Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Apolo11.com

28/09/2009
18h30
Os EUA estão corretos em aposentar o ônibus espaciais em 2010?
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

O objetivo da Nasa é que até 2015 a nova cápula Orion (foto) já esteja transportando os astronautas até a Estação Espacial Internacional em substituição aos ônibus espaciais, que deverão ser aposentados no ano que vem (2010). Nesse meio tempo os EUA deverão utilizar as naves russas Soyuz para chegar até a Estação espacial.

Você acha que a aposentadoria dos transportadores é uma medida acertada, levando em consideração que construção da Orion é fundamental para que a Nasa possa novamente rumar para a Lua, em 2020 e chegar a Marte em 2030? Quais as outras opções que a agência americana tem?


cosmonauta

28/09/2009
19h10
Olá Rogério e demais amigos do Forum.

Muito boa essa pergunta, sobre a aposentadoria dos Shuttles Discovery, Atlantis e Endeavour.

Em princípio, achamos que deveriam continuar trabalhando, mas o fato é que a utilização desses grandes cargueiros não tem mais necessidade, visto que o transporte de grandes peças e os laboratórios para montagem da ISS, chega ao fim.

E naves menores com muito menor consumo de combustiveis, farão o transporte de astronautas e material de manutenção.

Quer dizer, é uma etapa concluida, a tarefa a eles destinada. E olhem que aguentaram e muito, tantas viagens e com riscos em diversas delas, inclusive com a perda de 2 naves, Challenger e Columbia. E ainda 14 vidas foram ceifadas nesses acidentes.

Com a demora na construção do Projeto Órion, as Soyus e Progress russas e ainda a japonesa recem lançada, estreando agora sua primeira acoplagem, serão utilizadas na continuação desses serviços.

Lembrando que o Cargueiro russo Progress e a nave japonesa, são totalmente automáticos.

Tambem acredito que um projeto moderno, como o Órion, com equipamentos de última geração, sejam bem mais precisos, economicos e seguros que o projeto "Shuttles" já com cerca de 30 anos.

Ainda acho que se houver necessidade, os Ônibus Espaciais poderão ser utilizados, no caso de algum acidente com a ISS e alguma peça de grande porte tenha que ser levada até ela.

Abraços.


Victor

28/09/2009
19h46
Foram 30 anos de serviços bem prestados, no entanto, evoluir é preciso: e navegar pelo espaço também! ,-)

Abraços!


marraos

29/09/2009
07h59
Olá Rogerio e amigos do Forum.

esta questão dos trÊs ônibus espaciais a respeito das suas aposentadoria, vai ser de acordo as condições finaceiras do projeto da NASA. Se por um acaso tenha dificuldade em terminar o projeto constelação mais rápido,fazer nos ônibus espaciais os reparos necessarios como foi feito resentimente no HUBLLE. E se organizarem melhores até concluirem o projeto. aí sim aposentar os ÔNIBUS ESPACIAIS. MARRAOS.


monstro

29/09/2009
16h45
Acredito que os onibus tenham que se aposentar,como ja foi falado, eles tiveram sua função e podem encerrar seus 30 anos de serviços com a certeza do dever cumprido. Só acho que a ideia de naves planadoras não deveria ser deixada de lado, acho que essa ideia ainda pode ser melhor desenvolvida, como uma reentrada totalmente controlada pelo piloto e não pelo controle de terra. Nada contra as capsulas, reconheço sua praticidade e economia, mas que toda a tecnologia que envolve os onibus pode ser melhor aproveitada isso pode

marcelo.m

29/09/2009
18h51
apesar de a nasa ser uma agencia super evoluida quem sou eu p/ir contra eles mas na minha opniao eles estao regredindo fazendo esta chaleira voadora estava na hora de projetar um aviao foguete que sobe e desce puxa vida que pode ir e voltar a hora q quiser

CHRIS PESSOA

29/09/2009
23h13
Taí uma boa pergunta!

Redução de custo é regredir?

Pois é com esta historia de Custo o homem ficou cerca de 40 anos sem pisar na Lua.

O que dizer...

Eu curti muito as viagens dos Onibus Espaciais, agora voltar aos velhos Foguetões. Eles da Nasa sabem bem e o Senado Americano também CUSTO BENEFÍCIO é a ordem!!!!

Em 1969 alguém imaginou se estamos aqui na Lua agora imagina em 2009? Aonde vamos com os velhos foguetões?


Mendes

30/09/2009
10h09
Acredito equivocada a comparação entre o ônibus espacial e a cápsula Órion, porque o primeiro foi concebido como veículo de transporte de carga para curtas distâncias, na órbita terrestre. Um veículo para longas jornadas - Lua ou Marte - poderia sim ser colocado em órbita utilizando-se os famosos e bem testados "foguetões".

CHRIS PESSOA

30/09/2009
16h59
Mendes, caro colega, a palavra Foguetões, caracteriza pelo desing das futuras "naves" Orion comparadas a série de foguetes Apolo.

O que estas Novas Naves poderão levar? Alguma grande peça? mais que 4 Astronautas? Acho que os Onibus são insubstituiveis no que se refere a praticidade, pois não deixam módulos mais módulos no espaço poluindo ainda mais a nossa Órbita e ainda são retornáveis.

Os "foguetões" Órion devem fazer outro tipo de viagem e objetivo, mas os Ônibus deixarão muita saudade, pois foram um marco na história espacial da humanidade.Quem sabe num futuro distante novas versões de verdadeiras Naves Espaciais não circudem a Lua e Marte.

Mendes vc tem razão não como comparar um Onibus Espacial com um Foguete Órion.


labressiani

01/10/2009
13h01
é um perigo voltar a estaca zero ao inves de procurar melhores alternativas estamos vendo a nossa esperança de melhor tecnologia em era espacial se acabando

Dr.Air

01/10/2009
20h44
Sim, estão. O ônibus espaciais já fizeram tudo que foram projetados para fazer.Agora é necessário desenvolver novos tipos de naves, é preciso analisar os objetivos futuros e planejar com muito cuidado quais serão os novos projetos.Como alguns colegas já falaram acima parece que o projeto do Orion é estritamente voltado para a área de exploração da Lua e de Marte.

Um grande abraço a todos.


jhonataastro

02/10/2009
16h25
Acho que esta errada a NASA, ja fez tantas missoes com ele vai que um dia presisa?

Gabriel

03/10/2009
00h18
Acho certo mudarem, os ônibus espaciais de hoje são muito arriscados de se voarem, Primeiro porque são grandes e caros, Segundo porque qualquer erro externo frita os pilotos e a nave junto e Terceiro porque polui o espaço e o mar com seus pedaços (já que são em estágios), tantas vezes vemos nas notícias no A11 sobre pedaços de foguetes, satélites ou ônibus espaciais que passam raspando pela ISS...

A questão é que não importa só o preço e a economia nas naves novas, mas a segurança dos astronaultas e da missão...

Houve 2 desastres com os ônibus espaciais de hoje em dia, só espero que os astronaultas do Òrion tenha mais segurança ao pilotar...


thiagoaeb

03/10/2009
13h29
Aposentar eles para construir maquinas mais sofisticadas eu apoio, agora vender eles acho errado pois foram 30 anos de serviços prestados!

Victor Hugo

05/10/2009
21h36
E o pior de tudo: Em 2015 ou 2016 estão querendo derrubar a ISS no Oceano, pois a NASA não tem mais verba de mander ela no espaço. É mole?

Dr.Air

05/10/2009
22h22
Fonte Victor Hugo ?

noite

06/10/2009
14h18
eu acho que os onibus espacial os s.t.s sao uma tecnologia inovadora pq eles podem ser usados varias vezes como um aviao e tbm sao bem mas seguros na rentrada as capsulas elas nao tem asa para planarem oque param elas sao os paraquedas se ele falha oq faz os onibus s.t.s podem planar ate a aterrisagem tbm pq eu adoro esse aeronaves acho que tinha que fazer um outro modelo de nave como o s.t.s

Lukas

07/10/2009
18h33
eh sempre bom evoluir ,]

evanir

09/10/2009
19h46
alguem sabe sobre isso e verdade ou mentira FONTE: Adão Braga - Conectado

NASA VAI TRAZER PETRÓLEO EXISTENTE NA LUA

O anuncio da exploração do pré-sal feita pelo presidente Lula, será ao longo desta samena, abafada pela noticia de que a N.A.S.A está desenvolvendo uma grande nave capaz de trazer o petróleo encontrado no subsolo lunar.

Esta informação ficou em segredo até pouco tempo. Nem todos ainda tem a informação. Só quem é cadastrado nalguns foruns especializado em informações sigilosas, e eu sou! Tivemos acesso a algumas informações e imagens impressionantes do projeto Petroleo Lunar.

Desde a muito tempo que N.A.S.A sabe que nossa lua e outras luas na sua superficie e no seu subsolo a menos de duzentos metros é rica em petróleo.


Apolo11.com

09/10/2009
20h48
Olá Evanir,

Por favor, não vamos tumultuar o tópico, ok?

Informação em segredo, não científica ou sem fonte não cabem mais neste espaço. Apenas por educação não foi deletada. Além disso, nada tem a ver com o enunciado.

Peço a gentileza de não estender ou levar o assunto a diante, abrindo-o em outro tópico. Debate, apenas se for científico. Teorias da conspiração não condizem com nosso site.

Conto com sua colaboração.

Obrigado,
Rogério Leite
Apolo11.com


evanir

10/10/2009
10h23
desculpe.e que recebi a noticia de um amigo. achei tao absurda. resolvi perguntar aqui. pode deletar.

PRFurlan

12/10/2009
21h07
Os ônibus espaciais, estão sendo úteis na construção da ISS e outros serviços, como a reparação do telescópio Hubble. É um projeto antigo - digo isso, porque o avanço da tecnologia ocorre cada vez mais em um menor espaço de tempo - que requer muito cuidado em sua re-entrada na atmosfera. Talves um novo projeto, como esse, que venha a substituir os ônibus, seja o ideal no momento.

Hellraiser

19/10/2009
20h09
Corretíssimos.

Aquele trambolho caro e inseguro já deveria estar aposentado à anos.

Vejam os russos com suas naves Soyus.

Custo de lançamento baixíssimo para fazer a mesma coisa que os Shuttles fazem.

Não me recordo de acidentes com as Soyus, já o Busão Sideral, por duas vezes levou 7 tripulantes a conhecer o que há depois da fronteira da vida com a morte.

Estas novas naves Orion, me parecem ser mais seguras para a reentrada e a um custo baixo e este é o principal dilema dos programas espaciais pelo mundo: CUSTO.

Abandonem a ficção científica e caiam na real. Naves que saem da Terra e voltam feito aviões são coisas ainda complicadas com nossa atual tecnologia, o custo é alto e o resultado duvidoso, sem contar que os Shuttles só conseguem chegar a órbitas próximas da Terra e ficaria difícil, senão impossível, ir mais longe.

Com as novas Orion e os cargueiros Progress, ficará muito mais seguro e fácil desenvolver um programa de retornoà Lua e futuramente, vôos tripulados para Marte.


FOGO

20/10/2009
02h43
AINDA QUE A NASA SEMPRE SEJA O CENTRO DAS ATENCOES, UOTROS TEM SIDO MAIS PRODUTIVOS COM GASTOS MUITO PEQUENOS. ACHO QUE OS AMERICANOS TEM MANIA DE MOSTRAR SUPERIORIDADE MAS COM MUITO POUCA EFICIENCIA E QUANDO ELA ACONTECE VEIO DE HOMENS QUE NAO SAO AMERICANOS.... SENDO ASSIM JA ESTAVA NA HORA DA NASA PARAR DE MOSTRAR BELEZA (AINDA QUE EU GOSTE), E PARTIR PARA OBJETIVOS MAIS CONCRETOS COM APARELHOS MUITO MAIS EFICIENTES E RESULTADOS QUE LEVEM A HUMANIDE REALMENTE A UM PATAMAR DE EVOLUCAO. MUITO DINHEIRO JA FOI GASTO PELA NASA EM PROJETOS SENAO DUVIDOSOS TALVES POUCO EFICIENTES.

Luisinho

30/10/2009
10h14
Gostaria de saber então, já que o assunto seria a aposentadoria dos ônibus espaciais, porque a Nasa não continua com eles de 2010 até 2015 para não ficar dependendo da Rússia(Soyuz), e no caso nesse tempo, ir testando a Orion a Ares, como foi testada recentemente..Seria porque o custo seria enorme aos cofres da Nasa, ficar reutilizando os ônibus espaciais e os manutenciando e ao mesmo tempo planejando e testando a Orion..?

labressiani

05/11/2009
17h50
já que aqui estamos tendo bastante resposta, gostaria de uma explicação, tem possibilidade de encontrarem minerios preciosos e desconhecidos nos planetas que fazem parte do nosso sistema solar inclusive suas luas

leoferreira

05/11/2009
18h24
Vamos nessa,sim eu acho que exista minerios em outros planetas e que tambem aluma evidencia de agua porque so teria agua aqui na terra seria um previlegio so pra nois!!!!!

labressiani

12/11/2009
09h32
Gostei da sua resposta leoferreira

monstro

16/11/2009
15h18
Fiz uma pesquisa rapida pela rede e descobri que existiam projetos de modelos menores do onibus espacial sendo desenvolvidos pelo Japão,União Europeia e pela própria NASA mas por alguma razão foram cancelados. Projetos que ao meu ver, eram um avanço para espaçonaves reutilizaveis e seguras e ecomonicas como as capsulas, se alguem souber o motivo do cancelamento eu agradeço

Carvalhal

17/11/2009
20h10
A ideia mais brilhante que já vi nesta história de transporte espacial é o "elevador espacial"(um cabo da terra até um satelite em orbita sincrona). Esta ideia eu acho genial. É uma pena que exista alguns impecílios que precisam ser contornados. Acredito que serão resolvidos todos estes impecílios e teremos um transporte simples e supereconomico.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes