Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Segunda-feira, 12 abr 2010 - 08h06

ISS: problemas com parafuso dificultam tarefas no espaço

O fim de semana foi de muito trabalho na Estação Espacial Internacional (ISS), onde estão sete astronautas da atual missão STS-131 do ônibus espacial Discovery. Neste domingo (11), os especialistas Rick Mastracchio e Clay Anderson completaram a segunda caminhada espacial com duração de 7 horas e 26 minutos e tiveram algumas complicações.

Astronauta Rick Mastracchio, durante missão STS-131
Clique para ampliar

Utilizando o braço robótico, a dupla de astronautas instalou um novo tanque de amônia que é usada para transferir o excesso de calor do interior da estação até os radiadores localizados na parte externa da plataforma orbital.

Entretanto, os astronautas não conseguiram concluir todas as tarefas programadas para o dia por causa de um problema com um parafuso emperrado. O imprevisto gastou duas horas de trabalho até que Mastracchio e Anderson conseguissem achar um ângulo diferente para o tanque e assim ajustar o parafuso da maneira correta.

Por causa do desgaste com o problema, o controle da missão decidiu adiar a conexão dos tubos do reservatório de amônia e outras tarefas que serão concluídas nesta terça-feira (13) durante o terceiro e último passeio espacial da missão.

Prolongada
Mastracchio e Anderson já conduziram no total, cinco caminhadas espaciais em missões na ISS. A missão STS-131 estimada em 13 dias no espaço ganhará um dia a mais, segundo informações divulgadas pela da agência espacial americana. A Nasa adiou o retorno à Terra para uma revisão por segurança, do escudo térmico da nave Discovery. A checagem deveria ter acontecido na última terça-feira (6), mas por um problema na antena do radar do ônibus espacial a análise não foi possível.

A terceira e última caminhada espacial da missão STS-131 está prevista para a próxima terça-feira, 13 de abril, às 10h11 pelo horário de Brasília e o retorno do Discovery foi reprogramado para segunda-feira, dia 19, às 9h53 no horário de Brasília.

Saiba mais sobre a missão STS-131

Principais eventos restantes - Hora de Brasília
Veja abaixo os principais eventos programados para missão STS-131. Todas as tarefas são transmitidas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Durante as transmissões estará disponível um chat onde os usuários poderão acompanhar a missão em grupo.
Assista o Apolochannel

EVA 3 - (terça-feira, 10h11)
Com auxílio do braço robótico os astronautas Anderson e Mastracchio moverão o velho tanque de amônia até o compartimento de cargas da Discovery e em seguida instalarão o novo tanque na treliça S5. Na sequência a dupla inicia os trabalhos no braço robótico Dextre, instalando uma nova placa de componentes e mais uma luz para a câmera externa. Por último, removerão a cobertura térmica de Dextre e substituirão uma lâmpada queimada na treliça do braço robótico.

17 de abril (09h52) - Desacoplamento ISS/Discovery

19 de abril (08h51) - Processo de-orbital

19 de abril (09h53) - Pouso no Centro Espacial Kennedy


Foto: O astronauta Rick Mastracchio trabalha durante a segunda caminhada espacial na ISS, programada na missão STS-131 do ônibus espacial Discovery. O objetivo é instalar um novo tanque de amônia. Na sequência, melhores momentos das duas primeiras caminhadas espaciais da missão. Crédito: Nasa/Nasa-TV/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles