Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

kelso

20/02/2009
07h43
Cometa Lulin: Como estão suas observações?
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Caros amigos, tudo bem?

Percebo que as pessoas que chegam ao Fórum têm mais dúvidas do que contribuições a dar aos participantes. Seria interessante revertermos isso, não acham? É importante trocar-mos experiências, afinal não é para isso que existe o Fórum?

Vamos falar sobre assuntos reais, sobre o que está acontecendo neste momento!

Temos no céu um cometa, como vocês estão vendo o visitante? Já viram? Vão ver? Como? Quais instrumentos? Já aprenderam a localizar? valeu a pena? Vão tirar fotos? Com que equipamento as fotos vão ser feitas?

Ontem o céu deu uma "pequena" abrida em Brotas, interior de São Paulo, e deu pra ver o cometa com um binóculo 10x50. Como não moro aqui não deu pra utilizar o telescópio mas pretendo fazer alguma foto do cometa se na terça-feira o céu colaborar.

E vocês?

Abraços,

Kelso


thiagoaeb

20/02/2009
11h25
Olá Kelso,

como você viu o cometa?

bom,ontem as 23:10 eu segui as instruções do apolo11 e fui ver a contelação de virgem..dai em vi a olho nu uma estrelinha quase apagada mirei meu 10x50 e vi o Lulin como uma estrela minuscula com uma ''fumaça' verde hehe

abraço,

Thiago


cosmonauta

20/02/2009
13h12
Olá Kelso e demais amigos

Tenho tentado ver a olho nu, mas ainda não consegui, apesar de que o tempo agora é que deu uma limpada, depois de tanta chuva. E não sai da cidade.

E também meu Binóculo tá caolho, forma 2 imagens, (RsRs) nem o usei. Vou tentar hoje.

Deve ser fácil localizá-lo por se aproximar de Saturno, muito bem visível a partir das 0 Hs

To mal de equipo, devo ir p/ o Exterior (PY) ver alguma coisa sobre tele.

Um abraço a todos.


kelso

21/02/2009
11h04
Grande amigo Cosmonauta, o Russo!

Ao visitar nosso querido Paraguay não deixe de trazer seu binóculo. Ele é um instrumento fundamental nas horas que temos algo interessante pra ver. É pequeno, prático, leve e sempre tem alguém pedindo emprestado!!!!!

Um abraço!

Kelso


Victor Hugo

21/02/2009
23h43
Não consigo observa-lo, mesmo com meu telescópio de 180mm!

É dificil de achar ele no meio de tanta luz!


Wellington

23/02/2009
22h26
Oi kelso

O céu aqui em BH está limpo até demais no momento, mas Lulin ainda não apareceu, estava me distraindo com Órion enquanto lentamente ele se deita no horizonte arrastando leão e virgem. Acho que o cosmonauta tem razão, 0 Hs deve ser melhor para observa-lo.

O interessante é que eu achei o danado sabe onde? No Google Earth espaço. Não é brincadeira não e sabem da pior? Colocaram uma tarja negra nele, mas dá pra ver metade se sua cabeça e brilho do tipo duas pontas de estrela. Nítido e muito verde por sinal, nada de nuvenzinha não.

Quando eu coloquei o marcador pra registrar, apareceram essas coordenadas aqui:

Lat : -8.143450" e Long: 26.191050. Perto de Spica, entre 82 vir, HD 120033 e NGC 5339. Salvei a imagem, quem não conseguir achar, posso enviar por e-mail. Gostaria de entender o porque da tarja negra, seria interessante o Apolo 11 divulgar essa imagem censurada.

Abraço


Wellington

23/02/2009
22h32
Outra coordenada que apareceu aqui mais apropriada para espaço. Desvio angular -19°12'41.61" e 29°29'37.18"

cosmonauta

24/02/2009
01h11
Olá amigos

E eu aqui no MS com o céu fechado.

Nem uma estrelinha! Vi ontem com meu Bino Caolho.

Mas poderá ser visto ainda por alguns dias.

Abraços.


Isidio

24/02/2009
14h08
Aqui também depois de uma tarde com temporais, a noite ameaçou ficar com ceu um pouco aberto, mas uma névoa fina tomou conta, dava pra ver algumas estrelas mais brilhantes, mas o Lulin, nem pensar.

Baixei o novo google earth mas não encontrei o Lulin, nem mesmo nas coordenadas descritas acima. Por que será?

É verdade que alguns telejornais divulgaram que o cometa seria visível também a olho nu?


Wellington

24/02/2009
15h29
Oi pessoal

O céu aqui estava limpo e sem lua, só as luzes da cidade mesmo pra atrapalhar, fiquei a espera do visitante até as 2:00. Nada!

Isidio pode ser que na nova versão houve uma atualização das imagens. Você procurou perto de Spica, entre 82 vir, HD 120033 e NGC 5339? Ou foi pelas coordenadas? Tentei com as coordenadas que indiquei para conferir, mas não deu.

Vou deixar meu e-mail para quem quiser a imagem do Lulin "censurado" no Google earth. E o circulo dos trigais na Inglaterra como já mencionei.

sinfonicademinas@gmail.com

abraços


Isidio

24/02/2009
23h11
Agora 23:09 h nublado completamente, uma garoa fina, e caiu bastante a temperatura, mais um dia sem poder ver o Lulin, mais um cometa que se vai e não poderei vê-lo, e justo nos dois melhores dias para sua observação.

kelso

25/02/2009
11h17
Ola amigos!

Aqui em Santos o negócio tá "brabo".

No dia 23 à noite montei meu telescópio na laje do prédio e esperei. Teve um momento em que as nuvens abriram um buraco e deu pra ver Saturno bem nítido, mas em alguns momentos nublou de novo e... nada de coemta. Não deu nem tempo de procurar ele no telescópio.

Esperei mais um pouco, esperei, esperei e esperei. O céu ficou nublado até às 3 da madruga. Aí fui dormir. Está nublado até agora!

Abraços

Kelso!


Wellington

25/02/2009
13h16
Oi Kelso tudo bem?

Já estou me conformando com o lulin que achei no Google earth, mesmo que tarjado pela metade. Você saberia qual interesse dessa tarja? Muito curioso.

Procurando sobre este cometa encontrei outro de mesma cor esverdeada. Na net é claro! Será que essa cor é do filtro? O nome é Kushida. E ele está aí também disputando atenções com o Lulin. Dois cometas no céu na mesma época e não estamos conseguindo ver nenhum. É mole? E parece que vem mais aí pra 2009.

http://www.astronomia.org/servlet/cometeph?lang=pt&pdesign=0144P+++++++

Sugiro ver mais

Kushida - Google

abraço


cosmonauta

26/02/2009
10h34
Olá amigos

Continuo sem teto aqui no meu MS. E lá se vai o verdinho Lulin.

Mas sobre esse outro cometa, o Kushida, nenhuma nota "oficial" aqui no Apolo11. Já passou próximo da Terra ou está ainda em fase de aproximação?

Se alguem se habilita a ve-lo num tele, conte pra "nóis".

Com voce, Kelso. Abraço do russo!


Isidio

26/02/2009
10h56
Cadê o "Espetáculo de tirar o fôlego "?

É incrível o exagero como foi anunciado esse cometinha que ninguém coseguiu ver até agora, visitando outros fóruns de astronomia, mesmo observadores experientes e com bons telescópios também não tiveram sucesso, os poucos que conseguiram observar, relatam que não passava de um minúsculo ponto esverdeado e muito difuso.

Se teve um cometa que poderia "tirar o Fôlego" foi o MCNaught, que graças a maldição do tempo, que ficou fechado mais de 30 dias seguidos, tembém praticamente ninguém conseguiu ver.

Havia relatos que ele era tão brilhante que era possível avistá-lo a plena luz do dia.

Porque existe essa maldição do tempo fechar, ficar nublado quando existe um evento dessa importância?

Desculpem amigos o desabafo, sei que não existem maldições com relação a cometas, mas é duro ter que se conformar, nunca vi nenhum cometa desde o Halley, e acredito que nunca verei...


Wellington

26/02/2009
11h18
Caro astronauta e demais caçadores de estrelas

Infelizmente não estou habilitado em vê-lo num tele, mas ele está aí. É muito difícil para nosso Apolo 11 ou qualquer outra equipe, oficializar todos eventos que acontecem acima de nossas cabeças.

O cometa Kushida foi descoberto em 08 de janeiro de 1994 por Yoshio Kushida.

De 21 a 26 de Fev vem atravessando o aglomerado aberto (Cr 61), em Touro.

Ou seja: Hoje ainda dá tempo pra quem tem boas lentes nos olhos. Se o céu assim permitir.

Parece que não se trata de "nóis" né astronauta? Não estamos dando conta de ver nem o Lulin que seria de tirar o fôlego. Mas astronomia é como pesca. Uns dias são bons e outros melhores. Não desanimemos.

Mais informações sobre o tal cometa: É só procurar o rastro do bicho pra quem tem "bucha no canhão"

http://rea-brasil.org/cometas/144p.htm

Abraço fraternal a todos


Wellington

28/02/2009
02h45
Oi Kelso, cosmonauta e demais caçadores de Lulin.

Acabei de observar Saturno com 50mm, 3X BARLOW e f = 20mm. Tirei esse antigo equipo do baú, empoeirado desde a da época do Halley. Dá pra ver Saturno direitinho. Dentro de minha ocular além dele, coloquei mais quatro objetos pra vocês me ajudarem a identificar Lulin. Se é que ele ali estava.

Imaginem que estão observando em meu lugar e na borda da ocular estivessem vendo um relógio e ao fundo o céu. Vamos posicionar os objetos observados da seguinte maneira:

Saturno em 9 horas, um ponto luminoso "estrela" em 1 hora e outro em 6 horas. Com esses três pontos formamos um triangulo retângulo sendo que Saturno ficou no ângulo reto e bem próximo dele e do lado de dentro do ângulo um quarto ponto bem minúsculo e do lado de fora do retângulo o quinto ponto um pouco mais brilhante. Pode considerar esse último fora da objetiva.

Será que aquele ponto minúsculo é o dito cujo? Se tivesse verdinho eu saberia.

É o máximo que consegui, estou pesquisando um equipamento bem melhor, acho que vale a pena. Pretendo fazer um curso de Astronomia para amadores na UFMG. Sei que ficou confuso o relato de minha observação, vou continuar observando nos próximos dias, e aquele ponto que afastar dessa geometria descrita, será nosso Lulin.

Abraço a todos


Tot

28/02/2009
10h08
Amigos do A11.

Uma das maiores frustrações com relação ao cometa Lulin é a falta de movimento e principalmente sua cauda, olhar para o espaço e visualizar um tênue ponto verde e identificá-lo é prazeroso e motivo de estudos por físicos, astrônomos e outros cientistas ainda no percalço da origem das coisas, mas visualizar o reflexo do Hubble, da ISS e até as piscadelas dos Iridium eu considero mais agradável do ponto de vista do astrônomo amador de fim de semana que sou.

Assim como o Wellington também fiquei decepcionado com o Halley em 1986, foi um fiasco pois imaginei que seria como foi descrito em 1910, cauda enorme de vários segundos de arco de comprimento.

Claro que toda noite estrelada olho o firmamento e através das cartas celestes tento identificar os inúmeros pontos luminosos, que podem até já não existir, assestar o telescópio em Saturno, e ficar corrigindo para não perder o foco, ver as crateras da Lua, as luas e o gigante Jupiter mas o Lulin prefiro ver mesmo é nos jogos do Timão.

P.S - Espero que minha opinião não iniba jovens de iniciarem estudos de astronomia, não foi essa a intenção e sim, simplesmente meu ponto de vista.

Abraço a todos.

Tot


Wellington

28/02/2009
14h13
Caro Tot tudo bem?

Não desanime amigo, pois essas frustrações são frutos de equipamentos inadequados. É uma aquisição sem a devida orientação profissional ou é o próprio clima que não oferece um céu limpo.

De qualquer forma é sempre um prazer poder olhar pra cima e contemplar nosso passado registrado nas estrelas. Ontem com meu singelo aumento de 100X vendo Saturno nitidamente, ficava imaginando o que se passava na cabeça de Galileo quando o viu pela primeira vez. Ou outros mais antigos ainda, que passavam horas infindáveis unindo com traços imaginários figuras mitológicas esboçadas no espaço.

Hoje sei qual equipamento comprar e o custo do investimento que meus olhos exigem.

Vamos de passo em passo, é só numa questão de tempo. Sempre acredite e não desanime jamais.

abraço


Wellington

01/03/2009
16h08
Oi pessoal,

Cometi um erro de iniciante. Não tinha ainda experimentado a lente 3X BARLOW, sendo assim, só depois percebi que ela tinha invertido a imagem observada. O que inverte as coordenadas que passei no post anterior. Essa lente com f=18mm e f=20 mm, a imagem fica ótima, mas quando se coloca uma f=6mm se perde muita luz, nem conseguimos colocar Saturno em foco, fica quase como Galileo descreveu.

Ontem observei novamente, para fazer um rascunho do que estava observando para comparar no Google a posição de Saturno. Achei interessante como exercício, assim poderemos procurar no google ou na internete e nomear todos os pontos observados, completando o exercício. O que vocês acham?

Os três pontos que formam o triângulo retângulo agora invertido são os seguintes:

1- Saturno, 2- 80 leo e 3- 58 leo e aquele ponto minúsculo que estava perto de Saturno e próximo ao ângulo de 90° é Sigma de leão, que de tão minúsculo se compara a um furo de alfinete, porem tenho dúvidas, pois ela esta a 3260 anos luz. Finalizando, o Lulin passou batido.

Obs: Como Saturno moveu nesses últimos dias, o ángulo reto observado na ocasião esta se abrindo cada vez mais.

abraço


cosmonauta

01/03/2009
22h45
Olá amigos.

E o Lulin se foi, não vi mesmo. Ontem o tempo esteve bom, mas nem com meu Bino Caolho, nada mesmo!

Será que alguém conseguiu?

Acho que vamos ficar só nas fotos, dos que conseguiram através de telescópios.

Abraçoa todos.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates