Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

leoferreira

30/03/2010
17h04
Porque o homem desde 1972, com o encerramento do Projeto Apollo, até hoje, não voltou á Lua ?
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Eu acho que as naves e os modulos lunares do Projeto apollo não passariam em vários quesitos básicos de segurança atuais. E você ok acha ?


Hellraiser

30/03/2010
18h29
Leo, concordo com você no quesito "segurança", mas, o que mais afetou, na minha opinião, foi o custo da viagem que na época da guerra fria, compensava pelos ganhos políticos.

Hoje, não se volta mais a Lua por questões financeiras e comerciais.

A primeira pergunta seria: Por que e para que voltar à Lua?

As perguntas seguintes seriam: Qual o custo e retorno financeiro desta operação?

A quem interessaria a volta à Lua?

Existe verba suficiente para isso?

Pois é colega, vivemos em um mundo capitalista onde o lucro é que move a humanidade, sem ele, não há projeto que se sustente.


Niltoncica

30/03/2010
18h40
E verdade, com certeza existe muito a ser feito na Lua , muito mesmo, porém, os governos se preocupam mais em projetos sociais, comerciais etc, com certeza o custo seria maior hoje, porque em se tratando de exploração espacial, não adianta somente ir em algum lugar, tem de tirar o máximo proveito disso, então com certeza seriam missões mais longas, com muito mais exploração, visando a montage de uma base, para que o custo de futuras viagens diminuisse, é igual a ISS , demorou, mas hoje se vê que foi um excelente investimento.

Ricky11

05/04/2010
00h56
Não sou o que digo mas há relatos em vários sites que foram postados negando a ida do homem à lua naquela época...lógicamente a guerra fria esquentava a corrida espacial e a URSS fazia testes...veja:

http://www.youtube.com/watch?v=Uz348HISOFs

http://www.youtube.com/watch?v=-bWMR4pac0Q&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mFhfK3yu5Ak&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mFhfK3yu5Ak&feature=related

achei estes vídeos e outros... "VEJA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS".


Hellraiser

05/04/2010
01h32
Rick, não perca seu precioso tempo com bobagens.

Esse assunto tá mais do que documentado e há milhares de testemunhas que participaram do projeto espacial americano e os objetos deixados por lá foram fotografados recentemente pela sonda LCROSS.

Estes vários sites que você cita, não passam de clones uns dos outros reproduzindo os absurdos que já foram derrubados por inúmeras experiências e provas feitas por centenas e talvez milhares de cientistas, provando a veracidade da ida do homem a Lua.

Antes de sair acreditando nestes sites e filmes de YOUTUBE, por que não consulta os sites que defendem e provam a ida do homem à Lua?

Se quiser link´s, aqui vai:

http://www.apolloarchive.com/apollo_archive.html

http://science.ksc.nasa.gov/history/apollo/apollo.html

http://www.silvestre.eng.br/astronomia/polemicas/tolice/

http://www.badastronomy.com/bad/tv/foxapollo.html

http://www.solarviews.com/portug/history.htm

http://www.inape.org.br/files/Sombras.pdf

http://zeca.astronomos.com.br/afraudedafraude/afraudedafraude.htm

htthttp://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/multimedia/lroimages/apollosites.htmlp://www.lpi.usra.edu/resources/apollo/

Enfim, duvidar da ida do homem a Lua, é chamar de mentirosos todos os cientistas,as universidades, as agências espaciais, os astronautas, inclusive os russos que reconheceram o feito americano.


cosmonauta

05/04/2010
13h30
Olá amigos.

Apenas um pequeno lembrete aos que ainda insistem em não acreditar, na missão Apollo de conquista da Lua.

Dizem que naquela época,

-A NASA não tinha tecnologia para ter feito a viagem e pouso na conquista da Lua.

-E por que com a tecnologia de hoje não a fazem de novo?

- Por que o homem não voltou à Lua mais, se é verdade que estiveram lá?

Bem, as contradições dessas perguntas acabam dando o devido crédito ao fato.

Se hoje têm a tecnologia necessária a uma viagem lunar e não a realizam, é justamente pelo fato de que nada de novo iriam descobrir lá, pois já o fizeram antes com um custo muito elevado sim, mas para ganhar uma posiçao no espaço, concorrida com a então URSS, durante uma guerra fria.

Tudo de moderno que desfrutamos nos dias de hoje em tecnologia de informática e comunicações, passaram antes pelo uso secreto da NASA e Exército americano, antes de chegar ao povão.

Tanto que ha 40 anos atrás, ainda não tínhamos micro computadores e telefones celulares, a telefonia ainda gatinhava, mas nos aviões da época ja havia muita tecnologia embarcada.

E será que os milhares de americanos que trabalharam nas empresas de grande porte, na construção de equipamentos, naves Apollo e foguetes utilizados nas missões espaciais, com tão elevado custo, não teriam "sentido" a "farsa" orquestrada pela NASA e o governo do tio Sam?

Um abraço.


leoferreira

05/04/2010
13h59
Caro amigo Cosmonauta.

So não concordo com você em um ponto,que não iriam descobrir nada mais de interessante la pois acredito que a lua ainda é o centro das atenção do homem.


Niltoncica

05/04/2010
17h34
Com certeza amigo, se o custo de uma missão lunar fosse baixo, com certeza ainda teríamos decadas de estudos pela frente, mas por enquanto os altíssimos custos inviabilizam o processo, vale lembrar que os EUA gastou mais de 20 bilhões, isso mesmo, mais de 20 bilhões de dólares por cada astronauta que pisou na Lua. Nos dias atuais, com a modernidade de estudos e novas possibilidades, o custo pode até ser maior, pois visa uma maior permanência, para aproveitar melhor cada missão, seriam mais resultados por dólar gasto.

cosmonauta

05/04/2010
22h13
Prezado Leo

O que quis dizer é que em termos de custos, as viagens tripuladas não compensariam hoje, pelo fato de que pesquisas são feitas com naves robôs totalmente automáticas, como tem feito a Rússia e outros novatos que estão chegando lá.

O desembarque humano foi sim muito técnico e proveitoso, mas também muito mais político.

Na mesma época da conquista lunar por astronautas americanos, a URSS também desembarcou naves robôs automáticas e as trouxe de volta sem risco humano, também com pedras lunares para pesquisas.

O que encarece mesmo um voo desse tipo é o exagerado cuidado com a vida de seus tripulantes.

Assim as pesquisas atuais com jipes robotisados, são feitas até mesmo em Marte, muito mais distante e já a muito tempo, sem risco vital algum e custos tão elevados, como a preparação e acompanhamento de cada vida disponivel a uma viagem dessa envergadura, alimentos pessoal e monitoramento médico.

Um abraço.


Hellraiser

06/04/2010
11h38
Para quem tiver curiosidade em saber mais sobre o projeto LUNA soviético e seus rovers LUNAKHOD, aí vai um link:

http://www.launchpad9.hpg.ig.com.br/historia/historia4.htm

Essas naves robôs trouxeram amostras do solo lunar desde 1970 até 1976.


Ricky11

07/04/2010
23h39
Ora nós sobrevivemos da ida do homem a lua através dos arquivos da nasa...eu apenas sou imparcial a respeito e convido todos a uma análise "sem paixões" o que nos poderia desvirtuar a razão...

para termos noção de distância a ISS, orbita a próximos 400km de altitude da terra e em 1969 fora feita uma viagem de aproximadamente 400 x 1000 km = 400.000km ida e 400.000km o retorno, o que concordo com o primeiro post em relação ao item segurança.

Abraço a todos!


leoferreira

09/04/2010
01h40
Caro amigo Cosmonauta:

Por isso que coloquei no começo do post que as naves e os modulos lunares não passariam em varios quesitos de segurança hoje, por isso que eles estão colocando robos e sondas para fazer essas pesquisas no espaço e não humanos acho que o meu primeiro post esta correto em relação ao item segurança.

Abraço a todos


Luisinho

10/04/2010
16h31
Será que esses conspiracionistas também acham que a Apollo 8 e a quase trágica Apollo 13 também éh uma farsa?..Pois essas duas missões tiveram que circundar a lua para retornar para a Terra, a A13 foi necessáriamente obrigada á fazê-lo para a gravidade lunar a impulsionar na tragetória para a Terra, e toda aquela história que todos já sabem né, sobre o Lovell,swueight e Haise..Afinal de contas, acho que não éh mais complicado alunissar uma nave, do que propriamente circundar, ou orbitar(como queiram),o nosso satélite ..


leoferreira

10/04/2010
17h41
Eu particularmente acredito muito na ida do homem a lua nao acho que foi uma farça, o post que coloquei ai não foi pra éssa finalidade de que o homem não foi a lua e sim porque não retornou la mais vesez ,bem sabemos que nossas tecnologia estão bem mais avançada, se naquela época tivemos bons resultados imagine nos dias de hoje.

Ricky11

10/04/2010
20h32
Acreditar Leo é dar "crédito a"... e enquanto não se pode provar nada contra, "o crédito está dado ou em xeque" . Após anos e anos foram feitas várias análises das fotos e filmagens obtidas deste "grande feito" da ida do homem a lua e há seguimentos científicos que aprovam e outro que desaprova.

Assim como lemos desde criança na escola que a ciência explica nossa ascendente do macaco(evolucionista), outra explica a origem(criacionista)...

Logicamente que nosso foco neste fórum não é contestar e sim postar o de interesse comum para que nossa interatividade e a riqueza dos assuntos vá além dos 400.000km entre terra/lua e possamos estar bem próximos neste maravilhoso fórum.

Parabéns a toda comunidade e aos moderadores que se esforçam por melhorar nosso espaço aqui!


Hellraiser

11/04/2010
03h04
Seguimentos científicos que desaprovam???

Quais???

Me cite um só instituto ou universidade ou centro de pesquisa sério e idôneo que contesta a ida do homem à lua.

Se você conseguir "darei crédito" a você, Ricky11...


Luisinho

11/04/2010
10h53
Concordo plenamente com Hellraiser, já visitei vários observatórios astronômicos para tirar algumas curiosidades, observar eclipses lunares e tal, tudo bem que alguém poderá achar que não éh nenhuma universidade ou centro de pesquisa sério e idôneo, mas recebi ótimas referências á respeito e consegui tirar todas as minhas dúvidas.

Bom, sempre questionei com os professores destes observatórios este assunto, sobre a ida do homem á lua e sobre esses conspiracionistas malucos, e sempre me falaram absolutamente a verdade, o que aconteceu naquela época, no auge da guerra fria, entre as duas superpotências brigando para conquistar a lua...E chega a ser até engraçado né..? Antes do sucesso da A11,teve as anteriores á ela, começando pela trágica Apollo 1, onde morreram Virgil I. "Gus" Grissom, Edward H. Branco II e Roger B. Chaffee, tudo bem que eles morreram aqui na Terra dentro duma cápsula e tal,mas tem certos detalhes de toda a missão Apollo que esses conspiracionistas poderiam também questionar tal fato, mas não, esses karas preferem cogitar somente que a "ida do homem a lua foi uma farsa", e vem com aquelas conversas de filmagem, stúdio, sombra paralela, bandeira tremulando, sem estrelas no céu escuro da lua..etcccc..!..È brikadeira esses kras viu, e olha que eles ganham dinheiro com toda essa porcariada heim...!


Ricky11

12/04/2010
04h19
Nunca diria a volta dos que não foram!

Gosto de pesquisar e sempre gosto de ler as postagens de Hellraiser e Cosmonauta...

Veja esta relato:

A NASA está recebendo tantas críticas e indagações referentes à ida do homem à Lua que resolveu contratar, no final do ano de 2002, James Oberg, um renomado escritor aeroespacial, para tentar justificar à população mundial de que tudo teria sido realmente verdade. A BBC News publicou uma matéria a respeito, que pode ser lida no endereço http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/2410431.stm.

O escândalo da fraude da viagem do homem à Lua veio à tona em 2001, quando a Fox Television fez um programa mostrando diversos indícios de fraude. O programa foi ao ar com o nome “FOX Special – Conspiracy Theory: DID WE LAND ON THE MOON?” (Especial FOX – Teoria da Conspiração: NÓS POUSAMOS NA LUA?).

A temperatura na Lua varia tanto, que seria impossível trazer de lá uma única fotografia para ser exibida na Terra. Só para se ter idéia, a temperatura na Lua varia de -153ºC à noite a +107ºC durante o dia, conforme dados obtidos na NASA no endereço http://solarsystem.nasa.gov/features/planets/moon/moon.html.O Sol emite uma radiação, na Terra, de aproximadamente 0,36 REM/ano. REM é abreviatura de Roentgen Equivalent for Man. Dentro de estações espaciais, astronautas costumam receber radiações de cerca de 6 REM por ano. Mas, na Lua, esta radiação pode chegar a até 7.000 REM por minuto! Tendo em vista que a população do nosso planeta está acostumada a receber entre 0,1 e 2 REM/ano e o ser humano conseguiria resistir a um máximo de 4,5 REM/mês, a radiação de 7.000 REM/minuto torna-se letal para qualquer ser humano! Esses dados podem ser conferidos em estudos realizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados no endereço http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm na seção Tempestades de 1999 a 2003, e também em estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista no endereço http://inorgan221.iq.unesp.br/quimgeral/nuclear/nuclear8.html.

Meu intuito em divulgar estas observações, não é mostrar às pessoas que existe uma verdade incontestável diferente da que elas conhecem, mas de mostrar que existem outros pontos de vista sobre o que realmente ocorreu de 1969 a 1972. Considero que há dois caminhos a percorrer, várias teorias a traduzir e analisar. Indico a todos que percorram esses dois caminhos e tirem suas próprias conclusões.

Há algum tempo quando não tínhamos esta interatividade, toda mídia era controlada e nunca contestada publicamente.

Hoje, penso como Galileu sofreu por defender o heliocentrismo...

"Conhecimento é poder" e que hoje as publicações na rede mundial podem ser analisadas, discordadas por milhares de pessoas.

E é para isto que estamos aqui neste fórum buscando cada vez mais conhecer...

E por educação que estou aqui a aprender.

Abraço a todos!


cosmonauta

12/04/2010
11h11
Olá pessoal.

Variação de temperatura na Lua de -153 a noite e + 107 durante o dia. Tá bem, mata qualquer um e nem fotografia sobreviveria? (essa foi ótima!)

O pior é que a NASA não sabia disso, né mesmo, sr Ricky11?

Mas a imprensa sensacionalista se esqueceu de informar que o dia na Lua dura quinze dias, assim como a noite mais 15 dias e os astronautas descem num ponto próximo ao amanhecer ou entardecer lunar, com temperatura média. E ficam lá por poucas horas ou dias.

Ou o sr pensa que o dia lunar é semelhante ao dia terrestre, com 24 horas?

Sobre as radiações é muito fácil aceitar que os trajes espaciais são feitos especialmente para suportar essas variações de clima e radiações.

Outra coisa, aqui no Forum estamos para aprender e discutir sobre ciências e não para perder tempo discutindo sobre a "Fraude do Século", ou de canais de tv sensacionalista e com temas conspiratórios.

Stop!

Abraço a todos.


Hellraiser

12/04/2010
11h46
Bom... até agora, nada de instituições de respeito, universidades reconhecidamente de pesquisas...

Só programas sensacionalistas e escritores atrás de ganhar uns trocos...

Continuo não dando "crédito"...


Hellraiser

12/04/2010
12h02
Em tempo:

Quer dizer que este cara aqui, tá morto?

https://apolo11.com/display.php?imagem=imagens/2010/sts_131_astronauta_rick_mastracchio_2_eva_abr_2010_big.jpg

É cada uma...


leoferreira

12/04/2010
13h24
Concordo com o Cosmonauta,quando fis este Post queria discutir sobre segurança,tecnologia espacial,quando vem a pergunta Porque o homem não voltou mais na lua não é porque não tenha ido e sim porque não se voltou la mais vezes se não tivesse ido não teriam mentido com certeza tem gente que prefere acreditar em Papai Noel do que em coisas sérias so não acredita quem não quer mesmo veja só todos nois temos celulares,internet sem fio,antena por satélite,sem falar em varias outras coisas que foi tirada das experiencias espacial dificil não acreditar nas coisas que são real e está no nosso dia-dia.

Abraço!


Ricky11

12/04/2010
15h13
Sou um admirador da NASA, mesmo errando eles acertam, foram muitas tentativas até nos conquistar... Quanto a tecnologia sou entusiasta do consórcio dos países que investiram na ISS que é de grande importância, isto sim, penso ser uma corrida limpa embora muito lixo espacial exista em órbita...

Tenho este site como o favorito e quero respeitar vocês, Hellraiser, Cosmonauta e leoferreira, pois se todos nós tivéssemos a mesma conclusão, enxergassem somente preto e branco estaríamos sem assunto para as maravilhas que o Hublle explora do universo...

Aos moderadores que são cada vez mais exigidos por um público apaixonado, pesquisador, questionador...

E bom que seja assim, imaginem um espaço onde ninguém posta nada, contesta nada, nada aprende...

Seria o mesmo que se eu ganhasse a lua e não pudesse morar lá... "não haveria segurança"...

Abraço a todos amigos!


Luisinho

12/04/2010
22h13
Bom pessoal desculpa insistir neste forum, é que eu consigo achar várias curiosidades nestas missões Apollo..

Vocês disseram sobre fotografias,que seria impossível trazer de lá, para ser exibida na Terra. Mas e se elas permanecessem por lá durante muito tempo???? o que dizer do retrato da familia de Charles Duke da missão A16..?

Concerteza percebe-se de que se trata deum retrato protegido como um tôdo, mas será que aguentaria um certo tempo com essas variações climáticas na lua..?Taí se quiserem observar..!

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gluon.com.br/blog/wp-content/uploads/2007/09/duke1.jpg&imgrefurl=http://www.gluon.com.br/blog/2007/09/15/fotos-lua-google/&usg=__vL8__EUV3fXYtc8M1qDG0anJSZA=&h=225&w=300&sz=17&hl=pt-BR&start=33&sig2=SlU07O0V2NbIzXauhDTvLQ&um=1&itbs=1&tbnid=3oUf_UZe_4N5pM:&tbnh=87&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dfotos%2Bda%2Bmiss%25C3%25A3o%2BApolo%2B16%26start%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1W1GPCK_pt-brBR335%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1&ei=gMHDS_jaLqG8M43fmc0J

abraçoss para todos..!


Niltoncica

15/04/2010
23h58
Para as pessoas que não acreditam geralmente se curvam em cima do que elas querem acreditar, eu já discuti feio com pessoas que não te entendimento do que realmente é ciência. As pessoas não fazem idéia do que foi o programa apollo e seu antecessores, não imaginam o que foi feito, o esforço humano e investimentos fogem a compreenção humana mesmo hoje. Não é atoa que um traje custe dezenas de milhões de dólares, um par de luvas custa 500 mil dolares em média, pense bem, existem muitas maneiras de se fazer isolamento contra radiação e temperatura, eles foram pioneiros, desbravadores , tiveram de começar do zero, sem nenhuma experiencia com espaço, foguetes , computadores etc .. e tiveram muito pouco tempo para isso.

Para mim foi o maior feito na história, muitos mundos poderão ser explorados da mesma forma no futuro, mas a Lua é e sempre será o nosso maior salto.


Ricky11

17/04/2010
00h02
O esforço humano ainda pena em conhecer o mais profundo dos oceanos e eu fico com a frase de longe... " A terra é azul!".

kk

19/04/2010
16h39
olá....como nossos tataravós diziam....,é como discutir sobre religião,politica e time de futebol.....ninguém chega num acordo final.

Hellraiser

19/04/2010
17h42
Errado KK.

Política, religião e futebol, temos os nossos preferidos, porém, em política, o meu preferido pode ser prejudicial à coletividade e vice-versa.

Quanto ao assunto em pauta, trata-se de um FATO fartamente documentado e testemunhado, mas que algumas pessoas insistem em fechar os olhos e dizer que não existiu.

A estas pessoas chamamos de "revisionistas" que são aqueles que querem recontar a história, do ponto de vista deles e não da maneira como realmente aconteceu.

Lamento pelos mais jovens que "dão crédito" a este tipo de pessoas e se recusam a consultar livros de história, jornais da época e os sites oficiais, bem como documentários em vídeos que mostram todo o esforço dos cientistas do programa espacial norte americano e também dos soviéticos.

Mas, pararei por aqui por que este post já se esgotou e já está ficando "off topic".


Ricky11

19/04/2010
22h06
O mais importante para mim é saber questionar e ter liberdade de discordar ou não.

Quanto a dar crédito, cada um tira suas conclusões e viva toda conquista, inclusive a cinematográfica que há muito vem se aperfeiçoando.

É uma pena que hoje temos tantas "conquistas" a realizar e poucos cientistas para impulsioná-las,

É uma pena que passados tantos séculos, tiveram que absolver cientistas, antes hereges...

Imaginem sustentar o erro com tantas descobertas, mas admiro que posturas radicais tenham se curvado ante a análise do proprio erro.

"Vou seguindo livre para pensar e refletir, sem paixões e rirei a cada conquista de minha liberdade.

Abraço a todos!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire