Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Iago

13/10/2009
23h48
Refletor de 150 mm
Categoria: Binóculos, Telescópios, etc.

Olá eu vi esse refletor no site Armazém do Telescópio http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/refletores/telescopio150eq.html vocês acham que é um bom instrumento? a sua marca é da GSO, é uma boa marca? obrigado

noite

15/10/2009
16h08
bom iago esse telescopio de 150mm sempre essa marca gso e de origem tailadesa se nao me ingano parece ser um bom telescopio mas uma coisa que me chamou a atençao foi o preço muito barato esses telescopio de 150mm custa em tornode 1500 a 1700 reais eu te indicaria esse dois refletors de 150mm 130mm

o refletor de 130 da celestron muito bom e chique o teleeeeeeee

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=31045

o refletor de 150mm

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=SKP15012PEQ3

bom isso e oque eu acho a astroshop pelo menos pra mim e a melhor e mais confiavel


Iago

15/10/2009
18h16
obrigado pela dica.........mas queria com preço mais acessivel...........mandem mais dicas....obrigado

Big Paul

15/10/2009
23h19
O preço tá ótimo, Vi no site...

Mas será que o site é sério? Não tem telefone, não tem endereço, não tem estoque, não tem modelos, que garantia te dá? O cara importa e vende, mas será que testa alguma coisa?

Vale a pena entrar em contato antes de fechar qualquer negócio. Certo?

Marca GSO? Nunca ouvi falar! Intrumentos óticos são instrumentos de precisão e qualidade, não tem como fazer atalho. O que é bom custa mais caro sim! Nessa brincadeira chamada astronomia, o barato SEMPRE sai caro!!Na dúvida eu fico com o Celestron da astroshop! Por outro lado, se você quiser arriscar, as especificações parecem boas, mas fica a dica. Carro e telescópio são iguais: Só compre depois de fazer um teste drive e perguntar a quem já comprou um igual ao seu.

Um super abraço,

Paulo Emílio


noite

16/10/2009
15h21
iago te fazer uma pergunta vc ja tem telescopio ou esse vai ser o primeiro

Iago

16/10/2009
18h19
Então eu ja tenho um refletor de 114 mm , igual a este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104004796-telescopio-refletor-c-tripe-equatorial-114mm-abertura-f88-_JM não é dessa marca,então eu estou muito triste pois não consigo alinhar os espelhos dele, faz 5 meses que não observo to ficando doente já.....ai eu queria trocar mas estou em duvida , e meio sem dinheiro tbm.....rsrsrs

galisteu

02/12/2009
10h18
bom dia

comprei um telescopio newtoniano de abertura 150 e distancia focal 750, evitando a lente relay, mas não cosigo aproveita-lo bem. Não entendo bem a montagem EQ1, não sei aproveitar minhas oculares, não mexi na colimação, em resumo preciso de ajuda.


noite

03/12/2009
12h45
galisteu nao sei se vc vai ler isso mas nao entendi bem vc nao consegue ver nada com ele ou a imagem esta ruim!!!!!11

Hellraiser

03/12/2009
18h15
Big Paul,

O Armazém do Telescópio é conhecido entre os astronomos amadores e sempre há boas referências dele.

O dono do Armazém é o Leandro que conhece muitíssimo sobre ótica e se dispõe a tirar suas dúvidas com paciência.

Existe até um fórum onde o Leandro é um dos administradores: http://www.ceuprofundo.com.br/ e há também o site pessoal (no Multiply) dele com várias fotos e reviews de equipamentos, portanto, na minha opinião ele é confiável.


leoferreira

03/12/2009
19h59
Nossa que propaganda Hellraiser!!!!!!

Hellraiser

03/12/2009
22h53
Caríssimo leoferreira:

Não é propaganda pois não ganho um tostão para tirar duvidas de ninguém aqui.

Houve uma pergunta sobe a idoneidade dele e eu resolvi postar o que sei.

Conheço o Leandro, virtualmente, desde o Cosmoforum http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/index.php e sempre houve e há boas referências sobre ele, se tiver dúvidas a respeito, cadastrar-se lá e pergunte aos membros do CF.

Caso o sr. Rogério Leite achar ser "propaganda" e sentir-se prejudicado, com certeza ele deletará a minha mensagem com todo o direito, já que o site pertence a ele.


galisteu

04/12/2009
12h23
Ola noite.

Vamos por etapa.

1- Por mais que eu leia não consigo entender a montagem EQ.

2- Não entendo o momento de usar as lentes ou a que me convem mais no momento.

3- Consigo observar a lua com nitides, mas só de eu encostar no tele ele balança e eu perco o foco (já apertei bem todos os parafusos)

4- Não sei como localizar nada, e tentar observar estrelas é ver pontos luminosos maiores, devido a eu não saber localizar planetas ou constelações que possam estar ao alcançe do meu tele.

A marca do tele é Greika 150750

Voce é de São Paulo? Se for e tiver um telefone eu te ligo pois talves conversando eu consiga me expressar melhor do que escrevendo.

Obigada pela sua atenção

Flavio Galisteu


Hellraiser

05/12/2009
12h10
Galisteu, você deve apontar o Eixo Polar do seu telescópio para o Polo SUL Celeste. Para isso, localize o Polo SUL geográfico, há vários métodos com utilização de bússolas (é necessário saber a declinação magnética da sua região) ou utilizando o método de estacas e sombras do Sol http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html#epcas

Uma vez descoberto o polo Sul da sua região, ajuste o Eixo de Declinação com o mesmo valor da Latitude da sua região.

Este tipo de montagem é boa para quem pratica astrofotografia, pois permite o acompanhamento do objeto a ser fotografado, por longos períodos desde que a montagem esteja motorizada.

Para observações e princípalmente para quem está começando, o ideal seria uma montagem altazimutal do tipo Dobson pois é muito mais simples de se utilizar.

Essa frustração é normal em quem compra um telescópio sem saber para onde apontar e como apontar, mas, não desista, seu equipamento me parece razoável e pode te trazer muitas alegrias.

É por isso que se recomenda que os interessados em observações astronômicas, primeiro aprendam a reconhecer o céu a olho nú com o uso de cartas celestes ou softwares do tipo Stelarium ou CDC e depois com o uso de binóculos, de preferência 10X50 e aí, somente depois de ter aprendido a localizar os objetos celestes, partir para um telescópio, pois para cada tipo de corpo celeste, existe um telescópio adequado, por exemplo, para observar galáxias e nebulosas, o ideal são os telescópios de distancia focal curta pois neste caso não nos interessa o aumento, mas sim, a luminosidade que ele pode captar, pois aglomerados, nebulosas e galáxias, são objetos difusos com pouca luminosidade. Já para planetas e para a Lua, o ideal são telescópios de focal mais longas pois aqui nos interessa mais o aumento do que a luminosidade.

Como você pode ver, astronomia é uma ciência que requer paciencia e um constante aprendizado.


galisteu

05/12/2009
21h35
Boa noite Hellraiser

Voce esta me dando grandes esperanças em aprender a retirar do meu telescopio boas imagens, mas minha curiosidade e vontade de aprender é grande, e se voce estiver disposto a me ajudar, vou amola-lo muito.

Pergunta: Meu telescopio é de razão focal curta?

Tenho 2 barlows, 2X e 3X, mas elas são de plastico e me parecem de pessima qualidade, tenho tambem 1PL25mm, 1PL6.5mm e 1 K4mm,gostaria que me explicase suas aplicações. A PL25mm tem uma lente bem grande é boa para observação, já as outras 2 tem as lentes bem pequenas e de dificil observação, é onde preciso encostar bem o olho no telescopio e ele se mexe, apesar de novo a minha montagem tem um jogo no primeiro jogo de numeros logo abaixo do telescopio, mesmo com a trava bem apertada se voce pegar o tubo e mexe-lo tem um jogo e talves seja ele que atrapalhe a observação quando se encosta no tele ele se mexe, isto é normal?

O manual do tele é bem fraco, não explica nada de nada, então eu não sei qual é o eixo de declinação, nem ao menos como ajusta-lo.

Hoje já o amolei demais

Um grande abraço e ceu limpo para voce

Flavio Galisteu


Hellraiser

06/12/2009
15h29
Galisteu, não sou nenhum "expert" mas, tentarei ajuda-lo.

Acesse este link: http://www.astroshop.com.br/iniciantes/oculares.asp e este aqui: http://www.astrosurf.com/carreira/arti/oculares/equipamento_oculares.html

Nestes dois links há uma boa explicação sobre as oculares e suas caracteristicas.

Quanto ao seu telescópio, ele tem relação F/D = 5, ou seja, é um instrumento de distância focal curta que é excelente para se observar aglomerados globulares, galáxias e objetos difusos.

Ele também serve para se observar planetas mas, no caso, você terá que fazer a observação utilizando-se das oculares de maior ampliação, a de 6,5 e até a de 4mm.

As barlows servem para ser intercaladas entre as oculares e o telescópio, porém, quanto mais ampliação, mais escura se torna a imagem e dependendo do que se está observando, a qualidade de imagem fica ruim.

Quanto ao tripé, algumas pessoas usam pesos presos nnas pernas do mesmo para que não balancem e algumas chegam a trocar os parafusos originais por outros de qualidade melhor, para que se diminua as folgas existentes.

Quanto a observação de estrelas, não importa o tamanho e a abertura do telescópio, o que você verá são somente pontos luminosos, já os planetas é possível de se visualizar alguns detalhes como as linhas equatoriais de Jupiter, os anés de Saturno (dependendo de como anda a turbulencia da atmosfera, poluição do ar e luminosa, é até possível se ver a "divisão de Cassini" que existe entre os anéis.

Te aconselho a procurar literatura a respeito aqui mesmo na internet e buscar saber mais a respeito de observações astronômicas em mais sites e foruns.

Finalmente, não desista na primeira tentativa que depois que você aprender a reconhecer o céu e descobrir muitos objetos celestes interessantes, você vai pegar gosto pela coisa e não vai querer mais parr.

Boa sorte com seu instrumento.


noite

07/12/2009
15h18
galisteu foi mal ai mas fiquei um tempo sem entra mas eu acho que o Hellraiser consegui te explica

1-me informe qual oculares veio com o tele

2- quando vc diz que balança as montagem eq sao boas sim e nao balançam facilmente atlves esteja faltando algum aperto ou vc nao esta abrindo o tripe todo

3- olha eu so do rio de janeiro e o tempo na esta muito bom e se ai em sao paulo estive bom o tempo procura uma estrela bem brilhamte e aponte o tele para ela e o planeta jupiter existe um progama chamado Stellarium muito bom msm que simula o ceu na horo qeu vc quiser e te ajuda a localizar no site BAIXAKI tem ele

eu nao tenho muita experiencia com refletores por que eu possuo refrator que acho bem melhor pelo menos para mim

espero que te ajude!!!!!!!!1


galisteu

07/12/2009
16h45
Legal noite

Tenho 2 barlows, 2 e 3x, mas como disse elas são de plastico levinhas levinhas, acho que são de pessima qualidade.(preciso comprar outras)

Minha montagem é EQ1, e ela esta bem apertada, mas quando eu pego no tubo, hum.....como te explicar. Imagine o contrapeso virado para baixo, em cotrapartida o tubo vai estar ao cotrario dele para cima, certo. Se eu pegar no tubo ele tem um pequeno jogo para a direita e esquerda, bem no primeiro ajuste abaixo do tubo, por isso quando eu encosto o olho na ocular ele se mexe.

As outras oculares que eu tenho são, 1 PL25mm, 1 PL6.5mm e 1 K4mm,acha que preciso comprar tambem oculares melhores? Vi um jogo de oculares lindo no site da astroshop vem com uma maleta e são varios filtros e 9 oculares.

Quanto ao ceu aqui em Santana de Parnaiba fazem 2 semanas que eu não vejo nem a lua, totalmente encoberto.

Mas é isto ai, não vou desistir, e se me permitirem vou enchelos de perguntas.

Flavio Galisteu


Hellraiser

07/12/2009
21h10
Galisteu, vão-se os telescópios e ficam as oculares..he he.

Comprar boas oculares é sempre bom negócio, pois elas servirão em outros telescópios que você possa ter.

Quanto à localização dos astros, siga o conselho do colega Noite e instale o software Stelarium, ele é gratuito, aqui vai o link: http://www.stellarium.org/pt/ ou então o Cartes du Ciel (Cartas Celestes) aqui o link: http://www.stargazing.net/astropc/pindex.html

Com isto, ficará mais fácil você se orientar para encontrar os astros que quer ver.

É como te disse, astronomia observacional requer paciência, empenho e dedicação para se extrair bons resultados.

Procure aprender mais acessando este link: http://astro.if.ufrgs.br/ é um bom curso on line de astronomia e tem muitas informações úteis.

Foi assim que eu comecei, movido pela curiosidade.


noite

08/12/2009
17h49
galisteu olha sabe aquele telescopio de 60mm qeu todo mundo fala que e ruim entao comprei um dele so para ver como era cara para minha surpresa e muito bom suas oculares sao de 20mm 12,5mm 4mm

barlow 1,5x 3,0x sao feitas de plastico e a imagem e otima msm bom o que vale msm e o tamanho da objetiva lente no caso do refrator e espelho nos refletores

olha vc disse que quer compra novas oculares eu nao aconselho nao pq se com a que vc esta nao consegue usar e melhor guardar dinheiro para mas tarde

haaa!! no caso qeu vc falo que quando encosta sa ocular balança o meu rafrator tbm acontece e tbm nao precisar encosta na ocular da para ver bem sem encosta

fazer uma pergunta vc tem binoculo!!!!!!!!!


MarcosD

15/12/2009
12h29
Olá Amigo,

Para um telescópio refletor indico:

http://www.webbits.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=262

Tá com um preço muito bom!

Eu tenho um refrator da mesma marca e é show!


ewn07

17/12/2009
02h54
Pessoal é melhor distancia focal 1400mm ou 1000mm? vlw

galisteu

17/12/2009
16h27
Ola noite

Desculpe a demora mas tenho trabalhado muito, mas agora to de boa, e so agora li seu comentario, e achei legal. Vou primeiro me adaptar a ver com o que eu tenho, e depois vou comprar coisas melhores (oculares boas são caras pra mereis. Deiche-me fazer uma pergunta o telescopio de 60 que voce comprou é Greika??

Quando pensei em comprar um telescopio pesquisei muito, mas muito mesmo até na China. Agora tem um fabricante Cines que me escreve toda a semana para que eu venda seus telescopios aqui no Brasil, seus preços são maravilhosos, imagine poder comprar um refletor de 2501400 por 400,00 ou um refrator de 150 por 500,00. E não pense que são ruins não descobri que todos que vendem telescopios no Brasil compram da China e depois colocam seus nomes ou marcas por exemplo a Greika e revendem com suas marcas, pena que a nossa aduaneira seja uma mafia e complica para poder importar.

Aqui em Parnaiba até hoje não deu um dia sequer de ceu aberto, eu até acho que nãi existe mais ceu lá em cima.

Um grande abraço amigo

Flavio Galisteu


noite

18/12/2009
10h00
olha meu 60mm nao e da greika e de uma marca chamada for star paguei 360 nele olha as objetivas dele sao feitas de vidro para minha surpresa pq os tele chines sao de plastico ou acrilico aberraçoes acromaticas nele sao poucas persepidas por causa da segunda lente objetiva que e uma plano convaca que redus a aberraçoes.

olha enquanto ao fabricante chines seria bom sim pq os preços sao muto bom mas olha bem para nao compra gato por lebre ou vice versa

enquanto ao ceu aqui no rio parece que ate o ano novo nao vo ver mais nada so chove

t+++


noite

18/12/2009
10h06
ewn07 depende de oque vc quer ver uma distancia focal maior vc tem uma ampliaçao maior melhor para observa a lua e planetas uma distancia focal menor para observa aglomerados

olha pega essas distancias focais e divide pela ocular ex

1400df/20ocular=70x 1400df/25ocular=56x

1000df/20ocular=50x 1000df/25ocular=40x

entendeu

espero te ajudado!!!!!!!

t++++++++


MarcosD

18/12/2009
13h34
Olá!

O meu refrator é Greika, exatamente este:

http://www.webbits.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=251

Inclusive comprei nesta loja (na época não vinha com a bolsa de brinde). O telescópio é lindo e já aprendi muito com ele. As oculares são de 1,25" de vidro. Na minha avaliação, de ótima qualidade com bom acabamento e tripé de alumínio bem estável.


galisteu

20/12/2009
21h38
Ola noite

Hoje aqui deu ceu, observei a estrela mais brilhante acima da lua,(nela eu consigo foco) identifiquei como um planeta com 3 luas visiveis, mas bom foco eu não consigo, será que necessita de colimação (meu medo)??

Ao leve toque da minha mão no controle de foco balança tudo,mesmo sem eu encostar o olho na objetiva, tá certo, é normal??

Espero que ai no Rio tambem tenha dado ceu.

Feliz Natal e não se esqueça de olhar a estrela de belem

Flavio Galisteu


noite

21/12/2009
11h22
ai galisteu deu ceu aki sim deu para observa marte e saturno 5:00 mais ai amanheceu e fui durmir

olha o emu tele quando encosto ele balança tbm quando foco tbm mas depois vc acustuma com isso t+++++++

feliz natal tbm!!!!


Hellraiser

21/12/2009
20h52
Galisteu, o que você viu foi o planeta Júpiter e tres de suas quatro luas visíveis com pequenos telescópios.

Quanto aos telescópios Greika, converse com astrônomos mais experientes, ou então procure por fóruns sobre o assunto e você vai ver que não é bem recomendado.

Se você pretende prosseguir na astronomia amadora, terá que comprar ou construir um telescópio de melhor qualidade, mas, se seu interesse for passageiro, melhor ficar com o Greika pois se perder o interesse, não terá investido muito dinheiro.

Quanto às observações, instale um software do tipo "Stelarium" ou "Cartes du Ciel", como já foi dito antes, que as observações ficarão mais fáceis, pois você saberá para onde apontar o telescópio.


galeto

03/01/2010
12h28
ola amigos

eu gostaria de saber qual seria a lente ideal para a visualizaçao da lua com um telescopio euroactiv(D=60mm F=800mm)

e eu gostaria de saber se isso é bom ?

e se com esse telescopio daria para fazer a visualizaçao de algum planeta?

muito obrigado

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis