Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Satélite russo-brasileiro controlará desmatamento no Amazonas
São Paulo, 17 de novembro de 2004
ÍNDICE GERAL   

O Brasil e a Rússia potencializarão a cooperação espacial com a construção de um satélite destinado a controlar a derrubada de florestas no Amazonas e promover outros projetos, disse nesta terça-feira (16) Anatoli Perminov, diretor da Roscosmos, a agência espacial da Rússia.

Segundo Perminov, a criação do satélite russo-brasileiro está incluída em um dos acordos bilaterais que serão assinados durante a visita de Estado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao Brasil na próxima semana. "O acordo de cooperação espacial também inclui a criação de satélites para a monitoração da Terra e de outros com aplicações na navegação e nas comunicações", disse Perminov à agência oficial russa Itar-Tass.

Perminov ressaltou que a Rússia e o Brasil "têm excelentes perspectivas" para a exploração conjunta da base aeroespacial de Alcântara, localizada no Maranhão. "Nós temos a tecnologia e o Brasil pode ser um dos grandes operadores no mercado de serviços espaciais na América Latina", disse Perminov.

O funcionário lembrou que especialistas russos colaboraram com a comissão governamental brasileira que investigou a explosão em agosto do ano passado do foguete VLS em Alcântara, que matou 21 especialistas locais.

Em outubro passado, o primeiro-ministro russo, Mikhail Fradkov, propôs ao vice-presidente José Alencar a criação de uma "aliança bilateral" de tecnologia avançada em áreas competitivas, como os setores militar, energético e espacial.

terracom





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges