Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Governo lança Centro de Monitoramento Ambiental em Brasília/DF
São Paulo, 13 de Abril de 2004
ÍNDICE GERAL   

Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, da Defesa, José Viegas, chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Marcus Barros, inauguram nesta terça-feira (13), o Cemam - Centro do Monitoramento Ambiental, vinculado à Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama.

O Centro é uma grande rede virtual que integrará as informações do setor ambiental e permitirá ao Ibama gerenciar a situação global do meio ambiente e intervir na prevenção e na redução dos acidentes e na recuperação dos danos à biodiversidade.

"Com orçamento inicial de R$ 6 milhões, o CEMAM representa um marco na gestão participativa, na melhoria da qualidade e da sustentabilidade do meio ambiente e na integração sócio-ambiental", disse o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, cuja diretoria coordenará o centro. O banco de dados do CEMAM garantirá à Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama o gerenciamento e a fiscalização permanente do meio ambiente e de suas transformações, dos riscos e das emergências ambientais que lhe permitam atuar com ações pró-ativas e acionar preventivamente os órgãos competentes para coibir infrações e acompanhar o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.

O CEMAM foi idealizado para funcionar como um sinal de alerta, um aviso prévio às emergências e aos riscos ambientais como: desmatamentos, queimadas, incêndios florestais, processos de degradação e ocupação irregular do solo para a proteção da fauna, da flora, das águas e do ar. As operações de monitoramento do Centro englobam um conjunto de sistemas e de processos de geoprocessamento que permitem o acompanhamento, o controle e a análise das alterações do meio ambiente e a identificação de suas origens, assim como a avaliação de eventuais intervenções para a restauração da qualidade ambiental.

Uma rede integrada de telecomunicações conectará a sede do Ibama, em Brasília, com suas gerências executivas estaduais e demais unidades e levará as informações do CEMAM, em tempo real, às áreas mais remotas do país. O objetivo apoiar programas de desenvolvimento sustentável na Amazônia e em outros biomas, por meio do monitoramento e da difusão de informações sobre os vetores de ocupação territorial e de uso do solo, integrar e articular informações sobre a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas, e, proporcionar canais de comunicação com a sociedade.

A parceria com o SIPAM - Sistema Integrado de Proteção da Amazônia dará ao Centro de Monitoramento Ambiental uma complexa base tecnológica de ponta e uma rede integrada de organizações que atuam na gestão e na proteção da Amazônia Legal utilizando sistemas de sensoriamento por satélite, plataformas de coleta de dados, estações meteorológicas, de radar e de exploração de comunicações e aeronaves de vigilância.

O CEMAM utilizará os cerca de 900 pontos do SIPAM que funcionam como uma intranet do tamanho da Amazônia em postos das instituições parceiras com maior capilaridade na região, para distribuir as informações ambientais. Serão desenvolvidos no CEMAM sistemas que permitem identificar espacialmente (em mapas digitais) atividades ambientais de relevância potencialmente poluidoras ou degradadoras, a presença de equipes de fiscalização, a existência de programas de educação ambiental, o histórico de autuações e de registros de licenciamentos ambientais que contribuam com a eficiência da gestão da região.

Equipamentos de radiodeterminação permitirão ao Ibama manter contato permanente com a sede, com as gerências regionais e com os órgãos parceiros nos pontos mais remotos. As atividades do CEMAM serão agrupadas por áreas temáticas: fauna, flora e ecossistemas, solo e subsolo, águas continentais, águas costeiras, recursos atmosféricos, comunidades e centros urbanos, contaminação ambiental, e, acidentes e emergências ambientais.

A cerimônia de lançamento do Cemam será nesta terça (13/04), às 10h, na Sede do Ibama (SCEN Trecho 2, Brasília-DF).







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges