Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quinta-feira, 14 mai 2009 - 08h47

Veja ao vivo: Começa o conserto do telescópio espacial Hubble

Exatamente às 13h54 da última quarta-feira, 13 de maio de 2009, após dois dias de viagem, o ônibus espacial Atlantis alcançou o telescópio espacial Hubble e alguns minutos depois o braço robótico do cargueiro capturou o observatório. A manobra aconteceu a 570 quilômetros de altitude, quando ambas as naves se encontravam acima da costa noroeste da Austrália.

A aproximação final foi executada pelo comandante Scott Altman, auxiliado pelo piloto t Greg Johnson e pelo especialista Mike Good, que posicionaram a Atlantis a menos de 15 metros do telescópio. A manobra inicialmente planejada para colocar o Hubble na orientação correta de captura foi cancelada devido a problemas de comunicação, forçando Altman a reposicionar a Atlantis. A falha atrasou a operação em 20 minutos.

Operação demorada
Após a captura do telescópio teve início outra intrincada e longa operação espacial. Demonstrando extrema habilidade, a astronauta Megan McArthur comandou delicadas manobras executadas pelo braço robótico da Atlantis, até que três horas depois o telescópio foi finalmente anexado à plataforma FFS (Sistema de Suporte de Vôo), no interior do compartimento de cargas do ônibus espacial.

A plataforma é uma espécie de bancada móvel com capacidade de rotacionar 360 graus e inclinar para qualquer um dos lados. Essa mobilidade permitirá melhor acesso dos astronautas a qualquer parte do telescópio, além de fornecer a infraestrutura de energia para o controle térmico enquanto o telescópio estiver sendo consertado.

Toda a operação pode ser vista ao vivo através do Apolochannel, que retransmite a Nasa-Tv.

A inspeção visual começou às 14h56 e todas as conexões elétricas do ônibus ao telescópio foram ativadas às 17h58. Os painéis solares do Hubble foram reposicionados através de comandos de Terra, enviados pelo Centro Espacial Goddard às 17h07.


Passo Inicial
A captura do telescópio foi o passo inicial para os trabalhos de consertos e upgrades que serão feitos no observatório espacial, necessários para mantê-lo em operação até o ano de 2014. Os primeiros trabalhos externos começam nesta quinta-feira com o primeiro passeio espacial sob responsabilidade dos astronautas John Grunsfeld e Drew Feustel, auxiliados pela especialista de missão Megan McArthur, que novamente comandará o braço robótico.

O objetivo do passeio desta quinta-feira será a substituição da Câmera de Campo Largo WFC3, o principal instrumento no estudo da energia e matéria escura, formação das estrelas e descoberta de galáxias extremamente remotas. A nova câmera será instalada no mesmo compartimento onde hoje está a Câmera Planetária de Ângulo Largo, WFPC2, que será retirada para liberar espaço para o novo instrumento.

Leia também: Saiba tudo sobre o conserto do Telescópio Hubble


Veja ao Vivo!
As atividades extraveiculares (EVAs) terão início às 09h16 com término previsto às 15h30.
Como nas outras ocasiões, todas as atividades da missão podem ser acompanhadas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Veja abaixo a programação da missão. Todas as datas estão no horário de Brasília. Veja ao vivo - ApoloChannel

11 maio - 15h01 - Lançamento do ônibus espacial
12 maio - 10h01 - Inspeção da proteção térmica da estrutura do ônibus
13 maio - 13h54 - Captura do Telescópio Hubble
14 maio - 09h16 - 1º passeio espacial: Instalação da Câmera de Campo Largo
15 maio - 09h16 - 2º passeio espacial: Substituição dos giroscópios e baterias
16 maio - 09h16 - 3º passeio espacial: Instalação do instrumento COS - Câmera de Origens Cósmicas
17 maio - 09h16 - 4º passeio espacial: Reparo do Espectrógrafo Imageador STIS
18 maio - 09h16 - 5º passeio espacial: Reparo do sensor de guiagem fina e substituição de baterias
19 maio - 09h53 - Liberação do telescópio Hubble
19 maio - 13h51 - Última inspeção do escudo de proteção térmica
20 maio - 09h31 - Conferência de imprensa com os astronautas
21 maio - 08h11 - Checagem dos sistemas de vôo da Atlantis
21 maio - 13h16 - 1º Entrevista com os astronautas
21 maio - 18h01 - 2º Entrevista com os astronautas
22 maio - 12h41 - Retorno da Atlantis ao Centro Espacial Kennedy



Foto: No topo, telescópio espacial Hubble já no interior do compartimento de cargas da Atlantis, aguardando os reparos que terão início nesta quinta-feira. Acima, vídeo mostra os melhores momentos da operação de captura, transmitidas ao vivo pela Nasa-TV. Crédito: Nasa/Nasa-TV/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco