Mapas e imagens de satélite sobrepostos



Telemetria mostra problemas na asa esquerda
03 de Fevereiro de 2003 21h00

Acompanhe a cronologia dos acontecimentos que antecederam
a tragédia

1353 UTC - Três sensores situados no compartimento do trem de aterrisagem sob a asa esquerda "levantaram-se significativamente, aumentando 16 graus em cinco minutos. Esta foi a primeira indicação de que havia calor onde supostamente não deveria haver. Os fios de um jogo de quatro sensores que falharam passam próximo à roda, sugerindo que algum problema nesta área possa ter iniciado os acontecimentos.

1354 UTC - Os sensores na parede exterior da fuselagem, acima da asa esquerda, mostraram uma elevação de 30 graus de temperatura em cinco minutos, enquanto os sensores no lado direito indicavam uma elevação de apenas 8 graus, cosiderada normal. Isso seria uma forte indicação que um problema significativo de aquecimento estava ocorrendo no lado esquerdo.

1358 UTC - As aletas na asa esquerda começaram a se mover para colocar a Columbia no curso depois que os computadores detectaram que a nave estava começando a seguir fora do rumo devido ao aumento do arrasto na asa esquerda. Esse arrasto poderia a ter sido causado pela alteração do padrão aerodinâmico caso o revestimento externo de cerâmica tivesse sido danificado. A nave está a 63 km de altitude a uma velocidade de 21 mil km/h.
Neste momento, os sensores que medem a temperatura e a pressão pneumática do trem de pouso esquerdo falham, mas de forma desconcertada. Segundo Ron Dittemore, chefe do programa Columbia, essa era uma indicação de que o pneu não havia explodido. Se tivesse estourado, provavelmente os sensores falhariam no mesmo instante.

1359 UTC - As aletas na asa esquerda parecem se esforçar para compensar a quantidade maior do arrasto na asa, o que tirava a Columbia fora do seu curso. Neste momento aconteceu a perda do sinal.
Acompanhe a tragédia do vôo STS-107 da nave Columbia

 Ouça a última comunicação da nave Columbia
 NASA libera vídeo dos astronautas minutos antes da tragédia

 Foto feita por telescópio militar intriga os cientistas
 Continuam as buscas pelos destroços
 Telemetria mostra problemas na asa esquerda
 Filme recém divulgado mostra peça se soltando
 Astronautas da Columbia reportaram problemas antes da re-entrada
 Conheça a tripulação do vôo STS-107




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Os liberais podem entender tudo, exceto as pessoas que não os entendem." - Lenny Bruce