Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Sábado, 26 dez 2009 - 08h31

Imagem de satélite mostra Europa sob intensa onda de frio

Quando vemos pela televisão diversas cidades europeias sofrendo com o frio e as nevascas típicas dessa época do ano, nem de longe podemos imaginar o tamanho da região afetada. Enquanto algumas áreas apresentam temperaturas relativamente frias, outras sofrem com a intensa onde de frio, com os termômetros marcando menos de 20 graus negativos.

Onda de frio na Europa

Vinda do Ártico, a forte onda de frio atingiu o continente europeu e a Russia na metade de dezembro. Em alguns lugares o frio chegou acompanhado de violentas nevascas que paralisaram aeroportos e interromperam o tráfego ferroviário em diversos países.

A imagem mostrada foi feita pelos sensores de resolução moderada MODIS a bordo do satélite de sensoriamento remoto Terra, da Nasa. A cena é um panorama de imagens registradas entre os dias 11 e 18 de dezembro de 2009 e compara a anomalia térmica do continente europeu com os dados de temperatura média coletados entre os anos de 2000 a 2008.

Na imagem, os tons azuis-escuros mostram os diversos locais onde a temperatura chegou até 20 graus negativos abaixo da média, enquanto os tons claros indicam os valores dentro do normal. Em vermelho são mostrados onde as temperaturas ficaram acima da média.

Pelas cores é fácil perceber que quase toda a Russia e o leste europeu foram as áreas mais afetadas, o que pode ser facilmente comprovado pelos números oficiais. Somente na Polônia, 79 pessoas perderam a vida, a maioria de sem-tetos.


Foto: Gráfico criado por imagens de satélites feitas entre 11 e 18 de dezembro de 2009 mostra as anomalias térmicas sobre o continente europeu comparadas aos dados coletados entre 2000 e 2008. Crédito: NASA/MODIS Rapid Response Team/Rebecca Lindsey/WWW.APOLO11.COM.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates