Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Victor Hugo

22/07/2009
08h00
Mancha brilhante surge em Vênus
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Uma intensa mancha brilhante apareceu nas nuvens de Vênus. Poderia estar associada à atividade vulcânica na superfície?

Imagem: http://www.lucasvm.eng.br/wp-content/uploads/2009/07/venus.jpg

O Sistema Solar está ficando cheio de manchas. Antes, Júpiter levou um “pedala” de um asteróide ou cometa, aparecendo como uma cicatriz escura na atmosfera Joviana, a agora Vênus está mostrando uma brilhante mancha branca na sua região polar sul.

Em um alerta para outros astrônomos amadores, o observador Frank Melillo relata nas suas imagens capturadas no dia 19 de Julho: “Eu já vi manchas brilhantes antes, mas esta mancha está em uma área excepcionalmente brilhante e intensa.

Ele sugere que a mancha pode ser explicada como um efeito atmosférico, mas poderia ser um sinal de atividade vulcânica na superfície do planeta? Vênus está coberta em uma camada grossa de nuvens, que impede qualquer observação visível da superfície. Portanto, um radar é usado para mapear a superfície, mas atividade vulcânica nunca foi observada diretamente.

“Uma erupção vulcânica seria interessante, mas vamos esperar e descobrir!” diz o Dr. Sanjay Limaye, um especialista sobre o planeta Vênus na Universidade de Wisconsin. “Uma erupção teria que ser bem energética para enviar uma nuvem nessa altura.” Além disso, a uma latitude de 50 graus ao sul, a mancha está fora da região de vulcões conhecidos em Vênus.

Melillo comenta que a mancha não irá ser vista com a mesma intensidade que tem agora, graças à rápida rotação da atmosfera do planeta. “Eu espero que alguém fotografe Vênus na terça-feira, quando está parte da atmosfera estiver virada para nós novamente,” diz ele.

Futuras observações irão ajudar a descobrir a origem da mancha brilhante, e a forma com que ela evolui enquanto a atmosfera se agita.


Descadastrado

23/07/2009
19h31
Vitor Hugo - O Sistema Solar está ficando cheio de manchas. Antes, Júpiter levou um “pedala” de um asteróide ou cometa, aparecendo como uma cicatriz escura na atmosfera Joviana, a agora Vênus está mostrando uma brilhante mancha branca na sua região polar sul.

Eu - HaHaHA Gostei do "Pedala"!

Boa definição pro impacto.


Victor Hugo

23/07/2009
20h28
Febre amarela, pandemia da gripe H1N1, manchas nos pólos de Venus e Jupiter, série de aviões caindo, mega eclipse,crise financeira mundial, etc...

É... 2012 está vindo! E NIBIRU vem ai!

Hehehehehe


Descadastrado

23/07/2009
20h55
Febre amarela, pandemia de gripe, crise financeira mundial, passagem de cometa, Navios afundando, eclipses...

Tudo isso aconteceu no início da século vinte sem "Nibirú" e nem profecia "Maia".

Me passa o número da sua conta corrente que se o "Nibirú" ou "Hercóbulus" ou qualquer coisa que pareça um planeta e passar por aqui e carregar as "almas ruins", eu vendo o que tenho e deposito tudo lá...HeHeHe


evanir

24/07/2009
13h12
qualquer pessoa que viveu mais de 40 nos aqui na terra sabe que algo esta errado nao precisa ser cientistas nem astronomo. pra ver que tem algo errado com jupiter com venus e com outros astros.

Victor Hugo

24/07/2009
14h37
Hehehehe depois te passo ATM! =p

Evanir, nem precisa viver mais de 40 anos, eu com 15 anos já percebo isso!


Descadastrado

24/07/2009
14h52
Qualquer pessoa com 40 anos ou mais e que seja sensato, sabe que não havia equipamento sensível o suficiente e nem sondas espaciais e telescópios em órbitas para se registrar o que se registra hoje, na superfície dos planetas do Sistema Solar.

Só tolos e malucos acreditam em profecias e planetas que não existem.

Esses assuntos ficam bem em fóruns de misticismo ou ufologia.

Em fóruns de astronomia e astronáutica, só servem de motivo de chacota e exposição ao ridículo.

Saudações!

ATM


evanir

24/07/2009
18h15
nao estou falando de sondas espacias nem telescopios. porque nao precisa de um equipamentos desses pra ver que venus e jupiter. aumentou seu brilho. coisa que nunca foi vista antes. estou falando que as pessoas mais velhas. mesmo sem equipamento ja perceberao que tem algo errado.

nao estou falando de misticimos nem de profecias. pois nao acredito nisso. acredito na ciencia.

se quer saber tenho um cientista em casa ok.


Descadastrado

24/07/2009
20h10
Baseando-se só no que dizem "os mais velhos" não é ciência, é ESPECULAÇÃO.

Se você tem um "cientista" em casa, aproveite e peça para ele te ensinar o que é "método científico" e o que é "senso comum", quem sabe, você irá aprender que para se fazer uma afirmação em ciência, tem que que estar baseada em dados, medições e registros.

Citações do tipo "alguém falou" ou os "cientistas dizem" ou "os mais velhos afirmam" são vagas e não contribuem para um debate científico.

Afinal, em que estudo você se baseou para afirmar que Venus e Júpiter estão mais brilhantes?

ATM


evanir

25/07/2009
00h38
bom ou vc e cego ou nao olha as estrelas a noite. de madrugada. da pra ver a olho nu que estao muito mais brilhante. nao vamos mais discutir isso ok. deixa pra la. oque interesa e oque sei e vi o resto. nao se discute. obrigada abraços.

kelso

25/07/2009
05h49
Olá Evanir, tudo bem?

Não existe nenhuma alteração na magnitude de Vênus ou Júpiter. Nessa época Vênus brilha muito mesmo. Não é a toa que é chamado de "estrela" dalva ou Vésper. Atualmente está com magnitude de -3.9 mas algumas vezes fica ainda mais brilhante, chegando a -4.3 e pode ser vista até quase meio-dia.

Júpiter ídem. Está com -2.3 de magnitude. Compatível para a posição dele na órbita e distância da Terra.

Kelso


cosmonauta

25/07/2009
12h39
Olá Kelso

Por onde tem andado o amigo, que não tem aparecido mais

por aqui? (raramente)

Tens acompanhado as matérias e os "diálogos" daqui do forum?

As matérias sobre a corrida espacial e os 40 anos da alunissagem, mais o Chat durante o lançamento da Endeavour e eventos na ISS?

Continue participando, vamos dar uma forcinha aqui, com teus sérios e brilhantes conhecimentos na área.

De fato a aparencia de Venus é deslumbrante, tanto de madrugada agora, como quando a noite passa por este ponto de distanciamento angular, gerando um brilho incrivel.

Júpiter se aproxima da órbita da Terra (o inverso, é claro) e também se revela muito "aceso".

Para quem não é acostumado e nem acompanha certos movimentos planetários, estranha a magnitude quando das aproximações de nossa órbita.

Um abraço Kelso.


Aurora

25/07/2009
21h00
Boa Noite!

Sempre acompanho o site, sou prof. de Ciências e o indico p/ os meus alunos, que comentam em sala o que lêem aqui.

Esta é minha primeira postagem. Gostaria de saber, se possível, se a NASA se pronunciou oficialmente sobre a mancha em Vênus, e se há algum projeto em andamento sobre novas descobertas acerca da superfície deste planeta.


kelso

26/07/2009
11h21
Grande Cosmonauta, o Russo!!!!

Tudo em paz por aqui. Espero que em Nova Andradina, também!

Estou sempre acompanhando o Fórum e sempre lendo suas brilhantes explicações. Eu é que anda um pouco sumido do Fórum, mas como disse, sempre lendo as postagens.

Aqui o céu não tem colaborado para observações. Anda muito nublado, mas espero que dê para ver a mancha em Vênus, se ainda estiver lá. Li alguma coisa que seria um vórtice de tempestade, mas nada conclusivo ainda.

Vou participar mais!

Aurora, tudo bem? Seja bem vinda!

A Nasa não é um instituto de astronomia e sim de astronáutica e espaço. Se houver algum pronunciamento por parte deles será através de algum observatório que realiza pesquisas em conjunto com eles. Normalmente a Nasa fornece os meios para as pesquisas, como os telescópios e sondas.

Recentemente houve uma análise das imagens captadas pelo telescópio Hubble sobre o impacto em Júpiter. A imagem, excelente, foi a primeira que o telescópio fez depois que voltou a funcionar.

Aqui no Apolo11 tem bastante coisa sobre Vênus. É só escrever "Vênus", na caixa de Pesquisa, lá em cima!

Um abraço a todos!

Kelso


Aurora

27/07/2009
11h01
Bom Dia a todos,

Bom Dia Kelso!

Grata pelas boas vindas!

Aqui na Baixada Santista há muito estamos com o céu muito cinzento, muito frio e chuva. Nem lembro mais como era o Sol, por tanto tempo sem o ver...só vejo por fotos.

Me equivoquei com o foco da NASA, não é mesmo? Valeu mostrar a distinção dos intitutos! Então deve haver um observatório específico só para estudar Vênus, é isso?

Vou buscar os arquivos do APOLO11 sobre Vênus, quem sabe tem mais detalhes sobre esta mancha que recentemente apareceu. Agradeço a dica!

Uma ótima semana!

Aurora

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis