Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Wellington

24/03/2009
21h18
Observando o céu
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Oi pessoal

Estou criando o hábito de fazer pequenas anotações e desenhos esquemáticos dos objetos que tenho observado. Criando relações geométricas uns com os outros e registrando tudo que meus olhos alcançam através de limitadas lentes.

Tem sido um excelente exercício, depois entro no google e fico comparando minhas anotações. A intenção é puro e simples exercício de um iniciante autodidata.

Por enquanto é um pequeno refrator 50mm, herdado da época do Cometa Halley, em excelente estado de conservação apesar de ter ficado tantos anos na caixa. Só tive que desmontar tudo e fazer uma limpeza geral. Apesar de "miúdo", me surpreende muito.

As Plêiades tem sido meu limite e já registrei 35 estrelas por lá, sem contar com inúmeros pontos quase imperceptíveis que só os vejo no canto dos olhos ou quando estou olhando para uma vizinha bem próxima, quando tento centrá-los em meu campo de visão, somem. Motivo pelo qual cheguei nesse limite.

O que gostaria de saber é se tem alguma forma melhor de fazer esses desenhos, algum bloco especial do tipo quadriculado ou milimetrado para dar mais precisão nas relações espaciais entre um ponto e outro. Ou o usual é papel branco mesmo?

Abraço


jhonataastro

30/03/2009
17h20
e mesmo eu tenho um telescopioque eu e meu pai construimos de 50mm de diametro a sua lente maior quando o céu fica limpo fico vendo a nebulosa de orion Sirus a lua Saturno Marte mais o que gosto de ver e alglomerado aberto o conhecido Planaides fico olhando e tão bonito.Amo astronomia, já decidi o que quero ser quando crescer astronomo.Graças a APOLO11 descobri muitas coisas já vi muitos planetas.Eu gosto muito de site!!!!!!


Wellington

31/03/2009
08h30
Parabéns jonataastro,

Optar por astronomia é uma idéia fantástica. Estudar sobre mistérios do infinito, é não saciar nosso desejo de aprender ou descobrir. Permanecemos sempre crianças com olhos que brilham como estrelas a cada observação.

Antes só existia para nós a Terra, depois o sistema solar, mais adiante descobrimos que outras estrelas eram de fato outros sóis e finalmente demos conta que estávamos em meio a um derramamento gigantesco de eventos denominado Via Láctea. Somos um conjunto de fascinantes Constelações.

Não paramos por aí, infindáveis galáxias vieram ao nosso conhecimento e estamos indo em direção ao big bang com a "ilusão" de que encontraremos nossa origem cósmica, mas será quando finalmente descobriremos o sentido da palavra infinito. Esse será apenas o ventre que nos acolheu, estamos longe do nosso verdadeiro DNA.

Quando finalmente pudermos observar esse big bang, outros pontos de infindáveis estrelas brilhantes aparecerão à volta dessa descoberta, pontos mais distantes, e outras mais se mostrarão. Saberemos que cada ponto que brilha nesses "fogos de artifícios" cósmicos, não se tratam de super novas e sim de infindáveis big bangs. Esse é o infinito.

Grande abraço ao mais jovem astrônomo da nave Apolo 11.


Wellington

06/04/2009
02h26

Oi jonataastro tudo bem?

Como vão as observações? Aqui está tudo nublado. Enquanto as estrelas brincam de esconder, conte um pouco de como foi sua experiência de fazer um "tele" com seu pai.

Esperiència bacana né? Se preparando ainda para Astrônomo? Aqui não tem curso superior para Astronomia, mas estou aguardando vaga para um curso preparatório de amadores oferecido pela UFMG. "Vamo que vamo".

abraço.


jhonataastro

07/04/2009
19h59
A esperiencia foi boa, com muita pesquisa conseguimos endendetificar cada pecinha, montamos tudo e agora esta perfeito.Só foi deficio montar o jogo de lentes, mas conseguimos e agora está tudo bem.Dá o aumento que eu desejava. O objeto mais bonito que eu vi foi PLENADES!!!!!!!

Um abraço para o A11 e para todos que me ajudaram!!!!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco