Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Meio Ambiente
Sexta-feira, 31 jul 2009 - 09h13

Área florestal equivalente a 60 vezes o Ibirapuera é devastada

Os números da degradação florestal em áreas do interior do Brasil são assustadores. Uma área equivalente a 60 vezes o Parque do Ibirapuera (SP) foi destruída em poucos meses às margens da rodovia BR-163, que faz a ligação entre Cuiabá, no Mato Grosso a Santarém, no Pará. Só em três municípios paraenses 95,1 km² de florestas foram derrubadas.


Clique para ampliar

O relatório foi divulgado nesta sexta-feira pelo Imazon (Instituto do Homem e meio Ambiente da Amazônia). Os números fazem parte do estudo mensal sobre desmatamento publicado pela ONG.

Segundo o Imazon, em junho a floresta amazônica perdeu 150 km². Apesar disso, o número representa uma queda de 75% em relação a junho de 2008. Comparado aos últimos 11meses a devastação também teve uma queda de 74%.

Nas observações dos satélites durante o mês de junho, Pará, Mato Grosso e Rondônia, aparecem no topo da lista de devastação. Os municípios de Novo Progresso, Altamira e Itaituba, no sul do Pará, foram os que mais degradaram áreas florestais.

“Há uma corrida muito forte de especulação de terras naquela região, e a maneira de legitimar posses é desmatando”, disse o pesquisador Adalberto Veríssimo, um dos responsáveis pelo levantamento do Instituto.


Arte: Mapa do desmatamento: Pontos vermelhos indicam o desmatamento no mês de junho. Os focos da degradação aparecem em azul. A BR-163 aparece no centro do mapa. Crédito: Imazon/Divulgação.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles