Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

kalango

27/02/2010
19h34
peso na atmosfera
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

qual a diferença de um peso na terra, com um lugar no espaço,? ex, um homem na iss sente o peso de um objeto que tenha que locomover, se alguem puder me explicar .

Hellraiser

27/02/2010
20h47
Kalango, te aconselho a estudar as três leis básicas do movimento, elaboradas por Isaac Newton, pois elas englobam as explicações para o movimento de massas, seja na superfície terrestre ou seja no espaço.

Resumidamente, um astronauta na Iss não pode medir o peso de um objeto, por estar fora dos efeitos da gravidade terrestre, porém, se ele precisar mover este objeto, ele necessariamente terá que imprimir uma força para faze-lo.

Na terra, temos o "peso" que chamaremos de Força Peso, ou Fp, pois : Fp=m.g (força-peso "Fp" é igual a massa "m" vezes a gravidade "g").

Na ausência da gravidade, ou gravidade zero ("g" = 0), a resultante "Fp" é zero, portanto, no espaço não há peso, porém, a massa "m" permanece a mesma e se tivermos que deslocar de lugar essa massa "m" no espaço, então precisaremos de uma força "F" para se ter uma aceleração "a", veja: F=m.a (força "F" é igual a massa "m" vezes a aceleração "a"), portanto, quanto maior a massa do objeto no espaço, maior terá que ser a força para move-lo de lugar.

Se alguém se habiliar a explicar melhor, eu agradeço, mas, espero ter ajudado.


kalango

07/03/2010
13h33
obrigado,ajudou sim
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles