Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
05 out 2006 - 07h13

Satélite capta dois ciclones tropicais sobre o Pacífico

Nesta imagem, captada na madrugada do dia 04 de outubro de 2006, vemos dois sistemas de baixa pressão, causando pesados temporais e intensos ventos sobre o Pacífico Ocidental.

À esquerda da imagem, o ciclone tropical Bebinca se localiza sobre as coordenadas 18.3N e 132.2E, ao sul do arquipélago japonês. Bebinca se desloca em sentido este-nordeste a 15 km/h e seus ventos sustentados atingem 70 km/h, com fortes rajadas.

À sua direita, outro sistema, batizado de Rumbia, é uma depressão tropical que se desloca em sentido noroeste, devendo se manter nesse sentido pelas próximas 48 horas, quando um giro em seu movimento deslocará o sistema em sentido nordeste.

No último boletim divulgado na manhã do dia 05 (quinta-feira) pelo JTWC, Centro Conjunto de Alertas de Tufões, no Pacífico, nenhum dos ciclones deverá ameaçar qualquer cidade japonesa.

A imagem foi captada de uma altitude de 36 mil quilômetros pelo satélite geoestacionário europeu MTSAT, utilizando sensores em no comprimento de onda de luz verde e infravermelho.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud