Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Mauricio_Hat

22/01/2010
18h09
Opinião sobre o Telescopio FirstScope 76 IYA 2009 Celestron
Categoria: Binóculos, Telescópios, etc.

Falae galera...

Bom, comprei o dito cujo (firstscope), mas com essa chuvarada e a fase da lua que não está ajudando, ainda não consegui sequer acumular umas 2 horas de observação noturna (é serio, acreditem, hehehe).

O que mais fiz até agora foram observações terrestres durante o dia mesmo (vendo tudo ponta cabeça mesmo, kkkk). Porém não é o indicado para este tipo de telscópio.

Então vamos lá...

Considerando o primeiro impacto, pois nunca, jamais, havia manuseado, fuçado um telescópio, curti bastante. Considerando todas as suas limitações de "potência" observei varias crateras lunares (dia 09/01), algumas cadeias de montanhas (acho que era, pelo menos) e Marte deixou de ser um ponto brilhante forte e passou a ser uma bolinha do tamanho de um grão de erroz, mas com um contorno bem delineado. Tudo isso foi usando suas oculares originais (20mm e 4mm), mesmo pq não tenho nenhuma otra ainda.

No início tava achando tudo meio embaçado, com imagens fantasmas, só daí então que fui perceber que precisaria aprender a colimar etc. Um ponto que deve ser considerado é o fato desse tele não ter regulagem do espelho primário, ele vem fixo e pronto, uma coisa ruim, pois logo percebi q por mais q eu colimasse o espelho secundário o primario ainda estava com o foco fora de centro do tubo. A solução encontrada foi fazer uma colimação com ajuda de uma microcamera (http://atmbaun.tripod.com/id16.html) do pc, achando o ponto correto mexendo no espelho primario com os parafusos soltos. Por sorte a regulagem foi minima. Tive q dar uma pequena ajustada nos furos dos parafusos, alinhar e apertar os mesmos. A colimação no meu ponto de vista ficou a mais perfeita possivel considerando essas adversidades.

Continua...


Mauricio_Hat

22/01/2010
18h11
Continuando...

Apartir daí as imagens ficaram bem agradáveis. Após tudo isso observei apenas marte e uma estrela q ainda não sei o nome (até deu pra tiar umas fotinhas, elas ficam meio embaçadas pq a mão treme e não tenho suporte pra camera, mas até minha mãe fico de cara, uahsuhasu), e a Lua ainda não deu pra ver nada por causa de sua fase.

Não vou aqui fazer apologia desse tele só pq eu o tenho, mas gostei muito, supreendeu minhas espectativas, e o mais importante de tudo é q aprendi muita coisa sobre os teles principalmente colimar e fuçar em tudo, quase desmontei-o inteiro (só não desmontei a base). Digo isso pq se eu fosse logo comprando um tele de 600 pilas certamente não teria coragem de fazer metade do que fiz nesse em termos de montá-lo e desmontá-lo.

Conclusão, agora q já fucei bem no tele e tenho mais segurança e conhecimento sobre os mesmos a meta agora é montar um por contra própria comprando um kit de espelhos e construindo resto. E se for pensar em termos de gasto posso vender esse daki (mas não vou, virou meu xodó), com mais um pouco de grana monto um de 180mm gastando ai uns 600 pilas (sem oculares), e beeeeem superior daquele que daria pra comprar com a mesma grana (que andei pesquisando, um de 130mm) e o melhor posso escolher o conjunto de peças que quero colocar, podendo ser superior às q vêm originalmente.

Ah, otra coisa, para obesrvações de constelações a ocular de 20mm que vem com ele é otima, pelo menos aki no meu a imagem não fica borrado ou embaçada e não dá reflexos. Pena q ainda não sei reconhecer bem as constelações...hehehe.

Já a de 4mm depende do que se quer observar, por ex. estrelas muito longes com mag elevado é meio dificil de dar um foco preciso, mas acho que isso é pela sua limitação mesmo, não pelo fato de ser de a má qualidade do produto, entende? Já imagens como a da lua são ótimas (considerando o tele sem colimar do dia em fiz a primeira observação). E como fiz varios testes terrestres, essa de 4mm me trouxe imagens bem nitidas a consideráveis distancias no horizonte ( por ex, esses dias tava em cima do telhado, olhei para o horizonte e via apenas um pontinho, pontinho mesmo, branco lá na pqp, como moro no interior, de cima do meu telhado o horizonte é só fazenda. Bom ao mirar o tele para essa ponto branco, o que vi foi uma casa com detalhes impressionantes, como janelas, portas, varais, plantas ao redor da casa etc).

Um ponto positivo que leva esse tele é sua razão F/D = 3,9 , proporcionado imagens bem claras.

Galera, espero ter ajudado de algumas forma, sou muito grato a esse forum. Todos q respoderam as minhas duvidas, muito obrigado...

Qualquer dúvida sobre esse tele (firstscope) podem perguntar, responderei com o maior prazer...

Bom, no mais é isso, aos especialistas descuple algumas gafes, ok??

Obrigado.

Abraços.

Mauricio


Hellraiser

22/01/2010
21h31
Muito bom Maurício.

Gostei do seu review, considerando que você é um iniciante e o equipamento limitado, suas considerações a respeito do equipamento foram esclarecedoras.

Continue neste pique que você vai mais longe.

Parabéns.


Mauricio_Hat

04/02/2010
01h41
Olá pessoal...

Bom, só pra relatar, hoje por volta da 1:00 consegui visualizar saturno com meu tele firstscope celestron. Lembrando que usei apenas as oculares que vieram junto.

Como não tenho como fotografar o que eu estava vendo utilizei o stellarium como parâmetro dando um zoom em saturno para a imagem ficar mais proxima do que vi.

Curti demais, realmente esse mundo cada vez mais te instiga...

Ta aí o link da imagem, ok?

http://img29.imageshack.us/img29/2228/saturnoi.jpg

Abraços a todos

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles