certa temperatura, o gelo sublimou e o instrumento detectou a presença de moléculas de água.

"A dificuldade para colocar essas amostras gerou um pouco de desânimo, mas não durou muito. Essa descoberta dá ânimo para que possamos continuar pesquisando", afirmou o chefe da missão na Nasa, Ramon De Paula, à Folha Online.

No olho

Em junho, técnicos da missão já diziam estar convictos de que o material brilhante encontrado na superfície de Marte era gelo, e não sal.

Eles chegaram a essa conclusão em razão de quantidades do material que haviam sido fotografadas pela sonda terem desaparecido do solo --indicando que a água congelada sublimou após ter sido exposta no solo.

Cont...


Victor Hugo

31/07/2008
21h25
Cont...

A Phoenix está em Marte desde o dia 25 de maio com a missão de investigar as características da água e outros materiais existentes no pólo norte do planeta --procurando por condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos, ou respostas para questões como a mudança climática.

Mais tempo

Com o resultado, a Nasa (agência espacial norte-americana) decidiu estender a missão da sonda até 30 de setembro. A idéia original era que o sistema funcionasse por cerca de três meses, até o fim de agosto.

"A Phoenix está saudável e as projeções para energia solar parecem boas, então nós queremos aproveitar a vantagem de fazer essa pesquisa em um dos locais mais interessantes de Marte", afirma Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte na Nasa.

Creditos: Nasa/JPL - UOL.COM


F.L.A.F.

01/08/2008
03h30
Isso é mais um passo, não?!

Muito legal assisti essa noticia no jornal!!!


Felipe<-

01/08/2008
16h24
Mutio bom ! esse acho que foi um passo muito importante!

e provavelmente eu acho que o proximo passo será descobrir se algum dia ja houve algum tipo de vida lá em Marte!

Até mais


SBPN

01/08/2008
18h25
Não esquecendo de Europa e a nossa Lua, Marte é o caminho mais viável para uma viagem Tripulada.

E o rosto de marte já temos algumas evidências?

[Link removido por conter propaganda não autorizada]

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles