Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Terça-feira, 13 dez 2005 - 06h34

Brasil integrará sistema europeu de posicionamento por satélite

Até o final do primeiro semestre de 2006, o Brasil deve oficializar a participação no sistema europeu de posicionamento por satélites denominado Galileo. Esta é a intenção da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O Programa é liderado pela Comissão Européia (CE) e sua execução pela Agência Espacial Européia (ESA). Um grupo de trabalho sobre o Galileo, coordenado pelo presidente da AEB, Sergio Gaudenzi, analisará uma proposta de participação que será formulada pela CE. Findo este processo, a AEB e o Itamaraty analisarão o documento para posterior assinatura e ratificação pelo Congresso Nacional.

O Brasil receberá dos dirigentes do Galileo uma lista dos temas passíveis de cooperação, sendo que o país poderá optar por somente ter acesso aos dados do satélite para estudos na área de ciência e tecnologia, sem a necessidade de investimentos no Galileo, ou integrar a direção do Programa e receber informações de melhor qualidade, proporcionalmente aos recursos alocados ao projeto.

"Havendo investimentos brasileiros, os dirigentes do Galileo informaram que pelo menos 80% seriam empregados em pedidos à indústria brasileira", afirma do coordenador da Assessoria Técnico-Científica da AEB, Raimundo Mussi.

O sistema de posicionamento Galileo contará com 30 satélites que permitirão definir a localização de um objeto em qualquer local do globo terrestre, semelhantemente ao GPS norte-americano. A tecnologia encontra grande aplicação seja em segurança de vôos, seja no controle de caminhões, a fim de evitar o roubo de cargas. O primeiro satélite em caráter de teste deve ser lançado até o final de dezembro.


Veja também:

  • Foguete brasileiro explode na Base de Alcântara, matando 21 de pessoas
  • Confirmado: astronauta brasileiro irá à ISS em março de 2006
  • Matérias sobre tecnologia espacial
  • Boletins StarsatNews
  • Aprenda a receber imagens meteorológias diretamente dos satélites
  • Participe de nosso Workshop de Imagens de Satélites






  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire