Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Bitil

19/01/2009
23h09
Satélite fotografando outros satélites?
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Fala turma boa da Apolo 11. Felizes? Ainda bem.

É o seguinte, sabemos que existem vários satélites artificiais em órbita da terra. Pois pergunto: Existe uma foto real ou vídeo feito por um satélite em órbita que mostra os outros vários satélites vagando pelo espaço? Ou algum outro satélite em órbita? Parece estranho e bobo, mas fiquei curioso já que não encontrei isso na internet. Valeu!


Tot

20/01/2009
12h48
Ola Bitil.

As distancias que separam as orbitas dos satelites artificiais são enormes e nem todos possuem equipamentos de imagens, mas se esses objetos tiverem cameras monitoraveis e o objetivo for fotografar algo, podes ter a certeza que conseguem, certamente que dentro de suas possibilidades.

Agora, se a tua pergunta estiver direcionada para que os tripulantes da ISS vejam outros satelites , o Huble, a maleta de ferramentas e o resto do lixo espacial, desculpe decepciona-lo, segundo alguns comentarios não é em todo compartimento da ISS que tem "janelinha".

Abraço a todos,

Tot


labressiani

05/02/2009
11h09
mas se eu fosse engenheiro da nave ia colocar cameras para ver em todas as direções pq hoje em dia temos cameras tão pequenas e com pouco consumo de energia e eu penso no espaço quando mais olhos melhor

labressiani

05/02/2009
11h10
mas se eu fosse engenheiro da nave, ia colocar cameras para ver em todas as direções porque hoje em dia temos cameras tão pequenas e com pouco consumo de energia e eu penso no espaço quando mais olhos melhor.

cosmonauta

05/02/2009
16h05
Olá Bitil e demais amigos.

É muito dificil responder a tua pergunta, visto que a maioria, senão todos satélites tem sua antenas e câmeras voltadas para a Terra, se comunicando em RF, com audio e video.

Com isso a distancia entre eles se torna muito grande, pois veriam um outro que estivesse do outro lado do Globo, em contra posição.

E aparentemente, precisariam de telescópios ajustados especialmente para isto, ainda mais que todos estão em grande velocidade, cerca de 28.000 km/h.

Mas não existe a necessidade tambem.

Há satélites que repetem sinais de outros, para atingir determinados pontos no solo.

Outra coisa, quando se fala em satélites Geostacionários em órbita a +ou- 36.000 km de altura, não quer dizer que estejam estáticos no espaço, mas em grande velocidade, dão uma volta em torno da Terra a cada 24 horas, mantendo a mesma posição em relação ao mesmo ponto terrestre.

Abraços a todos.


Bitil

07/02/2009
00h00
Como sempre, eu recebo as maravilhosas e instrutivas respostas do meu sábio amigo cosmonauta. E mais uma vez, obrigado.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson