Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Quinta-feira, 11 mar 2010 - 09h07

A Estação Espacial está grande. Muito grande!

Imagens da Estação Espacial Internacional existem aos montes, mas a cada dia que passa sua estrutura fica maior, o que torna as imagens disponíveis sempre desatualizadas. A cena mostrada foi captada durante a mais recente viagem do ônibus espacial Endeavour e retrata com detalhes o gigantismo do complexo espacial.

Estação Espacial Internacional
Clique para ampliar


A Estação Espacial Internacional, ou ISS, é o maior engenho humano a orbitar a Terra. É tão grande que pode ser vista até mesmo à vista desarmada e frequentemente é fotografada por amadores e profissionais, que não perdem a oportunidade de registrar sua passagem pelo céu.

Em fevereiro de 2010, a Estação foi visitada pela tripulação do ônibus espacial Endeavour, que reabasteceu a ISS e ampliou sua capacidade, adicionando novos módulos científicos.

Atualmente (março de 2010), a ISS está ocupada pela Expedição 22, formada por cinco astronautas, dois deles norte-americanos, dois russos e um japonês.

A imagem mostrada foi feita a partir do ônibus Endeavour, logo após a partida para retorno à Terra. A cena retrata com bastante clareza os módulos, plataformas e dá destaque especial aos gigantescos painéis solares, responsáveis por gerar a eletricidade que alimenta a ISS. As naves russas Soyuz também são vistas, acopladas na parte de baixo do complexo.

A vista é espetacular e mostra toda a grandeza do complexo orbital, que parece flutuar acima das nuvens, massas de água e continentes terrestres.


Foto: Estação espacial Internacional, fotografada em fevereiro de 2010 pela tripulação da missão STS-130 do Ônibus Espacial Endeavour. Crédito: Nasa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates