Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Quinta-feira, 19 set 2013 - 10h22

Marte: aproximação de cometa ameaça satélites em orbita

As incertezas sobre a distância mínima que o cometa C/2013 A1 se aproximará de Marte em 2014 está obrigando as agências espaciais a criarem planos de manobras para os satélites na órbita do Planeta Vermelho. O objetivo é diminuir os riscos de colisão contra as partículas cometárias.

Cometa C/2013 A1 Siding Spring visto de Marte
Clique para ampliar

Atualmente, três sondas estão orbitando o planeta Marte: as estadunidenses Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e a europeia Mars Express. Além dos orbitadores, a Nasa também possui os jipes-robôs Curiosity e Opportunity, que estudam o planeta a partir do solo.

Apesar de os cálculos mostrarem que o cometa C/2013 A1 Siding Spring não se chocará contra a superfície marciana, as incertezas sobre a menor distância da aproximação estão trazendo uma série de dúvidas sobre a implementação das manobras a serem feitas para reduzir o risco de colisão das naves contra a poeira cometária.

Os números apontam para uma passagem rasante situada entre 66 mil e 194 mil km da superfície, uma margem de erro bastante grande para que os engenheiros das missões possam determinar onde seria o melhor local para posicionar as sondas.

"Essa aproximação promete ser muito emocionante", disse Michael Meyer, cientista-chefe para o programa de exploração em Marte junto à Nasa.

Mayer também admite que os dados não são muito consistentes. "Com toda a honestidade, ainda não sabemos muito sobre essa passagem e que tipo de cálculo pode ser feito para minimizar os impactos", disse ele.

Para o pesquisador, a esteira de fragmentos de C/2013 A1 Siding Spring apresenta riscos reais para os orbitadores e os planos para reorientação das naves estão em andamento. No entender do cientista, existem chances de impactos contra as sondas, mas se é 10 por cento, 1 por cento ou 0,1 por cento ninguém ainda sabe.



No topo, concepção artística mostra o cometa C/2013 A1 Siding Spring visto da superfície de Marte no dia 19 de outubro de 2014. Créditos: Apolo11.com







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis