Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Sexta-feira, 01 fev 2008 - 10h02

13 municípios decretam emergência após temporais em Santa Catarina

Os temporais que atingiram Santa Catarina nesta quinta-feira (31) provocaram um verdadeiro caos no Estado às vésperas do carnaval. As chuvas provocaram alagamentos, deslizamentos de terra e uma série de danos em rodovias federais e estaduais.

A BR-282 foi completamente interditada no km 21 devido a um dique que transbordou em Águas Mornas. No km 69 da BR-282, em Rancho Queimado, houve um afundamento da pista. No km 15 da BR-470, em Navegantes, no Vale do Itajaí, houve queda de barreira. Em Balneário Camboriú, no litoral norte, uma barreira de terra caiu por volta das 18h e trancou duas pistas da BR-101, próximo ao Morro do Boi.

A Defesa Civil está em alerta em todo o litoral, no Vale do Itajaí, no Sul e Norte do Estado. Segundo o órgão, as fortes chuvas deixaram um saldo até o momento de 4.210 desalojados, 609 desabrigados, um desaparecido no município de Biguaçu e cinco feridos.

O relatório do Departamento Estadual de Defesa Civil do Estado aponta 13 municípios em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública: Navegantes e Santo Amaro da Imperatriz.

Decretaram situação de emergência, os municípios: Itajaí, Tijucas, Anitápolis, Itapoá, Palhoça, São José, Biguaçu, Florianópolis, Camboriú, Penha e Brusque.

A capital Florianópolis não registrava um mês de janeiro tão chuvoso desde 1980, segundo medições do Centro de Informação de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) e do Instituto Nacional e Meteorologia (Inmet). As fortes chuvas das últimas 24 horas superaram toda a média histórica de janeiro.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles