Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

José Arthur

30/03/2010
01h17
Iridium magnitude -7
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Amigos,

Estava olhando a tabela dos Iridium Flare sobre Porto Alegre e vi que dia 31 de março será possível visualizar o Iridium Flare às 21h18 com mag -7 (Iridium 28). Em relação a grande maioria dos outros Iridium Flare, são poucos os que alcançam tamanha intensidade.

Minha pergunta é: O que causa um flare tão forte assim? Pois comparando com o outro Flare, do Iridium 31, este está tão distante quanto o Iridium 28, ambos com o sol na mesma elevação, sendo visíveis quase na mesma hora, porém, com intensidades diferentes..

Agradeço a atenção,

José Arthur


José Arthur

30/03/2010
21h58
Bom, agora re-analisando minha questão e relendo a tabela cheguei a conclusão. A variação de intensidade da magnitude do brilho é proporcional a distância da cidade ao centro do flash. Quanto mais próximo do centro, mais forte verei o flare. Por isso que dois satelites, na mesma distância, mesma amplitude, mesmo azimute proporcionarão flashes diferentes de acordo com a distância da cidade que estou ao centro do flash.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes