Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quinta-feira, 23 nov 2006 - 06h34

Satélite Aqua capta plumas de poeira sobre a Ásia

Tempestades de poeira e areia são comuns na áfrica e no oriente médio. Muitas vezes são tão violentas que impedem completamente a visão, só permitindo ver a poucos metros de distância. Na África, normalmente sopram do Saara em direção à Europa ou Atlântico e muitas vezes atingem as américas. Na Ásia, são comuns sobre o Iraque, Irã e demais países do Golfo Pérsico.

Nesta imagem, feita na quarta-feira (22) pelo satélite de sensoriamento AQUA, vemos mais um destes fenômenos, porém em menor escala.

A imagem mostra plumas de areia e poeira sobre o mar da Arábia.

Na cena, as plumas mais densas que se deslocam rumo ao sudeste parecem nuvens alongadas tingidas de bege. Soprando do Paquistão, viajaram pelo menos 500 quilômetros vindas do leste, na fronteira com o Irã. Outras plumas, bem mais delicadas, parecem quase transparentes.

A medida que as plumas de areia e poeira avançam para longe da costa, parecem mudar de direção, provavelmente devido ao sistema meteorológico associado com as nuvens vistas ao sul.

A cena também mostra diversos acidentes geográficos daquela região, em espeical os desertos áridos do Paquistão e Irã. No centro, o mar da Arábia domina a cena do Golfo de Omã, às portas do Golfo Pérsico. Na extrema esquerda da imagem de alta resolução vemos a cidade litorânea de Mascate, em Omã.

Foto: Cortesia de Jeff Schmaltz, NASA - Goddard Space Flight Center.

Quer ver mais imagens como esta? Consulte nosso banco de imagens!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin