Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Sexta-feira, 20 nov 2009 - 08h40

Vídeo: Astronautas instalam equipamentos na Estação Espacial

O primeiro passeio espacial da missão STS-129 foi completado como planejado e com antecedência suficiente para a realização de trabalhos extras. Os astronautas Mike Foreman e Robert Satcher iniciaram as atividades as 12h24 e permaneceram no vácuo do espaço por 6 horas e 37 minutos. Todos os momentos foram transmitidos ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-tv.


A primeira tarefa dos astronautas foi instalar uma antena de banda-s sobressalente, que foi montada no andaime Z1 da Estação Espacial Internacional, ISS. O trabalho foi tão rápido que a tarefa foi finalizada com 1 hora de antecedência.

Em seguida Foreman e Satcher se separaram. Foreman instalou os cabos da antena de comunicação do laboratório Destiny com a Terra e trocou um corrimão do nó Unity, adicionando o suporte dos dutos de amônia do sistema de refrigeração ao futuro nó Tranquility, que será entregue à ISS no próximo ano. Além disso conseguiu conectar o cabo que desafiou os esforços dos astronautas da missão STS-128.

Satcher lubrificou algumas travas do braço robótico japonês e um dispositivo semelhante montado no sistema de base móvel da Estação. Ambas as tarefas foram realizadas com quase duas horas de antecedência.

Com tempo de sobra, os astronautas aproveitaram para instalar o Sistema de atracamento de Carga, PAS, no estibordo do andaime 3. Esse era um dos três trabalhos planejados para o segundo passeio espacial e deveria durar 1 hora e 30 minutos.

O segundo passeio espacial será realizado neste sábado, 21 de novembro, e será conduzido pelos astronautas Foreman e Bresnik. Na segunda-feira, 23, Bresnik retorna ao espaço com o colega Satcher. O passeio espacial tem início às 11h18 e pode ser acompanhado pelo Apolochannel, que retransmite toda a missão STS-129.


Programação

EVA-2 21/nov/2009 11h18
No sexto dia da missão tem início a segunda EVA, com os astronautas Mike Foreman e Randy Bresnik desenvolvendo as atividades de instalação do sistema de antenas GATOR no módulo Columbia. O GATOR é parte de um projeto de radioamadores que tem como objetivo demonstrar a capacidade de funcionamento de um receptor de localização de navios no oceano. Durante o passeio espacial os astronautas também farão a montagem de mais uma antena, responsável em captar a imagem gerada na câmera do capacete dos astronautas.

O dia também será marcado pela realocação da unidade de medições de potencial elétrico FPMU, que registra a tensão elétrica ao redor da ISS e pela implantação de um suporte para prender cargas no andaime externo.

EVA-3 23/nov/2009 10h18
No oitavo dia, o astronauta Randy Bresnik volta ao espaço na companhia do colega Robert “Bobby” Satcher. Os especialistas instalarão um novo tanque de oxigênio que será conectado ao sistema de bombeamento Quest e trabalharão no cabeamento do adaptador de acoplagens do nó Tranquility. Entre a série de atividades, Bresnik e Satcher instalarão as cargas MISSE-7A e 7B na plataforma Express ELC-2.

As plataformas EXPRESS ELC 1 e ELC 2 serão instaladas no terceiro e sexto dia da missão. A montagem será feita exclusivamente com o emprego do braço robótico canadense Canadarm, operado do interior da Estação Espacial.



Vídeos: No topo, astronautas Foreman e Satcher realizam trabalho de instalação da antena de banda-s no lado externo da Estação Espacial Internacional. Na sequência, imagens retransmitidas pela Nasa-TV mostra o momento em que a escotilha era aberta, dando início à primeira atividade extraveicular da missão. Créditos: Youtube/Nasa-TV.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire