Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
sexta-feira, 27 mai 2016 - 10h30

Imagem Histórica: Gus Grissom e a Liberty Bell 7

Feita em 19 de julho de 1961, esta célebre foto mostra um dos mais destacados homens do programa espacial americano, o astronauta Virgil "Gus" Grissom. Na cena, captada momentos antes da segunda tentativa de lançar um homem ao espaço, Gus parece tranqüilo no interior da cápsula Liberty Bell 7, rodeado pelos não menos lendários Walter Scirra e Scott Carpenter, refletidos no espelho preso ao peito de Grisson.

Virgil Gus Grissom

A cápsula Liberty Bell 7 foi lançada com sucesso dois dias depois e levou Grisson a 189 km de altitude e 480 km de distância do local do disparo. Durante o vôo, além dos parâmetros da nave, uma série de instrumentos registrava todas as funções vitais do astronauta e as enviava à Terra.

O vôo de Grissom, assim como o de seu antecessor Alan Sheppard, era do tipo sub-orbital, portanto não completou uma volta ao redor da Terra, mas foi o suficiente para colocar o americano sob ausência de gravidade.

Durante a descida, a cápsula de Grisson apresentou diversos problemas e afundou no Atlântico, instantes depois de Grisson ser resgatado.

30 anos mais tarde, após 14 anos de trabalho, uma expedição científica financiada pela Discovery Channel localizou a cápsula de Gus a 550 km a sudeste de Cabo Canaveral, a 4500 metros de profundidade. No dia 20 de julho de 1999, quando se comemorava o trigésimo aniversário da chegada do Homem à Lua, a Liberty Bell 7 foi finalmente resgatada do fundo do oceano.

Foto: Crédito: Nasa







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire