Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

luziaeiko

07/01/2010
11h24
Velocida da luz e tempo
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Oi pessoal, bom dia. Quantos anos se passarão aqui na Terra se viajarmo 1 ano na velocidade da luz?E 2 ? A função é linear? E com eu faço para calcular?

Saudações

LuziaEiko


Hellraiser

07/01/2010
17h08
Veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_dos_g%C3%AAmeos

Complicado...


cosmonauta

07/01/2010
21h30
Olá Luziaeiko.

A velocidade da luz medida em anos luz, é apenas pela complexidade de números que escapam a nossa relativa capacidade de raciocinar, para aferir distancias astronômicas.

Assim viajando em qualquer velocidade ou mesmo na velocidade da luz, durante um ano, o tempo será sempre um ano. Pois aí se trata de tempo e não de distancia percorrida.

Em um ano a luz percorre 9,46 trilhões de km. (300.000 km/s)


luziaeiko

08/01/2010
10h04
OI o que eu quis dizer foi que " Por exemplo, se um astronauta estiver a bordo de um foguete viajando em velocidade próxima da luz, a passagem do tempo à bordo será contraída em relação a um outro sistema que estiver parado ou viajando a uma velocidade bem menor (por exemplo, o planeta Terra). Assim, o tempo à bordo parecerá estar passando normalmente para o astronauta, mas para os seus familiares e amigos na Terra estará passando muito mais depressa, em relação ao foguete. Se um dia ele voltar, será como se tivesse viajado para o futuro''.Então se eu estiver à velocidade da lu durante um ano, qual foi a taxa da aceleração do tempo aqui na Terra, se é que eu posso chamar de aceleração? Vou procurar no endereço recomendado.Obrigada


luziaeiko

08/01/2010
10h50
Fui para http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_dos_g%C3%AAmeos ( complicado mas esclarecedor, um pouquinho ) depois fui para http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilata%C3%A7%C3%A3o_do_tempo ( ai melhorou um pouco) e finalmente fui para http://www.walter-fendt.de/ph11e/timedilation.htm (se a teoria não ficou muito boa ainda, a função esta lá e era o que eu estava procurando.) Obrigada pela dica que me levou até lá.

Benedictus

10/02/2010
20h26
Ola

Tu tem conhecimento em fisica quantica e o principio da incerteza...?

Gostaria de bater um papo contigo respeito desses assuntos...!Ja que tu gostas da teoria da relatividade sera mais facil...OK

Grato

Paz


luziaeiko

11/02/2010
00h07
OI infelizmente só seu sei um pouco de fisica basica, sinto lhe dizer.Sempre que posso procuro entender um pouco sobre a teoria da mecanica quantica e relativista,é bem complicadinho, mas sobre o que vc gostaria de conversar mais especificamente?

Saudações

Luziaeiko


CHM

13/02/2010
18h48
Não tenho 100% de certeza, mas algum tempo atrás assisti um documentário na tv que que tratava desse assunto. Se não me engano um astronauta viajando a velocidade da luz por um ano, corresponderia a 100 anos terrestres, ou seja, para o astronauta o tempo passaria mais devagar.

No documentários eles utilizaram como exemplo um relógio de luz um espécie de tubo feito de dois espelhos, horizontais, com um fóton, uma bolinha de luz, quicando entre eles. Cada vez que o fóton atinge uma das superfícies espelhadas, registra-se uma fração mínima de segundo.

dessa forma era possível visualizar com maior exatidão que quanto mais próximo a velocidade da luz a luz se distorcia dentro do tubo (relógio)demorava mais para atingir a superfície espelhada, por tanto o tempo passava mais devagar. já para nós aqui na terra o tempo continua igual.

Se isso fosse realmente possível não seria uma experiência muito interessante para esse astronauta que na sua volta não reencontraria mais sem amigos e familiares.

espero ter ajudado um pouquinho

um abraço


Hellraiser

14/02/2010
03h13
Relatividade e dilatação do tempo:

http://www.youtube.com/watch?v=njToAZrphko

http://www.youtube.com/watch?v=PflsSi9FtaU

Divirtam-se.


Hellraiser

14/02/2010
03h21
Mais um:

http://www.youtube.com/watch?v=pt755c_35KQ&feature=related

Agora até eu já começo a entender :o)


luziaeiko

14/02/2010
15h12
No site http://www.walter-fendt.de/ph11e/timedilation.htm eu encontrei uma formula e usei a relação entre tempo terra e tempo nave foi de 1 para 7 anos. Isto é a cada ano passado na Nave 7 se passarão, isso a 95%de C.

Lionel

18/02/2010
00h00
Ola mas se servir de consolo não precisa andar a velocidade da luz para ficar mais jovem digamos em relação aos terrestres ...pode ser uma velocidade BEM MENOR que a da luz tipo de um satélite que voa em volta da terra ja serve...abraços Lionel

Niltoncica

23/02/2010
15h56
Olá, bem , tratando excusivamente da sua pergunta, a análise é relativa, em relação a um observador na Terra, um viajante no espaço à velocidade da luz, independentemente se isso seja possível ou não, teria o tempo 0, ou seja , o tempo para. Como o observador na Terra está incluso cinematicamente num universo em expansão, o tempo pode não ser exatamente um ano de diferença, será um pouquinho menos, pois nosso tempo aqui na Terra está quase a velocidade máxima que o tempo pode transcorrer, como está fundamentado pela relatividade geral, o tempo e o espaço são entidades diferentes, mas eternamente ligadas, se o tempo está em máxima velocidade, então o deslocamento pelo espaço é zero, se a velocidade no espaço é máxima , então o tempo é zero.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin