Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

jhonataastro

11/03/2009
14h54
E verdade quem com um telescopio de 60mm pode dar 575x de zoom obrigado!Me respoda!
Categoria: Binóculos, Telescópios, etc.

E verdade quem com um telescopio de 60mm pode dar 575x de zoom obrigado!Me respoda!! obrigado pela atenção!

thiago1997

11/03/2009
21h35
Claro que sim, pois ao contrario do que muitos pensam, o que influência no seu poder de multiplicar nossa visão, é o tamanho de sua lente e não o SEU tamanho.

A e se você souber, pode me responder uma pergunta que eu tenho ? o meu id é :thiago1997


Isidio

12/03/2009
14h25
Prezado Jonatan, o aumento efetivo do telescópio se dá multiplicando o diâmetro de sua abertura, nesse caso 60mm, 60x2, então o aumento real dele seria de 120 vezes.

Telescópios não dão "zoom" e sim tem o poder de aumentar a imagem em fatores de x vezes seguindo essa regra mencionada acima.

Aumentos fantásticos que geralmente são divulgados ou impressos nas embalagens da maioria dos telescópios baratos e de marcas duvidosas, tem somente o objetivo de enganar o consumidor bem como as imagens incríveis de plantetas e nebulosas que decoram as caixas desses produtos.

Por tanto não se engane, tem um bom artigo na seção de notícias aqui do A11, de dois dias atrás se não me engano, que explicam melhor os conceitos de aumento de diferentes tipos de telescópios, dá uma lida e fique expert no assunto.

Uma dica, releia o texto digitado nas suas mensagens e procure corrigir os erros de digitação, tornando assim seus posts mais agradáveis de ler pelos seus amigos do fórum A11. Um abraço.


jhonataastro

12/03/2009
16h19
entao ele nao e cofiavel?

Isidio

12/03/2009
21h55
Se for levado em conta o que está anunciado na embalagem, o aumento de 575 x, que é uma mentira, claro que não é confiável, simplesmente por que esse aumento na realidade não existe.

Pra ficar mais claro, vou contar pra você a minha experiencia com um desses, era um telescópio de 60mm feito na China, muito barato, e que prometia aumento de 575x, peguei ele num negócio,como estava sem nenhum instrumento ótico para fazer observações, nem mesmo um binóculo, fiquei com ele, só pra ver como funcionava.

Era muito bonito, com um belo tripé, três oculares e duas lentes barlow.

Das três oculares só consegui usar uma, a de 20mm, se não me engano, era justamente a que dava menos aumento, mas em compensação, era a imagem mais nítida. AS outras oculares, nem pensar, aumentavam mais, mas a aberração cromática e distorção da imagem era tanta que mesmo a luz do dia era impossível tentar ver alguma coisa como paisagems, edifícios distantes, etc, devido a baixa qualidade de suas lentes, e a limitação do aumento real que era de apenas 120 vezes, usar as oculares que aumentavam mais ou as lentes barlow era impossível.

Mas nem tudo estava perdido, com ele e ocular de 20mm, consegui contemplar a lua cheia, como nunca tinha visto antes, um pouco do seu relevo, quando vênus estava bem visível no final de tarde, também consegui, com muita diculdade, observar que uma parte dele não estava iluminada, como as fases da lua, júpiter e suas luas, bem pequeno, mas estava lá, e por fim saturno, que muito pequeno, se mostrava um pouco mais alongado em dois de seus lados o que sugeria serem seus anéis, mas com esse tele não era possível ver seus anéis.

Foi uma boa experiência sem dúvida, para um tele realtivamente barato, e seu aumento estimado em 120 x, claro que não chegava a isso, pude fazer as primeiras observações, adquirir um pouco de experiência, e principalmente conhecer um pouco mais sobre teles.

Hoje não compraria um desses, sabendo de suas limitações, e com conhecimento adqurido aqui no A11 sobre os diversos tipos de telescópios, partiria para algo mais confiável, de uma boa marca, mas é um sonho muito distante pra mim, pois os modelos mais acessíveis passam dos 1600 reais, mas um dia chego lá.

O meu eu vendi para um amigo, deixei com ele uns dias, para que ele sentisse, como era o real aumento do tele, expliquei suas limitações, e só então o meu amigo pagou, consciente do que o tele era capaz dentro da sua limitação.

Pena que não possamos fazer assim com os teles que sonhamos comprar, ver antes só então adquirir, uma espécie de "Test Drive".

Nesses dias da passagem do Lulin, senti saudades desse tele, poderia ter feito alguma tentativa de ver o cometa, mas me conformei, porque o tempo aqui não ajudou e permandeceu fechado.

Um abraço a todos


jhonataastro

13/03/2009
22h15
so essa pergunta vc comprou no mercado livre?

Isidio

14/03/2009
00h04
Não Jonatan, comprei de um amigo.

noite

04/08/2009
15h27
olha eu comprei um desse ja e eu nao me arrempendi nenhum pouco sim ele almenta ate 120 que e a objetiva 60x2=120x mas com meu telescopio eu consigo ate 200x sem perde a nitidez para fazer a conta certa faz o seguinte 800mm distancia focal 60mm diametro da objetiva esses telescopo vem 3 oculares de 20mm , 12.5mm ,4mm

distacia focal dividido ocular exemplo 800/20= 40x 800/12.5=64x 800/4=200x ai com a lente barlow que vem duas uma de 1,5 x e 3,0x ai e so multiplica esse valoes pelos resultados


Descadastrado

04/08/2009
17h14
Olá jhonataastro,

Eu possuo um telescópio desses com "aumento" de 575X, a marca dele é "Blue Sky" (fabricado na China).

Quando comprei, foi no impulso, pois não sabia nada a respeito da ótica de telescópios e binóculos.

Conforme disse o nosso colega Isidio, somente duas oculares são possíveis de se utilizar com qualidade, a de 20mm e a de 12,5mm.

Esse aumento todo (575X) é teórico, ou seja, fazendo os cálculos que nosso colega noite fez, realmente teríamos esse aumento "fantástico" se utilizassemos a ocular de 4mm em conjunto com a Barlow 3X, mas, na prática, perdemos qualidade da imagem com distorções, aberrações cromáticas e perda de luminosidade.

Num telescópio o importante é a qualidade da imagem e não o aumento que ele pode dar.

Você verá com seu novo telescópio que, as vezes, uma ocular de menor aumento te permite ver mais detalhes do que uma com maior aumento.

Com muito aumento, as imagens ficam borradas e escuras, impedindo de ver os detalhes.

Outro fator importantíssimo é a montagem que sustenta o telescópio.

Essas lunetas genéricas, como a minha, tem um tripé instável que se move com qualquer esbarrão, isso atrapalha quando queremos ver com mais aumento, pois fica difícil manter o telescópio apontado para o que se quer ver.

Mas, nem tudo está perdido, pois quem já possue um instrumento destes e quer fazer melhorias, deve começar pelos parafusos de fixação, colocando outros de melhor qualidade e o tripé, prender garrafas PET cheias de areia em cada perna.

Quanto as oculares, pode-se comprar outra de melhor qualidade, de preferência tipo Ploss, custam um pouco caro mas podem ser usadas com outros telescópios, caso venha trocar a "velha e boa luneta".

Enfim, quem não tem, só compre se a "grana" estiver curta ou prefira um binóculo 10X50 que o preço é quase o mesmo.

E quem já comprou, procure tirar o máximo proveito dela, pois ela não é boa mas também não é imprestável.

Espero ter contribuido para sanar suas dúvidas.

Saudações!

ATM


Victor Hugo

05/08/2009
14h37
Telescópio que se dizem ter 600x de aumento ou por ai, geralmente é uma farça. Para ter 600x de aumento o telescopio teria de ter 300mm de abertura, fazendo assim a conta: 300x2=600.

Nunca acredite nesses tipos de telescopio, e telescopios que acompanham kit de limpeza e bolsa pra transporte, também é uma porcaria!

Abraço.


Descadastrado

05/08/2009
19h27
Olá Vitor Hugo,

Existe o AUMENTO TEÓRICO e o aumento prático.

Quando o fabricante coloca na caixa que o aumento máximo é 575X ou 600X, ele não está mentindo, mas, está OMITINDO que um aumento assim não possui imagem de qualidade.

Quando se diz que o AUMENTO MÁXIMO é de 2X o diâmetro da objetiva, é por que esse é o limite da melhor imagem, sem distorções ou borrões, isso para telescópios com aberturas até 250mm, acima disto, já se começa a ter problemas com a turbulência atmosférica, mesmo com aumentos de 2X.

Saudações!

ATM


Victor Hugo

05/08/2009
22h13
Olá ATM,

Eu sei disso, mas é praticamente não ter, pois se dér um zoom desses, a imagem vai ficar distorcida e não vai dar para vêr nada.

É como lêr um livro com uma lente de 15 graus... Hehehehe..

Abraço.


MarcosD

17/09/2009
16h07
Olá!

Eu tenho um telescópio deste tipo ( F90060 ) de ampliação máxima de 675x que comprei em uma loja na internet e estou gostando. Eu sempre tive interesse em astronomia e recentemente resolvi comprar um telescópio.

Quando comecei a pesquisar um telescópio para comprar encontrei vários modelos e preços e o que mais me chamou a atenção foi este modelo de 675x. Procurei saber mais a fundo sobre este telescópio e encontrei muita gente falando mau dele e poucos a favor.

É fato que sua "ampliação máxima teória" é de 675x, e ponto (Telescópio + ocular SR4 mm = 225x + Lente Barlow 3x = 675x). Isto não significa que poderei observar todos os astros com essa ampliação, também outro fato.

Sempre que vou observar um astro eu começo com o ajuste para a menor ampliação e depois que localizo o objeto vou aumentando sua ampliação. Tem objetos que aceitam uma ampliação maior, outros menos - acho que deve ser por causa da luminosidade do astro ou a sua distância - não sei ao certo. Tenho conseguido imagens que para mim eu nunca vi e são de ótima qualidade.

Ouvi falar, não sei se é verdade, mas isso acontece com todos os telescópios, independente do modelo - tem astros que você não consegue observar na ampliação máxima do telescópio.

Então ele não presta? É ruim? Depende do seu nível de observação, para o que você deseja observar no céu.

Para mim que sou iniciante e estou começando a dar meus primeiros passos na observação astronômica (aprendi recentemente a orientação dos pontos cardeias no céu, heheh) este telescópio tem sido ótimo. Tenho passado várias horas observando as estrelas, a lua. Muito bom.

Sei que tem telescópios melhores mas, eles vão ficar para uma próxima etapa quando meus conhecimentos e experiência já estiverem mais avançados.

Avaliação final, se você é iniciante e está dando os primeiros passos pode comprar um telescópio destes que é muito bom. Custo benefíco, ótimo. Você conseguirá imagens muito boas e interessantes.

Acho que neste nível (iniciante) a preocupação maior será descobrir o que está observando porque encontrar os astros no céu não é muito fácil e requer um aprendizado.


DayseLucas

25/09/2009
17h28
É MENTIRA!!!!!!!!!!O SEU TELESCÓPIO DE 60MM SÓ LHE DARÁ UM AUMENTO DE NO MÁXIMO 120 VEZES.ESSES ANUNCIOS DO MERCADO LIVRE SÃO PROPAGANDA ENGANOSAS.DÊ UMA PESQUISADA E VC VAI DESCOBRIR O POR QUE.

ABÇS


DayseLucas

26/09/2009
14h19
SE ALGUEM TENTAR TE CONVENCER QUE ESSE TIPO DE LUNETA TE DARÁ ESSE TAL AUMENTO,VC SÓ VERÁ UM BORRÃO.FICARÁ DECEPCIONADO E PODERÁ ATÉ DEIXAR DE PRATICAR ASTRONOMIA PELA DECEPÇÃO.AO INVÉS DESTE TELESCÓPIO,PREFIRA UM BOM BINÓCULO,10X50 OU 7X50 E UM PLANISFÉRIO OU SOFTWEAR DE ASTRONOMIA TIPO CARTES DU CIEL OU OUTROS.EU POSSUO UM BINÓCULO 10X50 E JAMAIS IMAGINEI QUE UM BINÓCULO PUDESSE REVELAR TANTAS MARAVILHAS DO UNIVERSO.

jhonataastro

28/09/2009
15h10
Olá, eu comprei outro telescopio ele e de 150mm, se quiser ver clique no post sobre o telescopio de 150mm e e abra o primero site que encontrar so tem um

noite

06/10/2009
14h11
galera eu ja postei mas vo posta denovo esse telescopio e bom sim para um iniciante eu tenho um e posso falar

claro que 675x e impossivel para uma objetiva de 60mm a ampliaçao maxima que ele da e 120x com qualidade mas ate 200x a 220x eu garanto que da para ver bem sim eu vejo a jua e planetas a 200x e tem uma boa ampliaçao eu vi num forum uma foto do planeta urano com esse telescopio so que era uma pequeno pontinho verde azul mas se alquem estiver enteressado em compra esse telescopio va em frente SE VC SOUBE SE LOCALIZAR NO SEU SE E UM TREMENDO AMADOR MSM FAZ COMO O DayseLucas

FALO COMPRA UM BINOCULO DESSES DE CAMEO MSM


MarcosD

08/10/2009
12h06
DayseLucas, não precisa gritar (texto caixa alta).

Respeito sua opinião mas, você não pode ir taxando os outros de mentirosos.

Coloquei a minha experiência com o produto e eu estou plenamente satisfeito com o meu telescópio F90060 e pronto. Tenho consciência de que a ampliação de 675x é sua máxima teórica mas, isto não me preocupa pois como dito eu coloco na ampliação mínima e vou aumentando até quando a imagem fica boa - não fico preocupado se a ampliação deu 600 ou 400x. Se a imagem ficou boa é o que importa pra mim.

Veja que 675x é a máxima teória e se você fizer os cálculos está correto.

Se tem opinião diferente, ótimo! Coloque sua opinião e explique o porquê com respeito.

Tenho um F90060 e posso falar, estou satisfeito e recomendo para um iniciante que queira comprar um.

Respeite para ser respeitado.


Big Paul

15/10/2009
23h02
Oi Pessoal, tudo bem? Segundo especialistas, para uso astronômico, o aumento teórico máximo, fica limitado a 2X ou no máximo 2,5X o tamanho da abertura(os americanos usam a regra de 45 a 50x por polegada de abertura). Ou seja, se o seu tele tem 60mm (2 1/4 pol)de abertura, na prática, ficamos limitados a 150x de aumento. Vi num site que o seu tele tem a distância focal de 900 mm e portanto é um telescópio de F/15 (índice de luminosidade)o que o torna a imagem muito escura, em favor de um aumento maior. No uso astronômico, ter um F menor (+luz-aumento=+qualidade de imagem)lhe permite ver melhor objetos de luminosidade difusa como galáxias e nebulosas enquanto F maiores são melhores para objetos mais luminosos como planetas e a lua, estrelas duplas,etc.

Para fazer a conta de aumento divida a distancia focal da objetiva pela ocular. 900/4= 225 e multiplica-se pela Barlow usada 225 x 3 = 675. Então o que o anúncio diz é VERDADE!!! Só que aumento em astronomia é para telescópio (semi profissional)de 14 polegadas de abertura + de R$ 20.000,00!!! e não para teles de R$ 275,00! Hehehe! De qualquer forma, aproveite da melhor forma o que você tem e não se importe com o que os outros falam! O importante não é o tamanho do seu telescópio e sim o prazer que ele lhe proporciona! Um abraço,

Paulo Emílio.

P.S. Meu primeiro tele (quando criança), como bem disse a Deyse, foi péssimo e me deixou realmente traumatizado.


jhonataastro

16/10/2009
12h10
Ola, comprei um outro telescopio so que e de 150mm.

galeto

03/01/2010
13h06
ola amigos

eu gostaria de saber qual seria a lente ideal para a visualizaçao da lua com um telescopio euroactiv(D=60mm F=800mm)

e eu gostaria de saber se isso é bom ?

e se com esse telescopio daria para fazer a visualizaçao de algum planeta?

muito obrigado


Descadastrado

07/03/2010
01h17
qual dos dois são melhores?

http://www.e-binoculos.com.br/ecommerce_site/produto_5954_4527_Telescopio-76mm-0pticon-Newtoniano-Azimutal

ou:

http://www.e-binoculos.com.br/ecommerce_site/produto_5955_4527_Telescopio-60mm-0pticon-EP2560700AZ-

sem comentarios só me digam qual o melhor e por que.

lembrando. que eu pretendo ver planetas, aglomerados,nebulas. Etc... qual dos dois estão melhor?


Hellraiser

07/03/2010
12h26
Jedeias, eu ficaria com o de 60mm, pois é um REFRATOR e vantagem sobre o outro que é um REFLETOR.

A vatagem do REFRATOR de 60mm, é que é um tubo fechado que não desalinha e nem entra poeira, além de não possuir espelho que precisa ser refeito de tempos em tempos.

Em termos de imagens, os dois se equivalem, mas, não espere ver os objetos celestes como as fotos que o HUBBLE, nos mostra.

Eu particularmente, prefiro comprar um bom binóculo 50X10 por esse preço e juntar mais dinheiro para comprar ou montar um telescópio de 150mm ou mais, porém, gosto é gosto e mais vale um gosto do que dinheiro no bolso.

Boa sorte na escolha.


Hellraiser

07/03/2010
12h33
...corrigindo:

""um bom binóculo de 10X50...""


Descadastrado

07/03/2010
21h56
Pois é amigos eu vou ter paciência. vo esperar meu pai pagar as contas dele(ficar mais livre) acho que nao adianta comprar o que não presta num to certo???

eu vou pedir pra ele comprar esse aqui pramim:

http://www.e-binoculos.com.br/ecommerce_site/produto_95_4527_Telescopio-150mm-Toya-Startec-1501400EQ-luxo

ta certo que os espelhos tem que ser refeito.e desalinha mas eu mesmo podsso desalinhas, e refazer os espelhos tambem. porque refazer? e porque desalinha?

me falem sobre esse modelo aí. aguardo...


Hellraiser

08/03/2010
21h54
Jedeias, o espelhamento (e não o espelho) tem de ser refeito de tempos em tempos por que o material depositado em cima do vidro concavo, geralmente é Prata ou Aluminio e assim sofrem com a ação do ar, oxidando com o tempo, mas, caso tenha revestimento protegendo e pelo o que eu li no site, este possui então, levara alguns anos até que seja necessário espelha-lo novamente. Se for necessário espelhar novamente, existem construtores de telescópios e empresas no Brasil que fazem este serviço e não sai caro.

Quanto ao desalinhamento, isso não atrapalha em nada pois se você aprende a "colimar" (alinhar) o telescópio, você não esquece mais.

O desalinhamento ocorre por que toda a parte que suporta o espelho, assim como o espelho secundário (a aranha) são fixados por parafusos e possuem certa mobilidade justamente para que possamos alinha-los e, toda vez que se muda o telescópio de lugar, pode ocorrer um certo desalinhamento.

Quanto a esse telescópio, me parece ser bom.


Descadastrado

09/03/2010
08h05
enquanto ao telescopio mano é bom sim é 150mm mano o que todos endicam. e emquanto ao espelhamento eu mesmo posso comprar quando for presiso refazer? e se poder comprar, vocês me encinam eu colocar? é caro? mais oumenos quanto? vlw mano, voces estão me ajudano muito. enquanto os parafuso da aranha, eu evito de desalinhar, usando ruela de pressão.

http://www.aphox.com.br/imagens/produto/FotoArruelaPressao.jpg

assim o desalinhamento acontecerá de 3 em 3 anos. :P

procure saber mais sobre esse telescopio pramim, e me fale aqui o que acham dele. vlw


Hellraiser

09/03/2010
18h52
Jedeias, o espelhamento é feito em câmara de vácuo, com um filamento que esquenta tanto que transforma em vapor pedaços de alumínio, fazendo com que acabem por aderir na superfície do vidro, transformando-se numa camada espelhada.

Isso não dá para fazer em casa.

Outro método seria o espelhamento por deposição de prata que além de perigoso, pois pode substâncias explosivas, como fulminato de prata, aida requerem materiais que são proibidos de se vender em comercio comum, pois podem ser usados para produzir EXPLOSIVOS.


Descadastrado

09/03/2010
19h29
e posso achar o espelhamento completo pra comprar em site especializado?
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin