Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

José Arthur

08/04/2010
00h16
Chuva de meteoros
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Dia 1º de abril, sexta-feira, às 21h45, olhando para o clássico Cruzeiro do Sul, observei na cidade de Porto Xavier/RS um meteoro raspando a atmosfera deixando um rastro luminoso de cor dourada que durou aproximadamente 1 segundo.

Agoa pergunto-lhes: Este meteoro pode ter sido um caso isolado, mas existe a possibilidade de uma previsão de chuva de meteoros, com horário, azimute e inclinação?

Agradeço desde já.


labressiani

08/04/2010
01h13
ja observei um a mais ou menos um ano nesta região eu não estava sozinho tenho testemunha do fato pelo rastro de fogo deveria ser grande isso foi no dia 11 e no dia 12 comunicaram a queda de um meteorito na africa e mostraram a cratera tenho conficção que foi o que vimos na noite do dia 11 e o incrivel quase este mesmo horario

cosmonauta

08/04/2010
11h29
Caro Arthur

Devido a inúmeros meteoróides que vagam pelo espaço afora, mas de tamanho muito pequeno, não é possível monitorá-los.

Embora o brilho seja fantástico, poderia ser do tamanho de um pedregulho ou aida menor, que associado a distância (90 Km de altura) em que se incendeia ao atritar com a atmosfera em altíssima velocidade, gera esse espetáculo.

Quando os meteoróides causam essa trombada nas altas camadas da atmosfera terrestre se incendiando, passam a ser chamados de Meteoros. Se chegarem até ao solo se tornam meteoritos.

Quanto a previsões ou monitoramento, só mesmo quando se trata da passagem da Terra em zonas do espaço onde cometas deixaram seus detritos. Isso acontece anualmente.

Um abraço.


José Arthur

08/04/2010
11h37
cosmonauta,

Grato pelas informações.

Encontrei uma tabela com datas de chuva de meteoros. Em janeiro chega a "chover" 120 meteoros por hora.

Interessante também saber a distancia de 90km. Nao tinha uma idéia concretizada sobre a altura que ele passou. Lamento não saber o tamanho do meteoro. Ontem à noite ocnversando via MSN com um amigo de São José dos Pinhais-PR, ele avistou 2 meteoros em questao de 15min.

O fato de eu morar em Porto Alegre e ter bastante luz na cidade, com certeza nao esconderia aquele meteoro que vi. Talvez se for objetos menores, nao os veja. O meteoro que vi, foi em Porto Xavier. Aqui em Porto Alegre nunca vi.

Abraços!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire