Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Terça-feira, 9 mar 2010 - 14h55

Sonda Huygens revela primeiras impressões da superfície de Titã

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou esta semana uma imagem do que seria a superfície da lua Titã de Saturno. A paisagem foi elaborada baseada em fotos enviadas pela sonda Huygens que pousou na região em 2005. A sonda enviou as impressões das camadas de nuvens de Titã por 90 minutos antes de ficar sem bateria.

Lua de Saturnõ Titã

A superfície da lua de Saturno contém muitas pedras, arredondadas e lisas que, segundo os cientistas, possivelmente possam conter água gelada. A imagem surpreendeu os estudiosos pela semelhança com a superfície da Terra primitiva.

Huygens faz parte da sonda Cassini-Huygens enviada a Saturno num projeto da ESA e da NASA (agência espacial americana), para estudar o planeta e suas luas através de uma missão não tripulada.

A sonda é a primeira a orbitar Saturno e foi lançada em 15 de outubro de 1997. Em julho de 2004 ela entrou na órbita do planeta. Depois de seis meses, Huygens aterrissou no solo de Titã.

A aproximação da sonda Cassini a 339 mil quilômetros de Titã já havia revelado as densas camadas de nuvens compostas de metano sobre a superfície da região em meados de 2004.

Anos depois, em 2008, a Nasa anunciou a descoberta de um lago líquido próximo à região polar sul da lua. Foram detectados hidrocarbonetos líquidos como metano e etano.

As baterias da Huygens acabaram e não é mais possível nenhum contato com a sonda. Mas, os dados enviados são preciosos e ajudam os cientistas a desvendar os segredos da lua que parece conter muitos elementos semelhantes aos que estavam presentes na Terra na época de sua formação.


Foto: Concepção artística mostra a superfície da lua saturniana, Titã. A paisagem foi elaborada baseada em fotos enviadas pela sonda Huygens em 2005. Crédito: Agência Espacial Europeia (ESA).







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis