Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

cosmonauta

01/03/2009
23h48
Sobre o Cometa Lulin, por que?
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Olá amigos.

Por que a decepção com tão pouco brilho desse Cometa?

2 motivos nos levam a questionar, o fiasco de não ve-lo a olho nu.

1) Sua órbita numa posição muito distante do Sol, cerca de 210 milhões de km no perigeu, a 60 milhões de km da Terra, (150 + 60 milhões) próxima a órbita de Marte fez com que sua perda de material motivada pelo calor solar, fosse mínima.

2) Sua cauda ficou para trás, num alongamento contrário a nós, fazendo com que fosse vista apenas 2 pontos extremos em forma de V, e ainda em 2 cores.

Assim, se um cometa passar próximo ao Sol, entre ele e a Terra, sua cauda viria em nossa direção e a medida que ele contornasse o Sol ela fica em angulo reto, parecendo muito maior. E ainda seria visivel no SOHO.

Quanto mais se aproxima do Sol, mais o cometa se aquece e perde mais material, assim sua cauda além de maior, tambem fica muito mais brilhante.

Vamos aguardar um próximo, quem sabe...

Um abraço.


Isidio

02/03/2009
13h10
Também estou decepcionados com cometas. Na época do Halley, tinha achado o meu primeiro emprego, economizei um monte, dei de entrada e ainda assumi várias prestações duma lunetinha rídicula, tinha uns 40 cm de comprimento e prometia que aumentava 30x, uma dessas hoje é vendida indicada para crianças por 50,00 em média.

Naquela época, comprar um produto importado, custava muito caro, e as lojas colocaram a venda todo tipo de lunetas e telescópios, embalados com a maciça divulgação pela imprensa de que o Halley daria um show "de tirar o fôlego ". Só decepções, não tinha nenhuma carta celeste, não havia internet, nem a revista super interessante tinha na época, era ela que trazia algumas efemérides e cartas celestes para fazer observações, ela foi sem dúvida, o único meio que os amadores tinham como fonte de informação, até a chegada da internet.

Baseado somente no que a TV orientava, sempre de modo superficial e sem dar a devida importância a ciência, como sempre, não obtive sucesso na observação do Halley.

Depois dele vieram outros, me lembro do Halebop, (acho que é isso) que se comentava muito, mas também não consegui observa-lo.

Show mesmo deu o MCNaught em, mas devido a maldição do tempo fechado, ninguém aqui no Sul conseguiu contemplar sua beleza. Era visível a olho nú, no final da tarde, e fiquei sabendo bem depois que o seu brilho era tanto que era possível avistá-lo durante o dia.

Ter sucesso na observação dos cometas, é privilégio dos mais afortunados, que possuem excelentes telescópios, se preciso for viajam de uma cidade ou estado para outro ou até para fora do país se for necessário, em busca de um lugar que favoreça as observações, e também claro com todo tempo do mundo.

No nosso caso, que ficamos limitados aos nossos quintais, telhados e lajes ou no máximo se deslocar para a área rural, em busca de menos poluição luminosa, com nossos pobres binos e telescópios xing-ling, a chance de ter sucesso é mínima.

Desde o primiro dia, que o cometa Lulin se aproximaria da terra, até ontem, não houve um único dia de céu noturno limpo, e depois dizem que não existe maldição dos cometas, como os antigos acreditavam.

No auge dos meus 42 anos de idade, acedito que nunca verei um cometa.

Falei demais, um abraço a todos.


Bitil

04/03/2009
10h36
Olá amigos da Apolo 11

Vou pegar uma carona no que o Isidio disse: "Mas parece haver uma maldição mesmo. Toda vez que um evento desta grandeza vai acontecer, o céu parece conspirar contra nós admiradores das estrelas e fica nublado. Até quando vai acontecer um iridium flare de magnetude - 7, lá vem as nuvens atrapalharem. Apesar que em 97 pude ver o Hale-Bopp e matar a minha curiosidade em relação aos cometas. Já o cometa Halley, sem comentários.

Um grande abraço turma boa!


jhonataastro

11/03/2009
16h19
pior um dia eu e meu pai estavam esperando um Iridium 8- e o ceu ficou nublado quando esses eventos acontece o ceu fica nublado.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles