Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Curiosidades e Conhecimento
Domingo, 1 out 2006 - 15h07

Satélite Aqua capta imagens da região do acidente aéreo

Imagens de satélite de alta resolução tomadas da região norte do Mato Grosso mostram que a região onde caiu o avião da Gol, na última sexta-feira, é uma localidade de mata fechada, muito próxima do Parque Nacional do Xingu.

A imagem, feita pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua, foi captada através dos sensores de resolução moderada MODIS, no sábado, dia 30, às 14h00 no horário de Brasília, menos de 24 horas após o acidente.

Quando vista no modo de alta resolução, a cena mostra centenas de focos de calor, destacados em vermelho, próximo às inúmeras fazendas dos Estados do Pará e Mato Grosso. A foto também mostra que a visibilidade no local da queda do aparelho é excelente.

De acordo com informações da região, os destroços se localizam a 220 km a sudeste da cidade de Peixoto Gomide, no norte do Mato Grosso. Se confirmada essa localização, mostrada na imagem de satélite, os destroços do avião da Gol se encontram dentro ou muito próximo às reservas indígenas, entre as aldeais de Capoto e Metruktire.

Nesta imagem, cada pixel na tela do monitor corresponde a 250 metros, e é uma combinação de 4 bandas diferentes do espectro eletromagnético, sendo um deles sensível ao calor.

Clique aqui para ver a foto ampliada. Tamanho: 2.5 MBytes







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles