Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Wellington

14/03/2009
20h16
Estrutura da Via Láctea
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Olá pessoal, de olhos nas estrelas? Sempre né?

Desde que entrei para esse saudável fórum, venho tentando organizar minhas dívidas, pelo menos seqüência-las numa determinada lógica.

São tantas que achei melhor começar pela nossa casa.

Sempre soubemos que nossa Via Láctea tem quatro grandes braços de formação estelar, denominados por Norma, Centauro, Sagitário e Perseu.

Além desses, existem bandas de gás e poeira na parte central da Galáxia. Por lá sabemos que a indústria de estrelas não para, esta sempre em fervecente atividade.

Nosso sistema Solar situa-se perto de um braço pequeno, denominado Braço de Órion, localizado entre os Braços de Sagitário e Perseu. Isso é o que sabemos desde 1950.

Mas em 1998 é que começamos ter idéia de como é realmente a estrutura da Via Láctea com as imagens enviadas do Telescópio Espacial Spitzer. Quando de fato chegamos à conclusão que até então não sabíamos como era nossa estrutura. Estamos bem dentro dela e não podíamos realmente nos observar pelo lado de fora.

Incrível né? Só agora estamos conhecendo nossa verdadeira estrutura. Temos apenas dois grandes braços de estrelas, e não os quatro que sempre se pensava.

Essa informação ainda vale? Com tantas novidades e velozes, é até difícil acompanhar, só mesmo quem é do meio, se passaram 11 anos e a astronomia veste uma roupa nova a cada descoberta.

Tem algum astrônomo de plantão? Já que temos apenas dois braços e não mais quatro, quais nomes ficaram?

Abraços


Wellington

14/03/2009
20h22

Correção:

"...venho tentando organizar minhas dúvidas..."

Quanto as dívidas não se preocupem.


Wellington

14/03/2009
21h32
Ficou até engraçado trocar a palavra "dúvidas" por "dívidas", quem começa a ler até assusta, achando que estou penhorando a "nossa casa" pra comprar telescópio de alto nível ou fazer uma vaquinha com os amigos do A11. Até que não seria uma má idéia.

Devo estar mesmo é com a cabeça no mundo da lua.

Mas voltemos à "dúvida" sobre a estrutura da Via Láctea, alguém arrisca?

aguardando...


Wellington

19/03/2009
09h35
Oi pessoal

Os dois braços da Via Láctea são "Perseus e Scutum-Centaurus". Os outros braços foram reclassificados como braços menores ou ramificações.

A Via-Láctea continua sendo como galáxia espiral e seus braços estão em movimento rotatório em torno do núcleo à semelhança de um grande cata-vento.

É no braço menor de Órion que está localizado o nosso sol, que efetua uma rotação completa em torno da galáxia a cada duzentos milhões de anos com localização a cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.

A maioria dos sites que visitei permanece com o modelo anteriormente conhecido, devem estar esperando maiores confirmações para se atualizarem.

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2926254-EI301,00.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Via_L%C3%A1ctea#Bra.C3.A7os_espirais

Vejam aqui nossa localização na Via Láctea.

http://atlas.zevallos.com.br/milkyway.html

Abraço a todos

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates