Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Biodiversidade
Terça-feira, 26 dez 2006 - 08h08

Imagem de satélite mostra Fitoplânctons na costa argentina

Nesta imagem, feita no dia 18 de dezembro pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua, vemos uma grande e densa mancha azul-esverdeada, formada pela florescencia de fitoplânctons ao leste da Patagônia, na Argentina.

Fitoplânctons são minúsculas plantas marinhas que florescem sob águas frias e ricas em nutrientes. A notável coloração é causada pela reflexão da clorofila produzida pelos organismos, que assim como as plantas terrestres, usam o processo de fotossíntese para criar carboidratos a partir de dióxido de carbono e água.

No caso desta imagem, a corrente das Malvinas, vinda do Sul, se desloca para o norte e encontra a Corrente do Brasil, que se movimenta ao longo da costa leste da América do Sul. A região onde as correntes se encontram é grande, mas varia de tamanho e localização. Dentro dessa zona, o choque entre as correntes frias e quentes agita ainda mais as águas do oceano, fazendo com que as águas frias e profundas, ricas em nutrientes venham, à superfície. Essa água age como um fertilizante, necessário ao crescimento das plantas. A elevação das temperaturas da água do mar, verificada nas últimas décadas, vem provocando uma diminuição considerável na quantidade desses microorganismos.

Repare no canto superior da imagem parte da costa Argentina, mais precisamente a região de Baía Blanca

Foto: Cortesia de Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team, NASA Goddard Space Flight Center.
Clique aqui
para ver a imagem ampliada







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco