Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Mahara

11/05/2009
16h33
Ò dúvida cruel!!
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Boa tarde amigos! È um prazer participar deste grupo e uma esperança para mim encontrar uma resposta para uma dúvida que de tanto me intrigar já estou achando que é coisa boba, mas que ainda nem eu nem ninguem a quem eu perguntei encontrou resposta.

Pois bem , vamos lá.

Não podemos ver as estrelas durante o dia pois a luz as ofuscam certo?

Só podemos ver as estrelas que estão no sentido contrario ao sol, as que estão "atrás" do sol nos são invisíveis.

Portanto, se o sol se "apagasse" por um instante poderiamos observar estrelas ainda não observadas de nossa superfície? (num eclipse total podemos ver tais estrelas?)

Ou ainda,num determinado solsticio observamos as estrelas situadas em uma determinada direção do espaço, no solsticio oposto não deveriámos observar estrelas da direção oposta?? No entanto o céu é sempre o mesmo, porquê?

Aguardo anciosamente as respostas deixando a todos os trípleces e fraternais abraços!!!


Gilda

11/05/2009
17h21
Olá Mahara, seja bem vinda!

Vamos lá!

De fato, durante o dia não podemos ver as estrelas pois o brilho intenso do Sol as ofusca, com exceção do período da manhã ou anoitecer, quando os raios do Sol ainda não tem intensidade suficiente para impedir que sejam vistas.

Durante um eclipse total do Sol é possível sim ver as estrelas. Inclusive foi através desse tipo de observação que Einstein provou a teoria da deformação do espaço pela gravidade, proposta em 1915.

Quanto ao céu visível, ele não é sempre o mesmo.

Imagine hoje. Ao meio-dia temos centenas de estrelas atrás do Sol, mas que não podem ser vistas, correto?

A Terra gira e chega a noite e sem a presença do Sol as estrelas se tornam visíveis. No entanto, como a Terra girou as estrelas visíveis são outras. Aquelas que estavam atrás do Sol continuam alí, disponíveis agora para os observadores do outro lado do hemisfério, mas que também não podem vê-las devido ao Sol.

Devido ao movimento de translação ao redor do Sol, seis meses depois as coisas se invertem. Aquelas estrelas antes eram visíveis à noite agora estão atrás do Sol e são ofuscadas por ele, mas as estrelas que estavam atrás do Sol durante o dia estão disponíveis à noite. E assim sucessivamente, anos após ano.

Em resumo, o céu observável é sempre o mesmo, mas a porção que está visível se alterna a cada seis meses.

Gilda!


Tot

11/05/2009
17h31
Mahara, seja bem vindo.

Outros membros poderão iluminar tuas duvidas, já te esclareço que a estrela mais proxima de nosso sistema solar se não me engano está a mais de 4 anos luz de distancia, e nessa distancia nosso sol pareceria um palido ponto incapaz de fazer qualquer coisa relativo a iluminação.

faça uma rapida pesquisa e verás que nossa estrela "O SOL"

está a 8 minutos luz da terra.

Espero ter dado inicio ao fim de tuas duvidas,

Abraço,

Tot


Mahara

11/05/2009
18h36
Gilda obrigado por sua resposta, porem ainda restou dúvida. Você disse:"o céu observável é sempre o mesmo, mas a porção que está visível se alterna a cada seis meses." O céu observável não é justamento a porção visível?

Você disse ainda:"Aquelas que estavam atrás do Sol continuam alí, disponíveis agora para os observadores do outro lado do hemisfério, mas que também não podem vê-las devido ao Sol." Como elas podem estar disponíveis para observadores senão podem ser vistas(observadas)? Não é meio antagônico isso? Abraços!!!


cosmonauta

11/05/2009
18h59
Oi Mahara, benvinda ao Forum.

A Gilda explicou direitinho, mas voce ainda não captou.

Mas analise o seguinte. Em 1 ano a Terra faz uma volta em redor do Sol. Correto?

Bem, continuando, a cada dia ou seja a cada noite, devido a esse movimento as estrelas nascem um pouquinho mais cedo, e assim a cada 6 meses todas as estrelas visiveis a noite são outras.. Ao final de 6 meses as estrelas que estavam nascendo ao anoitecer, aparecem agora se pondo ao amanhecer e as que não eram visíveis, que estavam do outro lado da Terra, aparecem no céu.

Tome como exemplo a estrela mais linda do céu, a mais brilhante, SIRIUS, e também as 3 Marias, que agora se encontram a oeste ao anoitecer, a cada noite elas se encontram mais baixa até atingir o horizonte dentro de poucos dias.

E aí começa a aparecer ao clarear o dia.

Isso devido ao Movimento de Translação, exercido pela Terra ao redor do Sol.

Um abraço.


Gilda

11/05/2009
19h19
Olá Mahara, tudo bem?

Desculpe dizer "bem vinda". Quando li seu post estava sem foto e não me dei ao trabalho de ver o perfil.

Olá Cosmonauta e Tot!

"Céu observável" é o céu que podemos ver aqui da Terra e de todo Sistema Solar, com todas as 88 constelações. Não significa que esteja completamente visível o tempo todo.

"Aquelas que estavam atrás do Sol continuam alí, disponíveis agora para os observadores do outro lado do hemisfério, mas que também não podem vê-las devido ao Sol. Não é meio antagônico isso?"

É simples: O fato do Sol ofuscar as estrelas não significam que não estejam ali, atrás dele. Apenas não são visíveis, da mesma forma que não estavam visíveis 12 horas antes.

Gilda!


cosmonauta

11/05/2009
20h25
Olá Mahara, seja benvindo.

Mas com esse nome e sem a gente ver o perfil, agora com foto, nos enganamos.

Desculpe tá?

Creio que agora voce ja deve ter começado a entender. OK?

Outra coisa, tente ver as estrelas e as vezes a passagem de Cometas próximo ao Sol, através do telescópio SOHO.

Na página inicial entre em Atividade Solar, depois clique de novo sobre a imagem, aumenta um pouco mais.

procura entender como funciona o SOHO.


Mahara

12/05/2009
00h03
Muito obrigado galera!! Agora sim entendí, o problema é que eu achava que as estrelas eram sempre as mesmas, no mesmo lugar o ano todo!!

Quanto ao nome, deixa pra lá rsss!! è mais uma sigla, nome artístico,rsss!!(Nenhuma inflencia de novela da Globo hein!ha ha ha)

Abraços a todos! Adorei o site e o forum, já está nos meus favoritos!!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco