Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Gabriel

04/04/2009
14h58
Sondas Voyager
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Olá pessoal

Vejam esta minha dúvida

Não existe nenhum rastreador ou aparelho que foi ou se pode colocar em sondas espaciais?

Porque vejam só,a Voyager 1 está quase saindo do Sistema Solar e a Voyager 2 já saiu do Sistema Solar,mas ainda as detectam certo?

Ok,suponhamos que daqui á uns 90 anos,se descobre uma forma de organismo vivo em algum exo-planeta perto da localização da Voyager 2,seria possível detectar esta sonda espaço afora?Ou manda-la para o Sistema Solar Extrasolar?

Eu me pergunto sobre isso,porque se quisessem mandar essa sonda espaço afora para detectar "vida" em outros planetas,porque não pensaram nessa possibilidade de a perder no espaço?

Abraço


Gabriel

04/04/2009
19h08
Poxa,muito obrigado pelos comentários...

=


cosmonauta

05/04/2009
00h20
Olá Gabriel.

Não entendi o que voce quiz dizer sobre rastreador numa nave espacial.

Toda nave, inclusive a Voyager é equipada com sistemas de transmissão de dados em Radiotelemetria, o que a faz ser rastreada. Mas não se esqueça que a distância aumenta demais e as baterias se descarregam e os painéis de recarga estão tão distantes do Sol, que deixam de trabalhar a contento.

No entanto, as transmissões via rádio de tão longa distancia chegam no limite, mesmo com os mais modernos e poderosos meios de recepção. E também, controle daqui sobre essa nave para mudá-la de órbita ou posição, seria mais possivel.

Mas esqueça a história de exoplanetas, em termos de exploração com naves espaciais. Apenas "telescopicamente".

Saiba que todo objeto no espaço orbita algum planeta ou estrela. E as Voyager, não seguem rumo ao espaço sideral, na direção de uma estrela, mas apenas se distanciam do Sol, orbitando este. Com o passar dos anos seu movimento chega ao apogeu, numa elíptica e começa a retornar, como fazem os Cometas.

Traduzindo, não existe possibilidade alguma de naves espaciais, planetas, satélites ou qualquer objeto ser transferido de uma estrela para outra.

É preciso que isto fique bem claro, não existe naves e vidas alienigenas circulando no espaço interestelar, entre estrelas, por mais próximas que estiverem.

Cada sistema solar é único em termos de vida orgânica.

Apenas através da Luz, em Ondas Eletromagnéticas se contacta outros sóis.

Um abraço.


Gabriel

05/04/2009
12h36
Ufa!Até que enfim alguém respondeu! Eu pensava que as sondas eram rastreadas por,bem,vamos dizer que fossem aparelhos especiais,muito obrigado pela resposta cosmonaulta!

Engraçado essa missão das Voyagers,com discos dourados com desenhos e as linguas da Terra,é como se fosse apenas 2 garrafas num oceano infinito...Bem,os cientistas que as projetaram talvez tinham esperanças,hehe!

Abraço

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire