Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Sr. Bilbo

08/07/2009
11h33
Dúvida em Iridium Flare
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Salve, pessoal.

Nesta terça-feira, 07/07, havia programação para dois Iridiums Flare em minha cidade (Bauru,SP): um de brilho mais forte, com magnitude de -5, às 18:56:35, e outro mais fraco, com magnitude -2, às 18:57:24, ambos com sentido de deslocamente em N-S.

Ocorre que alguns minutos antes, enquanto eu esperava o evento, aproximadamente às 18:54, ocorreu uma espécie de iridium bem fraco em N-S, e às 18:56 ocorreram dois outros ao mesmo tem: um já programado, de -5, em N-S, mas outro bem próximo um pouco menos radiante, em S-N, enquanto eu não consegui visualizar o das 18:57.

A minha dúvida é se poderia ter havido algum erro de cálculo por parte do programa do AstroSat, ou é apenas algum outro satélite que por pura coincidência tenha se presenciado naquele momento.

Espero que respondam!

Abs!!!


Victor Hugo

08/07/2009
14h01
Olá amigo,

Eu acho que você presenciou um duplo Iridium Flare, e é meio raro acontecer isso! Se não foi isso, concerteza foi outro satelite ou até meteoro.

Abraço!


cosmonauta

08/07/2009
21h31
Olá Sr Bilbo.

Ontem foi o dia.

Eu assistia a passagem do Hubble no sentido Oeste/Leste, quando um belo satélite apareceu de Norte a Sul e cruzaram bem acima, num belo espetáculo.

Mas o Hubble daí a pouco tambem gerou um belo Flare, quando seu brilho aumentou bastante.

Por coincidencia um outro Flare, talvez de um Iridium, aconteceu logo ali perto e a Leste.

Os satélites Iridium, geram um belo Flare, mas eles não são visiveis em sua trajetória normal.

Isso de ter brilho repentino, acontece com inúmeros outros satélites também, embora não tão brilhantes como os da série Iridium.

Um abraço.


thiagoaeb

09/07/2009
19h49
É amigo cosmonauta! Eu tbm vi o hubble fazendo um espetaculo junto a outro satélite! Muito bom mesmo!

lucasdelima

15/07/2009
09h32
Já vi vários flares mesmo não sendo previsto no site do iridium flares,a diferença dos iridim para os comuns é a magnitude que pode chegar a 9 enquanto os outros satelites tem uma magnitude inferior,basta observar o céu por uns 20 minutos e será possivel ver varios satelites que não são da classe Iridum.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard