Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Sr. Bilbo

26/08/2009
21h29
Telescópio Caseiro
Categoria: Binóculos, Telescópios, etc.

Aiya, pessoal!!

Já estou há um tempo planejando montar um daqueles telescópios caseiros, com cano de PVC, pois há vários sites com instruções das mais variadas para se criar um. A única dúvida , e que não consta resposta em nenhuma das páginas que acessei é sobre o custo... aliás, alguém aqui já construiu um? Refrator ou refletor? Se a resposta for sim em alguma das perguntas, quanto pode pesar no bolso? Ultimamente (nos últimos treze anos,rs) a grana tá curta pro meu lado, mas além disso também vale pela experiência, e gostaria de poder construir o meu, antes de comprar um!

De qualquer forma, espero que respondam!!

Namárië, humanos!!!!!!!!!


jhonataastro

27/08/2009
14h04
E um que usa lente de oculos como objetiva?

Sr. Bilbo

27/08/2009
14h50
Esse a que você se refere é o refrator, pelo o que eu sei, mas pesquisando em alguns lugares, vi que talvez seja melhor optar pelo refletor Newtoniano. Só continuo sem saber quando pesa financeiramente?

Sr. Bilbo

27/08/2009
19h36
...finaceiramente!*

Foi mal, eu errei!!


noite

29/08/2009
15h02
depende de oq vc quer ver um telescopio refrator e mais indicado para observaçao de planetas e a lua ja que o tubo do telescopio e fechado nao tendo turbulencia do ar ja o refletor e mais indicado para observaçao de estrelas ja que a objetiva e maior mas eu acho que para um telescopio caseiro e mais indicado o refrator por que e mais facil de monta e acha o materia

uma dica na montagem de um telescopio refrator e usa como objetiva uma lente biconvexa e atras dela um divergente para tirar as aberraçoes ok!!!!

nao sei se eu ajudei

obs desculpa os erros de ortografia


jhonataastro

05/09/2009
11h13
Eu prefiro um refletor pois e feito de espelhos, que dam a cor orignal do objeto,tenho um telescopio newtoniano 150mm.

***Teo***

21/01/2010
17h35
Aew se alguem souber o que devo usar como ocular em um telescopio refrator que construi (com objetiva feita de lente de binoculos de 50mm), estou usando o monoculo de fotografia como ocular, mas não amplia quase nada, então poderiam me sugerir algo que sirva e que funcione ...?

Vlw


noite

26/01/2010
15h34
olha tem uma ocular que vem nesse binoculos de camelo elas sao boa que custa em torno de 28 reais ela nao te dara muito aumento mas uma grande area de corbetura em graus e muito

***Teo***

26/01/2010
15h58
Valew pela dica...

Neste fim de semana eu estive pesquisando e encontrei algo que pode ser utilizado como ocular: "Lupa de bolso" .

tem um video no youtube que mostra a contrução de uma luneta desse tipo.. só que o kara usa uma garrafa PET 2L, como o corpo da luneta, que por sinal diminui bastante a visualização, e ele tambem não usa algum 'diafragma' (disco de cartolina preta com um orificio de aprox 25mm, que serve para reduzir um pouco da ABERRAÇÃO CROMATICA.) atras da objetiva, que acaba por distocer um pouco o que esta sendo observado.

Vou tentar fazer desse jeito, mas não sei onde encontro 'lupa de bolso' para comprar... vou tentar o que o noite disse , usar o ocular de binoculo...

_link do telescopio caseiro com lupa e lupa-de-bolso:

http://www.youtube.com/watch?v=9duS7MOLJr4&feature=related


***Teo***

27/01/2010
17h34
E aew gostaro do video??? comentem....

alguem tem uma noção de onde eu encontro essa 'lupa de bolso' (lupa de joalheiro)??? papelaria , relojoaria...??

Me ajudem por favor....................................


Hellraiser

27/01/2010
17h49
Teo, essa lupa de bolso pode ser encontrada em camelôs no centro de São Paulo, mais precisamente, na rua Santa Efigênia e imediações.

Quanto ao vídeo, é curto mas dá uma boa noção de como se constrói uma luneta caseira.

Não espere grandes aumentos ou imagens espetaculares destas que vemos captadas pelo Hubble ou outros telescópios potentes.

Boa sorte na construção da sua luneta.


noite

30/01/2010
15h41
olha so teu isso que o Hellraiser falou e verdade nao vai tem grande aumento msm eu ja fiz uma nao de lente de lupa lente de binoculo e fico muito boa msm

uma dica se for faser de garrafa pet coloca uma cartlina preta em volta pq a luz de fora pode atrapalha jae t++++

a tenta a luneta de galileu e bem melhor e mais resistente e facil de achar so que um pouco mais cara


***Teo***

30/01/2010
18h56
Ah. e + uma coisinha....

se alguem achar alguem projeto na net que ensine a fazer um tele barato, (como esse que estou pretendendo fazer) que tenha um bom aumento, posta aí o link do site, ou manda pra mim no meu e-mail. Vlw


***Teo***

30/01/2010
19h08
Aew de erro aki na pagina e não sei se esta aparecendo o meu comentario anterior ao das 18:56 Hs.

mas vou postar aki

Vou encapar por dentro com papel camurça preto para diminuir a refração de luz. Irei construir com o corpo em PVC de '3 Polegadas': a objetiva numa ponta, um espelho em 45º a uma distancia media de uns 30cm da objetiva, e a ocular (lupa de bolso embutida dentro de um "focalizador" de binoculo )logo a cima do espelho (imitando um prisma azimutal).

o problema é que não moro na capital de SP, moro em CANDIDO MOTA, cidade da vizinhança de Baruru, Marilia e Assis, ja procurei em Assis inteira, mas onde vendiam astavam sem essa lupa no estoque...

Bom tem uma img postada por mim msm aki nesse site (o projeto não é de minha autoria, 'um amigo que me enviou' apenas postei ele .)

va ser + ou - assim

http://www.badongo.com/pt/pic/8573674


Hellraiser

30/01/2010
22h19
Teo, tente estes projetos aqui:

http://www.observatorio.ufmg.br/pas66.htm

http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/11-3/artpdf/a5.pdf

Boa sorte.


***Teo***

31/01/2010
11h51
Valew pela dica,

mas não consegui entender uma coisa do 1º site:

ele mostra onde vai a lente de "6 graus +" e a lente de "1º grau + " mas não entendi onde vai a lupa que ele coloca na lista de materiais.... ajudem-me

ah e quanto ao 2º site acabei de fazer uma igual a essa ontem, ficou boa , não tem muito aumento mas a qualidade otica é alta, e por isso é recomendada para iniciantes.(amplia um pouco + que um binoculo'7X50'que eu tinha{que por vista ouve um pequeno acidente (caiu de cima da estante) e acabou quebrando ele em duas partes... :-( })

... é isso a duvida minha tah gerada em torno do 1° site....


***Teo***

31/01/2010
17h06
Aew galerinha, depois de ler e ver varias materias sobre a construção de um telescopio caseiro cheguei a seguinte conclusão do que irei fazer por enquanto (enquanto não posso comprar um pronto, ou um kit de montagem de um )

Esse é o projeto que estou preste a fazer (projeto de minha autoria, uploado por mim):

http://www.badongo.com/pic/8582406

----------------------------------------------------------

Minhas duvidas estão geradas en torno de que lente devo usar como objetiva e ocular (no momento estou querendo usar como ocular um 'Lupa de bolso' visto que ela é a que mais se assemelha a uma ocular de verdade, pois ela ´´e um 'Triplet', tambem existe 'Doublet').

Quanto a Objetiva estou pensando em usar uma lente de binoculo 7X50, visto que por ela ser plano-convexa diminui a aberração cromatica.

Alguem que posta aki e que entende bastante de telescopio pode me dizer se esse meu projeto pode gerar um bom aumento e qulidade??? (pois não quero passar horas ou dias procurando os materiais, e depois de pronto me decepcionar...)Se souberem de alguma outra lente que posso usar (tanto na ocular como na objetiva), que dê um bom aumento me fale ou avise.

Só vou esclarecer uma coisa aki. Estou querendo fazer esse tele + pra observação Lunar, planetaria e algumas nebulosas (quase impossivel com tele 'caseiro').Quero ter um aumento da lua que dê pra ver suas crateras (com noção de relevo e profundidade) + ou - como dessa foto :

http://www.badongo.com/pic/8582427

__________________________________________________________

Bom é isso pessoal espero que voces me entendam...

desculpem-me por escrever tanto :-)

Valew


Hellraiser

01/02/2010
00h12
Teo, se tua intenção é construir um telescópio para observação lunar, planetária e de objetos difusos, como galáxias e nebulosas, não há nenhum projeto com lentes de óculos ou lupa que te proporcione isto.

Geralmente, os aumentos são demasiadamente pequenos e a qualidade das imagens bem sofríveis.

Se quer construir o seu próprio telescópio, sugiro que parta para um do tipo REFLETOR que, em lugar de usar uma lente como as lunetas, utiliza-se de um espelho concavo que recebe a luz dos objetos celestes, refletindo em um espelho plano e passando através de uma ocular que dará o aumento necessário.

A empreitada é longa e trabalhosa mas não é impossível.

Sugiro que comece por adquirir conhecimento e só depois partir para a construção de um.

Comece lendo o site do OBSERVATÓRIO PHOENIX na seção FAÇA SEU TELESCÓPIO e veja como é possível se construir um.

Leia muito, adquira muita informação e só depois de estar certo de que pode encarar o "serviço", é que eu te aconselho a começar.

O link do OBSERVATÓRIO PHOENIX é este: http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/

Se decidir construir, boa sorte.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire