Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria:
Quinta-feira, 10 dez 2009 - 10h46

Satélite da Nasa capta enorme iceberg vagando rumo à Austrália

Uma imagem de satélite da agência espacial americana (Nasa) divulgada pela Divisão Antártica Australiana, captou um gigantesco iceberg vagando em direção a costa sul da Austrália.


Clique para ampliar

Os especialistas deram o nome de B17B ao iceberg, que tem 19 quilômetros de comprimento e 8 quilômetros de largura, sendo um dos maiores já vistos próximos à Austrália. A Nasa conseguiu captar a imagem no dia 5 de novembro.

Segundo os pesquisadores, a massa de gelo faz parte de outro iceberg três vezes maior que se desprendeu da costa antártica no ano de 2000, provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross. O B17B passou cinco anos parado em decorrência das correntes oceânicas na região e depois começou a vagar em direção ao litoral australiano.

Os cientistas classificaram o fenômeno como muito raro, que ocorre uma vez a cada século. “Pode se passar muito tempo até que apareça um assim, é uma visão que só acontece uma vez na vida”, declarou o cientista Neal Young.

Segundo a Divisão Antártica Australiana, outros icebergs já foram levados em direção ao norte pelas correntes marítimas, mas nunca tinham chegado tão próximo a costa australiana, onde as águas são mais quentes. Os especialistas prevêem que o B17B deve rachar durante seu percurso.

Os icebergs que se desprendem da Antártida têm sido acompanhados com cuidado pelos especialistas. No mês passado, outros quatro icebergs se aproximaram da Nova Zelândia a cerca de 400 quilômetros ao sul do país.


Foto: Iceberg B17B, de 19 km de extensão, como registrado pelo satélite de sensoriamento remoto NOAA-18, no dia 7 de dezembro de 2009. Crédito:NOAA.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco