Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

labressiani

30/11/2009
22h17
Sem conspiração só saber quanto tempo teremos a lua
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Porque ela é importante para a terra, e seu afastamento quando começaremos a sentir seus efeitos

Hellraiser

01/12/2009
05h02
"A Lua está se afastando da Terra a cerca de 3,5 centímetros por ano. O acoplamento gravitacional entre a Lua e a Terra, além de causar as marés, também transfere energia gravitacional da Terra para a Lua. Isso diminui a rotação da Terra (em cerca de 1,48 milissegundos/século) e acelera a Lua para uma órbita maior."

RETIRADO DO SITE: http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/luna.html

Fique sosegado que ela não vai fugir e deixar-nos na mão, por pelo menos vários milhões de anos... kkkk


labressiani

01/12/2009
10h46
não sabia que ela interfere na rotação da terra, então isto se torna mais grave do que penso, obrigado pela sua ajuda meu amigo

Dr.Air

01/12/2009
12h31
Calma labressiani, não sei se você leu direito mas é 1,48 milissegundo/século <---- SÉCULO.

Um abraço.


labressiani

01/12/2009
12h44
Mas pequenas alterações podem ser grandes problemas para nós, espero estar errado.

um abração para vocês tambem


Observador.

01/12/2009
15h25
1,48 milissegundo...acho que ate acontecer alguuma coisa agente num vai estar aqui para ver...

leoferreira

01/12/2009
16h00
E sim Observador se voce so pensa em si mesmo voce tem razao mais se voce pensar em seus familiares,filhos,netos,etc voce teria que se preoculpar sim.

Hellraiser

01/12/2009
16h35
A Lua interfere no movimento de rotação da Terra a milhões de anos, desde sua formação.

Graças a ela, os dias terrestres possuem 24 horas, se não houvesse a Lua, a rotação seria bem mais rápida e portanto, inviável para o surgimento da vida na forma como a conhecemos.

Esse afastamento é insignificante e em nada interfere na dinâmica terrestre, ou seja, não haverá catástrofes por conta do afastamento, só daqui a milhões de anos, quando o Sol já estiver esgotado seu combustível e tiver se tornado uma gigante vermelha, engolindo os planetas até a órbita de Júpiter. Até lá, os humanos já não estarão mais aqui, seja por ter se auto destruído ou seja por terem migrado para outro sistema solar.

O fato é que NÃO HÁ QUALQUER INDÍCIO DE PROBLEMAS PELO AFASTAMENTO LUNAR, já que são 3cm por ano e a distância Terra/Lua é de aproximadamente 400.000km ou seja, isso representa cerca de 0,000000007% do total.

Portanto, relaxem e se preocupem com coisas mais urgentes como por exemplo, o nível de educação e conhecimento que vamos deixar para os nossos filhos.


labressiani

01/12/2009
16h51
Ok Hellraiser devemos nos preocupar com o nivel de educação dos filhos que estão fujindo aos controles dos Pais mas temos tambem muitas coisas que nos preocuparmos que pode abalar nossa nave Mãe o Planeta terra porque o futuro deles tambem depende do que fazemos agora e estamos fazendo debatendo sobre nosso Planeta e nosso sistema solar para que tenhamos uma luz no fim do tunel quem sabe agradeço a cada opinião de voces porque todos somos seres pensante e temos que usar esta faculdade para nos guiar, as opinioes de um diferem dos demais e isso é que nos faz aprender quem esta certo e quem esta errado e foi com esta conciencia que descobrimos que nós não eramos o centro de tudo e nem a terra era quadrada e acabava em um abismo comos os antigos pensavam teve no meio deles alguem que discordou e este alguem estava certo, então a discordancia nos leva ao rumo certo

Hellraiser

01/12/2009
18h11
labressiani, concordo integralmente com o que você escreveu agora, mas, preocupações do tipo "impacto de asteroides" ou "afastamento lunar" ou coisas do gênero, são só preocupações superfluas onde nada ou pouco temos o que fazer.

Se queremos deixar um planeta melhor para os nossos filhos, comecemos mudando nosso comportamento, reduzindo a quantidade de poluentes que geramos, como por exemplo, evitar de jogar óleo de frituras no esgoto, ou deixar o carro em casa pelo menos uma vez por semana, ou manter janelas abertas a fim de evitar o uso de ar condicionado, ou manter o carro ou moto regulado para não emitir muito CO2, ou não descartar lâmpadas fluorescentes no lixo comum, assim como baterias recarregáveis, tubo de TV e monitores de vídeo velhos e outros resíduos que podem agravar a situação do meio ambiente.

Mas, não vamos transformar este fórum em sala de bate papo, não é mesmo?

Desculpe pelo off-topic sr. Rogério Leite.


labressiani

01/12/2009
19h16
ok meu amigo
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates