Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Descadastrado

26/05/2009
11h18
Observação do Hubble
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Olá, pessoal, estou começando a observar os satélites que passam por minha cidade e fiquei com uma dúvida sobre o Hubble, que eu acho que vi. É o seguinte: o objeto saiu do ponto previsto no horizonte, mas cruzou o céu até o lado oposto. Quando observei a ISS ela logo desapareceu na sombra.Será que vi outra coisa? Não era avião, pois não piscava.

CHM

26/05/2009
14h26
Acredito que tenha feito tudo certo e visto a passagem completa do hubble. Onde moro sempre vejo o hubble por pelo menos 3, 4 minutos e a ISS chego a observar por 6 minutos ( com tempo limpo, claro).

Está no caminho certo. boa sorte nas próximas observações

Um abraço


cosmonauta

07/06/2009
14h30
Olá Bene.

Ao observar-mos um satélite no céu, devemos levar em conta alguns parâmetros para entender como funcionam.

Assim, mesmo que voce tenha visto no mesmo horário, o Hubble voa um pouco mais devagar(aparente), pois se encontra em maior altitude que a ISS, cerca de 200 km acima.

E também atinge maior distância visível, porque a sombra da Terra ainda se encontra mais baixa e a ISS já estaria no escuro.

Também a órbita do Hubble é de menor inclinação, e assim as vezes, seu trajeto terá iluminação solar por mais tempo. Principalmente agora que o Sol se encontra ao Norte e se a ISS se dirija ao Sudeste.

A Inclinação em relação ao equador terrestre do Hubble é de 28 graus e a da ISS de 52 graus. Isso muda a trajetória de suas órbitas.

Um abraço a todos.


Descadastrado

07/06/2009
20h42
Agradeço as informações, aliás tinha escrito uma resposta ao CHM, mas não está aqui, que será que eu fiz de errado?rsss...

Realmente observei que a ISS é mais rápida e mais brilhante.

Gostei muito de ver os dois e tbem já consegui ver um Iridium flare, para mim essas coisas são emocionantes!

Aproveitando a boa vontade de vcs, tenho mais uma dúvida de iniciante: quando há a informação de que o objeto se dirige para o norte,por exemplo, é sempre o norte magnético do local? Desse modo se o objeto aparecesse por exemplo no azimute digamos 200 a trajeótria seria desse ponto em direção ao norte do lugar em que o observador está?

Desde já agradeço a ajuda!

E boa semana para todos do A11!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis