Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Great

17/06/2009
15h02
Pontos brilhantes no céu!!
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Hoje pela manhã, e já não é a primeira vez que vejo isso, que ao sair de casa olho para o céu e vejo pequenos pontos brilhantes como se fossem estrelas bem pequenas se movimentando na abóboda. Saio de casa por volta das 5:20 da manhã, e como hoje existe uma "conjunção" de júpiter, lua, e venus com marte mais abaixo de venus fiquei olhando por alguns minutos até ver um desses pontos brilhantes se movimento de oeste para leste, e um outro de norte para sul. O que vi pela primeira vez ia de noroeste para sudeste. A velocidade desses pontos não são altas e não deixam rastro. Cheguei a pensar que seriam aviões, mas aviões possuem luzes que piscam e a altura desses pontos são muito altas. Será que são satélites? Meteoros não são porque não deixam rastro. Nem Disco voador porque não acredito nisso.

Victor Hugo

17/06/2009
15h47
Já vi isso, já postei aqui no fórum também. Digo mil vezes que é Sondas de UFO, mais ninguém acredita...

cosmonauta

17/06/2009
20h05
Olá Great.

Simplesmente são satélites, nada mais que isso.

Alguns são mais lentos por estarem mais altos.

São vistos antes de amanhecer até 2 horas, assim como até 2 horas após anoitecer.

Isto por que são iluminados pelo Sol, refletindo seu brilho antes de entrar na sombra da Terra projetada no espaço.

Circulam normalmente de Sul a Norte ou N/S, de Oeste para Leste ou rumo para Nordeste e Sudeste. Jamais em rumo Leste/Oeste.

Abraços.


Victor Hugo

17/06/2009
22h10
Cosmonauta, agora explica porquê vejo todos os dias num certo ponto aqui do céu de minha cidade, um ponto muito brilhante, que se move devagar, depois para, depois se move, apaga, depois ascende denovo, depois apaga atéé sumir.

E sempre nesse horário: 22:00/22:10

Todos os dias +/- nesse horário. Acho que não são satelites, ein?

Abraço.


Great

17/06/2009
22h42
Valew cosmonauta!!!

Abraços


cosmonauta

18/06/2009
02h36
Victor Hugo

Tua pergunta é um tanto ímpar, visto que se esse objeto faz todos os dias o mesmo movimento, no mesmo horário e no mesmo local, deve ser por demais fácil de ser analisado.

Parece muito tratar-se de um avião em rota normal, mas avião não para no céu, nem voa aos trancos, como também nenhum satélite faz isso. Tente mais detalhes ou consulte alguem na área da aviação. Teremos prazer em analisar o fato e resolver esse problema. Esqueça coisas de UFOs.

Um abraço.


Victor Hugo

18/06/2009
04h59
Hoje a noite, vou ficar com meu telescópio mirado pra onde ele aparece. Quando aparecer, vou focar nele, e descobrir esse mistério!

Abração!


Gilda

18/06/2009
06h00
Agora o Victor Hugo começou a agir como um pesquisador!

Gilda!


Sr. Bilbo

18/06/2009
15h38
Na verdade os amigos Victor Hougo e cosmonauta estão certos.

Esses pontos não passam de um tipo de reflexo da luz solar em satélites chamado Iridium Flare. É como brincar de refletir a luz do sol em pequenos espelhos.

Qualquer dúvida, vá até a seção de astronomia do apolo 11, lá entre em "What's Up", e clique em "Iridium Flare", então digite o nome de sua cidade e saberá a hora e local certo para observar.

A única coisa que você deve saber é sobre azimute e elevação, mas isso você aprende no "What's Up".

Se quiser ir direto a página entre nesse link: www.astrosat.net/


Victor Hugo

18/06/2009
17h32
Sr. Bilbo, é dificil acreditar que seja Iridium Flare, pois apaga e ascende novamente, e sempre as 10:00/10:10 da noite. Não é ao amanhecer nem ao entardecer, como geralmente acontece os flares.

E dura muito tempo, cerca de 15min no céu, um Iridium Flare não passa dos 10seg.!

Abraço.


Great

18/06/2009
22h36
O que eu vi com certeza não é iridium flare, pois o brilho era constante e de formato uniforme. Com certeza eram satélites.

Sr. Bilbo

22/06/2009
15h19
Se não é um Iridium, então eu também vi uma coisa desse tipo.

Certa vez, eu estava observando o céu à noite, e vi um ponto brilhante que durou bastante tempo, mas não piscava. Depois descobri que se tratava mesmo de um satélite.

Talvez fosse também o Hubble ou a ISS, e se movimentava sentido leste/oeste.

Além disso, na minha cidade, Bauru/SP, houve um caso parecido, e que um garoto fotografou e foi parar em capa de jornal, mas infelizmente, graças à ignorância do povo, mais uma vez isso foi relacionado com um UFO, e até mandaram ufólogos de Araçatuba e Sorocaba para investigar.

Tomara que algum dia essas pessoas tomem conhecimento de que nem toda luz no céu é um ser extraterrestre, e parem de se preocupar com o fim do mundo e essas coisas.

Quem faz o mundo é a humanidade, e não ET's, mas até agora não chegamos a um nível de conhecimento satisfatório. Vamos torcer!

Abs!!!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates