Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

***Teo***

02/03/2010
17h43
Telescópio Refletor :
Categoria: Binóculos, Telescópios, etc.

Galera, quero saber se é possivel construir um telescopio refletor caseiro com espelho concavo de 76mm, espelho que aumenta a imagem, usado para retocar maquiagem, barbear ,etc desses adiquirido em vidraçarias. Como não posso conpra um kit de montagem de um de 180mm ,eu queria + improvisar um pouco,e fazer um parecido com o "Telescopio FirstScope 76 IYA 2009 Celestron" , claro feito em casa...

________________________________________________________________

tem como?

me ajudem...


Hellraiser

02/03/2010
21h42
Teo, infelizmente não.

Um espelho para telescópio tem que ter uma espessura mínima de cerca de 1/6 de seu diâmetro, tanto é que os vidros comerciais que temos a disposição no Brasil, não passam de 19mm e portanto, os telescópios feitos com eles estão limitados a tamanhos entre 140mm a 150mm de diâmetro. Fazer diâmetros maiores, dá muito trabalho e o resultado não é satisfatório.

Esses espelhos de "toucador" usados para maquiagem, são extremamente finos e se deformam com facilidade. Para uma imagem próxima, não se percebe a diferença, mas, para uma imagem formada por um objeto a milhões de kilometros de distância, qualquer distorção já deforma totalmente esta imagem.

Se quiser tentar construir, siga em frente, mas, de antemão te aviso que é desperdício de tempo e você só confirmará que o vidro para a construção de um telescópio tem que ter uma boa espessura.

Consulte o site do OBSERVATÓRIO PHOENIX ( http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/ ) na seção FAÇA SEU TELESCÓPIO e veja as implicações de se fazer um espelho para telescópio.

Tenha paciência, guarde o seu dinheiro mesmo que aos poucos e compre um kit para montar o seu telescópio ou tente polir o seu próprio espelho. Garanto que vai ser um excelente aprendizado.

Boa sorte nas suas tentativas.


***Teo***

03/03/2010
13h28
valew , eu estou querendo fazer um de 80mm será que por ser pequeno ira funcionar?

e + uma coisinha ....

como eu faço para polir meu proprio espelho

...help-me


Hellraiser

03/03/2010
16h27
Teo, entre lá no site do OBSERVATÓRIO PHOENIX e veja o passo a passo de como polir um espelho para se construir um telescópio.

Não é uma tarefa fácil, mas, não é algo que seja impossível de se fazer.

Você vai ficar surpreso ao descobrir que para se fazer um espelho concavo perfeito, a única ferramenta requerida são as suas mãos.

Entre lá, leia pacientemente todo o processo e só depois se aventure em construir um espelho.

Boa sorte.


PRFurlan

03/03/2010
20h50
Aproveitando o gancho, alguém saberia como utilizar os discos graduados na montagem equatorial? Por exemplo:

Coloco o telescópio na latitude de 23º (São Paulo), apontado para o polo Sul celeste. Quero localizar o planeta Marte, que pelo Stellarium está localizado em RA = 6,45 horas e DEC= -16º. No eixo polar existe o disco com as horas, que se pode movimentar. Quais são os procedimentos?

Abraços à todos.


Hellraiser

03/03/2010
21h16
PRFurlan, eu ainda não utilizei uma montagem equatorial, mas, de uma olhada neste site: http://www.constelacoes.hpg.ig.com.br/alinhamento_de_telescopio.htm no tópico: "Sistema de orientação dos telescópios com montagem equatorial" que há informações a repeito. também no site "Feira de ciencias" há explicaçõs a respeito das montagens e uma dica sobre montagem equatorial no final, veja: http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_A22.asp talvez isto possa te ajudar.

PRFurlan

04/03/2010
09h00
Obrigado Hellraiser.

Abraços.

Paulo Furlan


***Teo***

04/03/2010
17h55
Valew pelas dicas...

alguem sabe se eu encontro espelho de 76mm para telescopio newtoniano para comprar?

onde eu encontro? +ou- qual seria o preço?

(só o espelho primerio)..


Hellraiser

04/03/2010
19h09
Teo, de 76mm eu não sei, mas, de 135mm é possivel se comprar do ATM Sebastião Santiago Filho.

Veja o preço lá no site dele, pois o kit básico vem o espelho primário côncavo e o secundario plano (aquele que vai inclinado a 45 graus).

O link é este:

http://www.telescopiosastronomicos.com.br/kits.html

Boa sorte.


***Teo***

06/03/2010
15h35
gostaria de saber qual conpensa comprar :

este telescopio de 76mm refletor com os acessorios inclusos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129100950-telescopio-astronmico-terrestre-700-mm-star-view-350x-_JM

ou compensa montar o kit de 135mm de:

http://www.telescopiosastronomicos.com.br/kits.html

com os acessorios inclusos

???

----------------------------------------------------------------


Hellraiser

07/03/2010
12h18
Teo, um dos fatores que levamos em conta quando adquirimos um telescópio, é o ganho de luz, ou seja, quanto maior a abertura do telescópio, mais luminoso é o que se está observando e, portanto, mais aumentos podem ser utilizados.

Comparando, um telescópio destes de 76mmm de abertura, dá um ganho de luminosidade de aproximadamente 118 vezes, ou seja, ele consegue captar até 118 vezes mais luminosidade do que seus olhos.

Mas, um telescópio com 135mm de abertura, pode captar cerca de 372 vezes mais luminosidade, permitindo maiores ampliações, ou seja, três vezes mais que o de 76mm.

A diferênça de preço entre o kit e o telescópio de 76mm é pouca, porém, com o kit você teria o trabalho de construir o tubo ótico, mais a base do espelho primário, o suporte do secundário (aranha) e o suporte das oculares e o tripé, esse tipo de montagem tem que ser bem feita para não se ter folgas que causem desalinhamento do conjunto ótico.

Em resumo, os dois possuem prós e contras e você é quem deve decidir sobre o que é melhor para você.

Boa sorte na escolha.


Descadastrado

07/03/2010
22h04
meu binóculo é pirata ou original???

eu estou com um Binóculo 60x80 ele tem dois tampões

(para tampar o visor da frente quando terminar de usar)eu ja desmontei ele todo e montei e nessa desmontagem pude notar muita coisa: suas lentes são de vidro avermelhado, ele é todo revestido de borracha ante deslizante, vem um bússola imbotido nele, ele pesa mais de 1 quilo, ele é ante reflexo, suas oculares sao bem grande acho que é entre 20mm a 30mm (do tamanho de uma moeda de 5 centavos)

seu tamanho orizontal é 18cm, e vertical 19cm, veio em uma caixa bacana, com uma bolça para colocar ele, uma fita pra por no pescoço. ele é todo parafuzado, não é feito de plástico barato.

olha a foto dele nestes 3 link's.

http://images.bidorbuy.co.za/user_images/140/435140_binoculares3.jpg

http://images.bidorbuy.co.za/user_images/870/901870_bi2.jpg

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=128247898_8325.jpg&v=E

responde ai galera! e me falem sobre esta parada de 60x80. Vlw


Hellraiser

08/03/2010
21h41
Jedeias, se veio especificado 60X80, então não é confiável.

Se esse binóculo realmente for 60X80, então, a pupila de saída seria de 1,33mm ou seja, seria inviável enxergar qualquer coisa com qualidade, mas, se por exemplo ele for, 10X60X80, então é um binóculo com Zoom e portanto não serve para a astronomia, pois as imagens visualizadas com Zoom, não serão nítidas.

Pelas fotos, percebo que ele é revestido com "RUBICON" é o que deixa as lentes vermelhas,isto é usado para se reduzir a ABERRAÇÃO CROMÁTICA que são aquelas manchas semelhantes a arco-iris que se forma em torno da imagem quando as vemos através de lentes que possuem grandes aumentos, mas isso prejudica a observação astronômica.

Em resumo, se você quiser comprar um bom binóculo para observação astronômica, prefira os que sejam de marcas mais conhecidas, fuja daqueles do camelô ou tome cuidado quando comprar pelo Mercado Livre, lá há boas coisas mas é preciso pesquisar muito e enm adianta pedir conselhos ao vendedor que ele dira que o equuipamento é uma "maravilha", pois o interesse dele é só vender.

Há boas marcas como Skywatcher, Cintrax, Celestron e etc, mas, quem tem que escolher o melhor é você.

Meu conselho é que:

1 - Fuja dos binóculos com lentes vermelhas.

2 - Compre, se possível, um 10X50 sem Zoom.

3 - Procure revendedores que possam te dar garantia e manutenção depois de comprado, caso precise.

4 - Apesar de mais caros, de preferência aos binóculos selados a Nitrogênio, que impedem condensação interna e formação de bolor.

5 - Que tenham revestimento "Fully Multicoated", ou seja, que todas as lentes sejam revestidas com camadas ati-reflexo.

Lembre-se, um binóculo é para durar a vida inteira e poderá te acompanhar para onde você for.

Por fim, isso não é regra, são só conselhos que você é quem decide se aceita ou não.

Boa sorte na sua escolha.


Descadastrado

09/03/2010
08h11
hehehe é amigo vlw, mais uma coisa. realmente para que que vai me servir um binoculo na astronomia se nem um telescopio de 60 mm não serve pra nada?

Descadastrado

09/03/2010
08h13
a mais uma coisa me passa uns 5 links de binoculos. (os mais potentes e bom pra astronomia) de preferência compacto. (pequeno) Vlw

Hellraiser

09/03/2010
18h46
Jedeias disse? ""hehehe é amigo vlw, mais uma coisa. realmente para que que vai me servir um binoculo na astronomia se nem um telescopio de 60 mm não serve pra nada? ""

Ao contrário Jedeias, se você pretende se tornar um astrônomo amador, o Binóculo é o melhor instrumento para se começar.

Na verdade, o corrreto seria primeiro aprender a observar o céu a olho nú, reconhecendo as constelações e localização de planetas e estrelas, atravéz do aprendizado da leitura das cartas celestes e uso de planisférios, para depois se partir para um binóculo, que vai te mostrar mais detalhes do céu do que a olho nú e finalmente, o uso de telescópios.

Muita gente se frustra com a astronomia por pular estes passos, pois partem primeiro para a compra do telescópio, geralmente um refrator de 60mm e não sabem para onde apontar e nem o que observar, ficando desapontados com o equipamento e com a astronomia.

Nem todo telescópio de 60mmm é ruim, como todo equipamento, existem os bons e os ruins e geralmente, os refratores de 60mm ou refletores de 76mm mais baratos e populares, são mau acabados e a qualidade deixa a desejar.

Se quiser aprender mais sobre binóculos, pode começar por esse link: http://www.astrosurf.com/carreira/equipamento_binoc.html e quanto às marcas, e modelos, procure pelos fabricantes que eu mencionei no post anterior que você verá vários modelos.

Boa sorte.


Descadastrado

09/03/2010
19h34
muito obrigado amigo voce esta me ajudando muito. enquanto akele telescopio refletor de 150mm que tem o link dele no post anterior, me fale sobre ele. a uma coisa eu tou com uma ocular de 35mm do meu binoculo, se quiser eu te mando por correio. ai vc adapta no teu telescopio (se vc tiver) vc tem? flw mano
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard