Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Apolo11.com

22/09/2009
08h15
Os recursos para se mandar o Homem Marte ou à Lua seriam mais bem aproveitados se a exploração fosse feita com sondas robóticas?
Categoria: Astronomia e Astrofísica

As grandes agências espaciais estão fortemente comprometidas em enviar um Homem à Lua até o ano de 2020. O objetivo é adquirir tecnologia suficiente para montar uma base permanente em nosso satélite, o que permitirá aos astronautas estudarem e explorarem a fundo o ambiente lunar. Marte também é a menina dos olhos dos cientistas e esperam que uma nave tripulada possa ali descer até 2030, dando início à colonização do Planeta Vermelho.

Apesar das missões tripuladas serem tentadoras, elas também são extremamente caras. Segundo os especialistas, com menos de 1 centésimo do custo de uma missão tripulada pode-se enviar à Marte um robô explorador de última geração, capaz de analisar o Planeta Vermelho de maneira muito mais profunda e totalmente automática, sem risco algum para os seres humanos. Além disso, poderia ser feito imediatamente, sem necessidade de esperar tanto tempo.

Com o objetivo de iniciar uma nova fase em nosso Fórum, o Apolo11 pergunta:

Os recursos para se mandar o Homem a Marte ou à Lua seriam mais bem aproveitados se a exploração fosse feita com sondas robóticas? Dê sua opinião.


Victor

22/09/2009
09h46
Acho que mais cedo ou mais tarde o homem deverá sim, colonizar a lua ou marte, mas acho que antes disso, devemos ainda fazer muitos estudos para não disperdiçar dinheiro, tempo e principalmente: vidas.

Exemplo disso, é a missão que a LRO está desempenhando. No que tange a Marte, há muito ainda a ser estudado.

Atenciosamente,

Victor.


Gilda

22/09/2009
10h48
Olá pessoal!

Antes de mais nada, adorei essa "nova fase" do fórum. Com questões mais sabiamente colocadas é possível que os participantes também se expressem de maneira mais sábia. Vamos torcer!

Quanto à questão, acredito sem dúvida que as sondas podem desempenhar um papel fundamental na exploração de outros planetas e até mesmo da Lua. O problema a meu ver é que o Homem é explorador por natureza e quer conquistar pessoalmente o que quer que seja.

Mesmo sabendo que não há nada no pico do Everest, centenas de pessoas se arriscam todos os anos para atingir o cume da montanha, só pra ter o gostinho de dizer: Consegui!!! O mesmo vale para as missões espaciais.

Apesar de ser francamente favorável à exploração por sondas, também acho válida através da presença humana no local. Um humano pode, com uma simples observação, coletar centenas de vezes mais impressões que as sondas, mas não consegue fazer uma análise química do solo ou do ar apenas olhando ou tocando.

Acho que cada coisa tem seu tempo e acredito ser muito difícil alguma nação colocar um Homem em Marte até 2030, simplemente pelo fato de que as despesas são tão altas que provavelmente não serão aprovadas pelos congressos dos países interessados (EUA, Rússia, China).

Mesmo assim, até lá acho que as sondagens robóticas vão trazer muitas informações novas e que poderão surprender os pesquisadores. Como disso o Victor aí em cima, a LRO é um exemplo disso. Vamos aguardar.

Gilda!


monstro

22/09/2009
10h53
Mesmo nas grandes navegações, a europa era impulsionada pelo lucro das especiarias, hoje não seria diferente porem foi o impeto humano pela descoberta que nos fizeram jogar com o perigo para chegar a novas terras ou neste caso, planetas. Temos hoje condições de explorar através de robos, acredito de até faze-los construir habitates para a nossa chegada, mas temos de lembrar que apredemos muito mais quando um geológo foi para lua do que todas as sondas enviadas até então.

Bitil

22/09/2009
12h59
Salve amigos da Apolo 11.

Só para ilustrar o assunto sobre viagens espaciais.

(Revista Veja Edição 2122 / 22 de julho de 2009).

Os limites da aventura humana.

Acho que vamos continuar usando sondas como meio mais seguro para continuar a explorar tais planetas.

http://veja.abril.com.br/220709/popup_espaco03.html

Uma ótima tarde a todos!!!


cosmonauta

22/09/2009
13h55
Olá amigos.

Parabens ao Rogério e Apolo11.com, pela iniciativa de lançar temas a serem discutidos entre os participantes.

Nosso Forum já estava meio insonso, poucos participantes e assuntos irrelevantes.

Mas quanto ao assunto, acredito que através de robôs os cientistas já estão a muito tempo explorando a Lua e o Planeta Marte.

Assim, cada vez mais e com equipamentos mais avançados e aperfeiçoados farão com muito menos despesas e riscos à vida humana, exploração em Marte.

A Lua nem seria problema, ja que estiveram várias vezes ali, com equipamentos "protótipos" e enormes, em relação a hoje.

Mas, como disse a mestra Gilda, talvez o egoismo humano e o desejo de vencer barreiras fale mais alto.

Porem o risco dessa aventura, devido a enorme distância de Marte, com mais de 2 anos entre ida e volta, por questões de órbitas, devem deixar os cientistas em dúvida, sim.

E olhem que robôs fazem com muito mais precisão às vezes, tarefas que os humanos só realizariam com auxilio deles.

Voltando ao tempo, Quando do lançamento do Saturno 5 que elevou a Apollo até a Lua, alguem comentava, Vitória do "homem" ou da "máquina"?

R- "Do homem, que inventou a máquina".

Abraço a todos.


Gersier

22/09/2009
20h21
É evidente que o envio de sondas robóticas antes para estudos das condições,não pode ser nunca descartada,mas a coroação da pesquisa é a presença física do ser humano.A alegria de ver através das lentes,o cenário de um outro corpo celeste já é imensa,imaginem estar lá.

Mendes

23/09/2009
09h11
Todos temos um pouco de Ícaro, é claro que o ser humano sempre tentará voar até onde a tecnologia o permitir.

Mas deixando de lado a poesia e pensando em termos práticos, uma viagem tripulada à Lua só atende interesses políticos, porque tudo que um astronauta possa fazer, uma sonda robótica o fará também, e mais importante, sem colocar vidas em risco.


ELIAS

23/09/2009
12h08
Acho extremamente interessante a exploração feita por sondas robóticas.

Obs: Texto corrigido pela Equipe Apolo11.


monstro

23/09/2009
14h19
Deixando mesmo a poesia de lado, o uso de sondas para exploração são meios de desenvolver tecnologia para garantir a sobrevivencia do homem no espaço, mais do que alimentar o ego humano é uma necessidade para nós, pois hoje somos 9 bilhões de habitantes, porem até quando este planeta comportará um aumento na população antes de se esgotar por completo?

noite

25/09/2009
14h57
sim com uma sonda ou robo seria muito mais util mas oque esta em jogo e que eles querem fazer que nem quando o homem foi na lua'o primeiro o homem a pisar na lua foi um americano' e algo mais por prestigio do que ciencia e oque eu pelo menos acho!!!!

marraos

25/09/2009
20h19
olá amigos da apolo 11 .com é com imensa sastifação que compartilho com vocês E parabenizo Rogério Leite por essa iniciativa. A respeito da exploração do homem ou sonda a lua ou a marte, está meio complicado para agora, uma das causas é o gasto, pricipalmente com a crise financeira que ainda asusta o mundo. Mas devido a descrença de muitos teraquios que em pleno século XXI não acreditam que os homens foram a lua, tem que procurar um meio de provar mais uma vez que o homem é cpaz. abraço a todos. marraos

Star

25/09/2009
20h36
Bem acho que colonização da Lua, é um termo muito ficional (amo ficção científica). De Marte nem se fala. Os custos serão muito alto, sem contar que terão que ir e vir, desses locais para abastecer e etc.

Mas como ja foi bem comentado é aquela valha história, chegar lá é muito melhor ( no sentido emocional, não financeiro e científico)do que enviar meros robôs.


labressiani

01/10/2009
13h04
a utilização de robóticas é melhor eu concordo

labressiani

01/10/2009
13h33
aproveitando o assunto a nave entra na atmosfera como um meteorito esquentando muito, se usassem o buraco de ozonio isso evitaria o aquecimento, tanto para descer nave como facilitaria a subida economizando combustivel isso é uma pergunta gostaria de saber
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes