Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Luciana

24/05/2009
23h58
Bola avermelhada que atravessa o céu
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Por favor, eu gostaria de um esclarecimento. Já é a segunda vez que vi atravessar o céu noturno, lentamente e sem deixar rastro, uma bola avermelhada proporcionalmente do tamanho da lua. Penso que não é um meteoro pois todos que vi até hoje foram muito rápidos deixando rastros. Muito obrigada pela atenção. Beijo. Luciana.


cosmonauta

25/05/2009
00h39
Benvinda Luciana.

Bolas avermelhadas existem, mas do tamanho da Lua?

Deve tratar-se de um Balão, mas tente nos dar mais detalhes quanto a forma, aparencia, se arredondado ou deformado, sentido de seu movimento, (de onde para onde).

Nada de satélites, com esse tamanho não há possibilidade de ser objetos no espaço ocupado por eles.

O maior objeto visível, mas um tanto menor, se bem que muito lindo e bem brilhante, é a nave "ISS", Estação Espacial Internacional, que aparece geralmente por algumas noites ou madrugadas numa velocidade aparente de um avião. Mas apenas ao anoitecer ou amanhecer. (Até 2 horas após ou antes) Depois entra na sombra da Terra e seu brilho refletido deixa de ser visto.

Em nossa região ela passa sempre de Noroeste para Sudeste ou de Sudoeste para Nordeste.

E são previsiveis quando terão sua passagem e mesmo aqui comentamos muito sobre ela.

Abraços e continue participando.


Luciana

28/05/2009
14h07
Olha... poderia ser tudo, menos um balão. Já ví balões e são bem diferentes dessa bola que descrevi. Isso ocorreu mais ou menos há uns 5 anos. Foi na cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Ela cortou o céu na direção Leste-Oeste sem deixar rastro, com elevação de 45 graus mais ou menos.

Descadastrado

28/05/2009
14h20
Luciana,

Pra todo fenômeno, existe uma explicação palusível.

Poderá ser balão meteorológico refletido a luz solar ou até balão tripulado daqueles que possuem um cesto de vime pendurado (isso se a hora da visualização for logo após o nascer do Sol ou próximo ao entardecer que são as melhores horas para vôo de balão).

Com certeza não é nada fantástico ou sobrenatural.

ATM!

Mais ciencias e menos Ufolatria.


CHM

28/05/2009
18h11
Não faz muito tempo que surgiu um assunto parecido e o Bitil colocou esse link http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/classif.htm e o autor do post ficou satisfeito com a resposta.

Se voce gostar do que diz a matéria agradeça ao Bitil, foi ele quem pesquisou

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles