Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

CHM

09/11/2009
19h42
Vida em outros planetas
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Olá Pessoal!

Acabei de ler uma matéria sobre uma cratera de marte com cerca de 35km que o cientistas dizem que a erosão foi causada pela água.

Fico me perguntando qual a razão que leva toda a comunidade científica a crer que somente a água pode originar vida em outro planeta. Porque por exemplo não poderia existir alguma forma de vida em algum ponto do universo onde o "ácido sulfúrico"( ou qualquer outro elemento) seria a peça chave para formação de vida.

Um abraço a todos


leoferreira

09/11/2009
20h17
Ola!!!!

CHM,boa pergunta!!! na verdade vc tem razao acho que ate ja descobriro alguma coisa mais nao vao falar pra nao criar panico na populaçao e toda aquela ladainha de sempre fazer ok vamos esperar pra ver quando vao falar para o mundo tudo mesmo que acontece no espaço esperar pra ver........


Hellraiser

09/11/2009
20h45
Será por que não há registro de outras formas de vida que não sejam baseadas no carbono e água?

Se vida fosse um evento corriqueiro, teríamos essa manifestação em abundância em ambientes isento destes dois elementos agua/carbono, ou então, seres compostos de outra base qualquer como silício/ácido ou outras bases mais exóticas.

A vida é uma manifestação raríssima no Universo e nós não estamos dando o devido respeito e cuidado que ela merece.

Acho remotísima a possibilidade de vida diferente da forma que conhecemos.


CASELLA

11/11/2009
08h42
Saudações

Creio que, como a única forma de vida material conhecida pelos cientistas são as que estão aqui na terra, faz com que eles pesquisem vidas semelhantes aos seres encontrados aqui, portanto , a água é fundamental.

Abraços a todos!


leoferreira

13/11/2009
10h14
Tudo bem isso nois ja sabemos que ate agora a unica forma de vida conhecida samos nois claro que seria improvavel emcontrar seres com a nossa semelhança fora da terra creio que nao ha nenhuma posibilidade de haver isso mais quando se fala em vida nao se fala somente em ser semelhante a nois por exmplo insetos,baquiterias,plantas,etc

Até mais!


Hellraiser

13/11/2009
19h08
Hein?

leoferreira

18/11/2009
18h56
Vi essa materia e achei interessante!!

Quimica das estrelas denuncia presença de planetas extrassolares

A ciência demorou séculos para destruir a ideia mística que a Terra éra o centro do universo

Não foi tanto tempo mais demorou para os próprios cientistas

admitissem que havia planetas circulando outras estrelas que não o sol

Quanto tempo ainda levará para que a ciência admita que a vida não é exclusividade da Terra é uma questão em aberto.mas é tambem uma questão que está ficando mais facil de responder conforme aumenta a quantidade de planetas extrasolares localizados,que ja se encontram ás centenas.


Hellraiser

18/11/2009
21h13
..."Não foi tanto tempo mais demorou para os próprios cientistas admitissem que havia planetas circulando outras estrelas que não o sol" ...

leoferreiram de onde foi que você tirou ets absurdo?

O frade Giordano Buno, que foi contemporâneo de Galileu Galilei, foi queimado em uma fogueira da inquisição, acusado de heresia, por propagar a idéia de outros mundos semelhantes ao nosso, em torno de estrelas semelhantes ao nosso Sol.

Quem sempre defendeu a idéia do Geocentrismo, ou seja, a Terra centro do universo, foi a igreja cristã católica e não os cientistas e filósofos citados assim como Copernico, Tycho Brahe e tantos outros.

E quanto ao fato da ciência não afirmar categoricamente que há vida extraterrestre e sim só crer nas possibilidades matemáticas, é devido ao rigor científico que só dá crédito à aquilo que efetivamente pode ser provado.

Crer na possibilidade, é uma coisa, mas afirmar categoricamente que existe aquilo que não pode ser provado, se chama fé e este campo não pertence à ciência, só à religião.


leoferreira

19/11/2009
10h31
Ola cara amigo!!! Hellraser

Acho que ninguem aqui esta falando de religião acho que vc deve prestar atenção no que diz sei muito bem que este Forum é de Ciência e Tecnologia faz uma coisa da uma pesquisadinha um pouco mais obre asse assunto depois vc vem criticar as noticias,aliais este post é sim pra os assuntos ser discutidos mas nao vem com essa de colocar religião no assunto.

Entra neste sit e ver a materia depois vc me fala o que achou (google.... Inovação e Tecnologia )Quimica da Estrelas


Hellraiser

19/11/2009
18h27
leoferreira,

CRER em algo que não se pode mensurar(medir) ou registrar, não pertence ao campo da ciência.

Quando você escreveu que: "...Quanto tempo ainda levará para que a ciência admita que a vida não é exclusividade da Terra é uma questão em aberto.mas é tambem uma questão que está ficando mais facil de responder conforme aumenta a quantidade de planetas extrasolares localizados,que ja se encontram ás centenas..." você está AFIRMANDO que existe vida fora do nusso mundo e só a ciência não sabe ou não quer adimitir.

Baseado em que você pode fazer estas afirmaçãoes?

Existe alguma evidência concreta?

Existe alguma prova cabal de organismos encontrados em outros ambientes que não seja a Terra?

Se for só baseado em suas crenças pessoais, isso não é ciência, mas sim, um tipo de religião que aceita as crenças e dogmas sem questionamentos e dúvidas.

Eu acredito na POSSIBILIDADE de existir vida extraterrena mas com caracteristicas semelhantes à que nós conhecemos, mas isso não quer dizer que haja vida fora da Terra realmente.

Por hora, os únicos seres vivos que se tem notícia são os que habitam o planeta Terra, até que se descubra vida em outro lugar do universo. Fora deste fato só há especulação e religião.

E quanto ao site "Inovação Tecnológica", leia com mais atenção e procure outras fontes, pois ele não é de todo confiável.


Hellraiser

19/11/2009
18h54
Aproveite e leia sobre a "Hipotese da Terra Rara" e o "Paradoxo de Fermi" e entenda o por que do meu parcial ceticismo em relação à afirmação de que há vida em outras regiões do Universo.

leoferreira

19/11/2009
19h09
Caro amigo Hellraser !!!!

Sem comentarios ja disse que nao vou discutir aqui sobre religião com vc pra mim assunto encerrado.


Hellraiser

19/11/2009
22h16
Mas que bom, pois eu não estava me referindo à religião em nenhum momento.

Eu me refito à ciência como meio de se descobrir as coisas, se contrapondo às idéias e conceitos que são tidos como certos mas que nunca foram comprovados.

Infelizmente, vejo que você tem dificuldades em ler e interpretar textos, portanto, realmente fica difícil discutir pontos de vista de qualquer assunto.

Não se preocupe que não me darei ao trabalho de tentar estabelecer discussão, sobre qualquer assunto, com você.


luziaeiko

20/11/2009
11h02
O universo é tão grande, nós humanos somos tão limitados e os nossos sentidos mesmo majorado pelos instrumentos tecnologicos ainda não nos deixaram ver outros tipo de "vida" baseadas em carbono ou qualquer outra quimica, mas justamente por não termos encontrado é que não podemo negar a hipotese "existe vida fora do planeta Terra".É simple né. :) Chovi no molhado.

leoferreira

20/11/2009
12h23
Gostei de seu comentário!!! ( Luziaeiko) você disse tudo agora!!!

Hellraiser

21/11/2009
00h28
Luziaeiko, não nego a HIPOTESE da existência da vida extraterrestre, mas temos que ser céticos o suficiente para encararmos até a possibilidade de estarmos sozinhos no Universo, isto também é uma HIPOTESE plausível.

Para quem quiser ler e saber mais, sugiro a leitura deste artigo: http://www.portaldoastronomo.org/tema_15_4.php é muito esclarecedor e mostra de forma suscinta as diferentes correntes de pensamento da astrobiologia como a "Hipotese da Terra Rara", o "Paradoxo de Fermi" e a "Equação de Drake", defendida por cientistas Carl Sagan e Isaac Asimov.


Mendes

21/11/2009
08h25
Entre as duas possibilidades - "existe vida fora da Terra" e "não existe vida fora da Terra" - a verdade é que não temos condições de escolher uma dessas opções como a real.

Nunca vimos nada "lá fora" então não podemos afirmar que a vida existe, podemos estar sozinhos sim.

Porém, conhecemos apenas uma minúscula fração do universo, então a vida pode existir sim, apenas não a encontramos ainda.

Não há como negar ou provar nenhuma das possibilidades.

Por isso fico aberto às evidências que a ciência me apresentar.

Agora, se me perguntarem qual minha opinião pessoal a respeito, aí eu posso responder à vontade pq será apenas minha opinião e não a verdade: Imagine vida em apenas 1 planeta pra cada 1.000 galáxias e ainda assim vc terá infinitos planetas habitados. Matematicamente, seu eu tivesse que apostar, acho que a probabilidade é muitíssimo boa, eu apostaria todas as fichas!


leoferreira

25/11/2009
09h42
Porque será? que esse assunto incomoda tanta gente quando se fala em vida fora da Terra,Na minha opinião eu fico com o (Mendes) a possibilidade de haver vida fora da Terra é muito grande mas tambem é muito grande a possibilidade de não haver nada apenas um vazio no universo.

Hellraiser

28/11/2009
19h42
O paradoxo do copo pela metade:

Ele está MEIO CHEIO ou ele está MEIO VAZIO?


evanir

29/11/2009
14h24
xiii cada coisa vida fora da terra sim ou nao..... bom minha opioniao meu desabafo. so meu. nao tem nada a ver com ciencia ou com outra coisa qualquer. quem quiser que acredite. quem nao quer que fique quieto....

eu vi um ser de outro mundo em minha frente. e nao e do jeito que o cimena ou as pessoas coloca no youtube. e muito muito superior a nos humanos. a ciencia deles. e alem da imaginaçao humana. vi com estes olhos que a terra a de comer. faz 15 dias que eu vi este ser. e nao vi sozinha. tenho uma testemunha que estava comigo.


Dr.Air

29/11/2009
18h13
Vamos respeitar as regras do site.

Apolo11.com

29/11/2009
20h59
Bem lembrado, Dr. Air.

Acredito que não é mais preciso alertar a Evanir sobre isso. Portanto, peço a ela que releia as regras do fórum e se abstenha de comentários desse tipo. Da próxima vez vamos ter que banir a conta e não gostaríamos de fazer isso.

Obrigado,
Rogério Leite
Apolo11.com


leoferreira

30/11/2009
16h33
OLa caro amigo Rigerio Leite,so quero que voce me tire uma duvida no sit da Apolo11 tem umas propagandas de revistas e livros que aparece no Forum que diz assim Apolo11 recomenda DVD e Livros de extraterrestre e Ovnis, Ciencia e Tecnologia etc ?


Apolo11.com

30/11/2009
18h40
Caro Leo Ferreira,

Acredito que sua pergunta tem o objetivo óbvio de questionar qual o motivo que propaganda desse tipo pode existir no site e os assuntos ligados à ela, não. É muito simples.

Muitas pessoas chegam até o Apolo11 achando que vão encontrar assuntos relacionados à ufologia, extraterrestres, chupa-cabras, e coisas do gênero. Não acham e não vão achar.

No entanto, para que essas pessoas não saiam de mãos abanando,temos um link onde o usuário é remetido à uma área de livros e DVDs sobre o assunto. Alí ele poderá adquir o material que achar melhor, sem comprometer a credibilidade do site, conquistada à custa de muito trabalho ao longo dos últimos 10 anos.

Rogério Leite
Apolo11.com


leoferreira

01/12/2009
15h55
Obrigado!! Rogerio Leite por sua explicação ficou bem transparente e tirou minha duvida e parabéns pelo Forum que esta muito bom.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles