Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Incêndios Florestais
Quarta-feira, 24 out 2007 - 08h52

Califórnia: Imagens de satélites mostram a extensão dos incêndios

Já passa de 500 mil o número de desabrigados pelos 15 incêndios florestais que há mais de uma semana já consumiram aproximadamente 160 mil hectares de florestas da região sul da Califórnia, e já é considerado o maior incêndio em florestas da história americana.

Dos 15 incêndios em andamento, 10 ocorrem nas imediações de San Diego, onde pelo menos 350 mil casas já foram evacuadas e seus moradores levados ao Estádio Qualcomm, que já se mostra pequeno para receber tantas pessoas. Segundo a defesa civil local, a prioridade é no combate ao incêndio Witch, que já consumiu 81 mil hectares e ameaça a estrutura das edificações.

Ao norte de Los Angeles, os incêndios Ranch, Buckweed e Magic já queimaram 38 mil hectares. As autoridades temem que os três focos se juntem formem um único grande incêndio. Ranch é um foco de 22 mil hectares e se localiza a apenas de 3 quilômetros do foco Magic, de 490 hectares.

Um hectare equivale a 10 mil metros quadrados, aproximadamente o tamanho de um campo de futebol.

O governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, disse que mais de 7 mil homens estão combatendo as chamas, sendo auxiliados por homens e equipamentos cedidos pelo governo do México. O Departamento de Defesa dos EUA já colocou à disposição do governador mais 17 mil homens, além helicópteros e seis aviões do tipo C-130, equipados com tanques de água.

Imagens de TV transmitidas pela rede CNN mostram casas e mansões sendo destruídas nos arredores de Los Angeles e San Diego, enquanto aviões despejam milhares de litros de água sobre as florestas em chamas.


Imagens de Satélite
As imagens de satélites capturadas no último dia 23 de outubro (terça-feira) pelo satélite de sensoriamento remoto Terra mostram pelo menos doze grandes incêndios florestais. A imagem superior é uma cena panorâmica da costa californiana. Abaixo, um detalhe mostra a região de San Diego e do incêndio Witch.

Os incêndios são alimentados pelos intensos ventos Santa Ana, que sopram vindos do quente deserto em direção ao oceano Pacífico. A densidade das plumas de fumaça dá uma noção exata da quantidade de biomassa consumida. Segundo meteorologistas do NWS, Serviço Meteorológico dos EUA, as rajadas dos ventos Santa Ana medidas na região ultrapassam a marca de 165 km/h.

No momento em que o satélite orbitava a Califórnia e captava essas cenas, pelo menos 59 mil hectares de florestas já haviam sido consumidos próximos à San Diego, destruindo centenas de casas e prédios comerciais. Na imagem superior é possível ver outro foco de incêndio destruindo florestas próximas à Ensenada, na costa do México.

Fotos: No topo, Incêndio próximo à mansão na Califórnia. No detalhe, bombeiro combate as chamas próximo à Bonita, em San Diego. Créditos das fotos: Getty Images e CNN. Clique sobre as imagens de satélites para vê-las ampliadas. Acima, aplicativo Satmaps mostra a cidade de San Diego, na fronteira com o México. Clique e arraste para ver mais. Se quiser ampliar a cena, clique no local indicado..







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles