Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Aventuras e Expedições
Segunda-feira, 04 ago 2008 - 10h37

Após avalanche no K2, exército inicia buscas às vítimas

O serviço de resgate do Exército Paquistanês iniciou nesta segunda-feira às buscas por sobreviventes no Monte K2.

Uma avalanche na sexta-feira (1) causou a morte de pelo menos 11 alpinistas perto do cume. Vinte e cinco integrantes de diferentes expedições tinham chegado ao topo na sexta-feira, aproveitando as condições climáticas favoráveis.

De acordo com o alpinista sueco Fredrick Streng, o grupo teria demorado muito no cume, e no momento da avalanche estavam exaustos. A neve destruiu as cordas utilizadas pelos alpinistas e parte do grupo ficou preso no topo da montanha sem conseguir descer.

O acidente aconteceu na parte da montanha conhecida como “Gargalo de Garrafa", localizada acima de 8 mil metros de altitude, onde a escassez de oxigênio é muito grande e fatal.

Estavam no grupo alpinistas coreanos, paquistaneses, nepaleses, um holandês e um italiano, mas ainda não há informações exatas sobre as vítimas.

Monte K2
O K2 é a segunda montanha mais alta do mundo, com 8.611 metros de altitude, localizada ao norte do Paquistão, na fronteira com a China. A escalada à montanha é considerada a mais difícil do mundo. 27% dos alpinistas que chegam ao topo, não sobrevivem na descida do K2.

Foto: Monte K2, também conhecido por Monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang. Crédito: Kogo/Wikimedia Commons.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin